Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Argentina Apertura 2009 - a análise

Publicada por António Fonseca quinta-feira, 31 de dezembro de 2009 0 golos

O torneio Apertura da Argentina terminou há dias, com uma vitória do Banfield contra todas as apostas iniciais, e que se se veio a classificar como afortunada pois foi conseguida na última jornada fruto de um desaire do adversário. Na verdade, este primeiro título do clube fundado por ingleses, escoceses e irlandeses, e que leva já uma longa história de 113 anos, esteve ameaçado momentaneamente pelo Newell's Old Boys que não foi capaz de impedir uma derrota na última jornada em casa perante o San Lorenzo. Foi uma competição mais uma vez caracterizada (desde há muitos anos) pelo facto da esmagadora maioria das equipas estarem localizadas próximo da capital de Buenas Aires (apenas o Atlético Tucuman e o Godoy Cruz jogam bem longe).



Vamos começar por destacar o pódio das melhores performances:
Em primeiro lugar, o Banfield. Não só pelo facto de ter conquistado o primeiro título da sua longa história, mas também por ter sido de longe uma surpresa pois era um clube a quem se pedia no máximo uma época regular, no meio da tabela. Nele, destacaram-se alguns jogadores como Santiago "Tanque" Silva, de 29 anos, que passou por Portugal na época 2004-2005 (Beira-Mar, 30 jogos, 8 golos), e que foi o melhor marcador da competição. Para além desta seta no ataque, os campeões beneficiaram de um guarda-redes Luchetti muito sólido e do defesa Victor López, ambos jogadores já na casa dos 30 anos. Aliás, os campeões assentaram na experiência o ingrediente fundamental para a conquista do seu primeiro título da história.

O segundo maior destaque vai para o Newell's Old Boys, outra equipa de "meio de tabela", ao nível do Banfield, e que quase conquistava o título. Para isso, brilharam dois jogadores: um, que eu já antes por aqui referi, o avançado uruguaio de 1,97m e 22 anos Joaquín Boghossian, a quem auguro um futuro muito positivo; e o médio-ala esquerdo Leonel Vangioni, de 22 anos.

Finalmente, e até por ordem da classificação final, o Colon (antifga equipa de Prediguer, antes de rumar ao FC Porto) merece um dos maiores destaques desta edição do Apertura, com a conquista de um terceiro lugar muito positivo para uma equipa que já entra no grupo dos que à partida jogavam para não descer. Para além do segundo melhor marcador da competição Gaston Nieto (avançado, 26 anos) que curiosamente também jogou no Estrela da Amadora em 2006, teve proponderância Alexis Ferrero (defesa, 30 anos). Outro facto a destacar é o de que o treinador há mais tempo no banco de uma equipa é precisamente o do Colon, ainda assim há apenas 1 ano e nove meses, o que dá bem conta da rotatividade desta função, e o verdadeiro frenesim de chicotadas psicológicas como instrumento para gerir as equipas na Argentina.
Não é demais referir três equipas cujo orçamento, em teoria, apenas lhes conferia o direito a pensar em nada mais do que a manutenção, mas acabaram por ter uma prestação bastante sólida: Atletico Tucuman (13º), Arsenal Sarandi (12º) e o Rosario Central (10º). Esta última, uma equipa extremamente jovem.


Do outro lado, estiveram as desilusões da época:

A maior de todas, na minha opinião, o Boca Juniors. Sem grandes restrições orçamentais, afirmava-se como o maior candidato ao título, mas acabou por terminar num horrível 11º lugar. Apenas o "velhinho" Riquelme ainda foi dando alguma cor ao clube da "Bombonera".

Quase tão mal, estiveram os eternos rivais do River Plate. Terminaram em 14º lugar. Contudo, não tinham os argumentos do Boca. Para além da perda de Falcao para o FC Porto, não eram desta feita candidatos por excelência. Por ventura, Estudiantes e Velez teriam melhor plantel. Buonanotte, tantas vezes referenciado para Portugal e que, bem recentemente, sofreu um acidente de viação que o atirará para fora dos relvados por vários meses, foi efectivamente o melhor da equipa. Mas não nos enganemos, pois o futebol praticado pela River deixa muito a desejar. Muito pouco, perante emblemas bem menos laureados, e que exibiram estrelas bem mais cintilantes, é o mínimo que se pode dizer da performance dos rivais da capital, que a partir de agora deixam de ter acesso franco à Copa Libertadores onde antes eram convidados independentemente do mérito desportivo. Não se avizinham, portante, dias fáceis para estes colossos do futebol latino-americano.

A terceira maior desilusão foi o Tigre, clube que terminou em último lugar, destacadíssimo e com apenas 8 pontos.

Contava-se também com algo mais do Estudiantes (com um dos melhores plantéis, e terminou em 8º lugar), e Velez Sarsfield (à partida os meus favoritos, pela qualidade de jogadores, mas que não foram além de um 5º lugar com os mesmos pontos do 3º)

O torneio Apertura 2009 teve ainda alguns outros jogadores que penso ser interessante destacar:
No Lanus, e ainda fazendo referência a jogadores que valeram de muito pela sua experiência, foi pedra base o defesa esquerdo Maxi Velásquez (ex-Real Sociedad), de 30 anos.
Outra equipa que detem nas suas fileiras dois jogadores muito interessantes é o Argentino Juniors. Nomeadamente, o avançado Gabriel Hauche (23 anos) e o defesa Matias Caruzzo (25 anos).
Passando às referências de jogadores bem jovens, sempre muito interessantes para o futebol europeu, destaco ainda o Rosario Central, que com um quarteto de jogadores muito novos destacou-se pela esperança que confere ao futebol argentino: o defesa Guillermo Burdisso, de 21 anos, irmão de Nicolás Burdisso (AS Roma) e que conta com 1,90m de altura; o defesa ou médio Mario Paglialunga, de 21 anos; o médio defensivo Gervasio Nuñez (1,87m) de 21 anos; e o médio "10" Jonathan Gómez, de 20 anos.
Podemos juntar ainda que o Independiente, um dos clubes "históricos" da Argentina dez despontar, neste Apertura 2009, um central de 18 anos chamado Leonal Galeano, que se revelou uma promessa a ter em conta, dado ter assumido uma posição de pedra e cal no eixo da defesa de um clube muito exigente.


Feliz Ano Novo

Publicada por Futebol 2 golos

Em nome de todos os colaboradores do Futebol "O desporto rei", desejo a todos os nossos leitores umas boas saídas do ano 2009 e óptimas entradas em 2010. Que o próximo ano vos traga muitos sucessos pessoais e profissionais, são os nossos mais sinceros votos.

Uma palavra também para os "meus" colaboradores e todos aqueles com quem temos parcerias, mais uma vez vos deixo um muito obrigado pela vossa preciosa contribuição e que o ano 2010 vos traga tudo de bom.

| edit post

Caso raro de fair play

Publicada por Futebol 0 golos

Embora já tenha acontecido na passada semana, só hoje tive conhecimento de um lance raro de fair play que aconteceu no mundo do futebol. No jogo que colocou frente a frente, Auxerre e Olympique de Marselha, referente à 19ª jornada, Valter Birsa, medio do Auxerre, conseguiu convencer o árbitro Philippe Malige a não expulsar o avançado Koné, do Olympique.

A partida ainda estava empatada a zero, no primeiro tempo, quando Malige marcou falta de Koné sobre Birsa e fez gestos de que o jogador do Olympique teria dado uma cotovelada no rival, lance que o iria levar à expulsão. Porém, Birsa defendeu Koné e conseguiu convencer o árbitro a anular o cartão vermelho, explicando que tudo não tinha passado de um encontrão casual. De referir ainda que o jogo terminou com a vitória do Auxerre por 2-0.

Caso raro nos dias de hoje, este com que Valter Birsa nos brindou, que o ano de 2010 nos traga mais momentos destes...


Os responsáveis benfiquistas estão convencidos que será muito difícil segurar David Luiz na reabertura de mercado. Depois de alegadamente o Liverpool ter oferecido 25 milhões de euros pelo defesa brasileiro, os dirigentes encarnados terão agora sido confrontados com o interesse do Real Madrid.

O Benfica só deixará sair David Luiz pelo valor da sua cláusula de rescisão, avaliada em 50 milhões de Euros. Todavia, ao que o JN apurou, os “merengues” estarão dispostos a avançar com esse mesmo valor.

Por outras “bandas”, Luciano Spalletti, técnico do Zenit da Rússia, pensa em Luisão para reforçar o sector defensivo do plantel russo. Já Edcarlos, que ainda pertence aos quadros da Luz, deve ser cedido definitivamente aos mexicanos do Cruz Azul, depois de terminado o empréstimo ao Fluminense.

Imagem: A Bola

Depois do CM, de Inglaterra surgem notícias que dão conta do interesse do Sporting em Pavlyuchenko e Gareth Bale, ambos jogadores do Tottenham.

Quanto ao avançado russo, que dispensa apresentações, não faz parte dos planos do técnico Harry Redknapp (o jogador até se sente gozado), que conta na equipa com nomes como Robbie Keane, Jermain Defoe e Peter Crouch, que têm sido escolha em detrimento de Pavlyuchenko, razão pela qual o avançado quer sair para poder representar a sua selecção no Mundial 2010. São já vários os clubes interessados, com Zenit São Petersburgo, Lokomotiv Moscovo, Spartak Moscovo e o Sporting a aparecer como principais interessados. Contudo, o interesse dos leões pode esbarrar nas pretensões do clube inglês, que apenas parece disposto a vender o jogador e o clube leonino apenas pretende garantir o empréstimo, conhecidas que são as limitações da SAD verde e branca. Segundo avança o diário inglês, o Sporting pretende o empréstimo do jogador até ao Verão, para depois então tentar a compra, mas claro está, tentando negociar com o Tottenham, de modo a garantir a transferência definitiva por valores dentro das possibilidades leoninas.

Quanto a Gareth Bale, é lateral esquerdo promissor, com apenas 20 anos, que tem sido preterido em detrimento de Benoit Assou-Ekoto e os leões estão atentos à situação do defesa galês, contudo a presença de Ekoto na CAN ao serviço dos Camarões pode dificultar as pretensões do Sporting. No entanto o agente Pini Zahavi, com quem o clube leonino tem boas relações pode ser parte importante no negócio.

Pavlyuchenko e Gareth Bale são dois nomes que viriam acrescentar muita qualidade ao campeonato português, no entanto todos sabemos de antemão que muito dificilmente virão a envergar a camisola do Sporting, talvez Gareth Bale mas mesmo este...

Imagens:
www.telegraph.co.uk

O futuro de Mario Bolatti pode ser a Fiorentina, de Itália. A equipa italiana está no mercado à procura de um trinco e depois de ter mostrado interesse em Fernando, do FC Porto, o alvo parece ser o argentino que actualmente milita no Huracán.

Segundo a imprensa italiana, Mario Bolatti pode estar a caminho da Fiorentina por valores a rondar os sete milhões de euros, o que resultaria num encaixe de cerca de 4,2 milhões de euros para o FC Porto, uma vez que o Huracán tem também uma percentagem do passe do jogador.

Imagem: A Bola

Ambição desmedida

Publicada por Futebol 0 golos

Em entrevista ao jornal Marca, Cristiano Ronaldo afirmou querer ultrapassar Pelé e Maradona na lista dos melhores jogadores de sempre. Numa grande entrevista de final de ano, o diário espanhol escolheu o internacional português, que voltou a demonstrar a sua ambição desmedida.

Recuperado que está da lesão no tornozelo e depois de ter perdido o estatuto de melhor jogador do Mundo para Lionel Messi, Cristiano Ronaldo não se dá por vencido e garantiu que vai voltar a ganhar a Bola de Ouro (este ano ou no próximo) e que tem a ambição de ser o melhor jogador da história do futebol.

Transferências e rumores

Publicada por Gonçalo Oliv quarta-feira, 30 de dezembro de 2009 0 golos

U. Leiria
O avançado estónio, Zahovaiko, assinou esta quarta-feira um contrato válido por duas épocas e meia, reforçando assim o plantel da U. Leiria. O jogador tinha estado à experiência no emblema da cidade Lis, e acabou por agradar a Lito Vidigal, assinando assim um contrato oficial com o clube.

O avançado já integrou o plantel principal, disputando até o jogo-treino frente à congénere do Burkina-Faso, que terminou com a vitória do clube português por 1-0, golo do central brasileiro Hammes.

Sporting
Depois da aquisição de Sinama-Pongolle, o avançado equatoriano Felipe Caicedo, pode estar prestes a sair de Alvalade, tendo como clubes interessados nos seus serviços, o Hull City e o Málaga.

Entretanto, em declarações à TSF, o avançado português Edinho admitiu ter sido sondado pelo Sporting. O jogador está descontente no Málaga, mas o emblema verde-e-branco nunca formalizou uma oferta. De acordo com o jornal Record, o Sp. Braga rejeitou uma proposta do clube leonino pelo central Alberto Rodriguez. O Sporting pretendia utilizar Saleiro, Abel ou Postiga como moeda de troca no empréstimo do defesa bracarense, mas o emblema arsenalista só aceita negociar caso a proposta seja idêntica a 4 milhões de euros. O FC Porto, segundo a mesma publicação, também está interessado em contar com os serviços do jogador peruano.

Benfica
Cristian Ansaldi, defesa-esquerdo de apenas 23 anos, actualmente no Rubin Kazan da Rússia, está referenciado pelo Benfica para reforçar o lado esquerdo do plantel. O jogador termina o seu vínculo com o emblema russo apenas em Dezembro de 2012, mas os “encarnados”, para além do Manchester City e do Real Madrid, já abordaram o internacional argentino.

Os bi-campeões russos aceitam negociar, mas estabeleceram uma meta de 8 milhões, já que a presença de Ansaldi no Mundial 2010 é quase certa, sendo um dos factores a ter em conta. Caso o negócio se venha a concretizar, Jorge Jesus não poderá contar com o defesa argentino na Liga Europa, visto que o Rubin Kazan também se encontra na mesma competição europeia que o clube da Luz, após ter sido eliminado da Liga dos Campeões. O futebolista argentino é bastante polivalente, podendo fazer todo o corredor esquerdo, e ainda jogar como defesa-direito.

Outras das notícias desta quarta-feira, é a possível saída de Nuno Gomes da Luz, já que este tem várias propostas em cima da mesa. Apesar de ter renovado contrato por mais dois anos, é possível que o avançado português abandone os “encarnados” durante a reabertura de mercado. Tapado por Cardozo e Saviola, o camisola 21 das “águias” ainda ambiciona representar Portugal no Mundial 2010. Outras das opções para o veterano avançado poderá ser o empréstimo por seis meses, regressando ao SL Benfica no início da época 2010/2011.

Entretanto, Freddy Adu já não é jogador do Belenenses, depois de ter finalizado o seu empréstimo ao clube do Restelo. O jovem norte-americano que ingressou na Luz em 2007, poderá agora ser emprestado a um clube holandês, ou então, cedido a um emblema da Liga Vitalis.

Manchester United "cilindra" Wigan

Publicada por Gonçalo Oliv 0 golos



O Manchester United goleou esta noite em casa o Wigan por 5-0, em jogo da 20ª jornada da Premier League. Ao intervalo os “Red Devils” já venciam por 3-0, com golos de Rooney (29m), Carrick (32m) e Rafael (45m).

Na segunda parte o Manchester marcou ainda mais dois golos. O avançado Berbatov fez o 4-0 aos 51 minutos e Valência fechou a contagem, ao minuto 76.

Com esta vitória, a turma de Alex Fergunson continua no encalço ao Chelsea, ficando a apenas dois pontos da liderança.

Resultados da 20ª jornada:

Para ver ou rever os resultados dos encontros de segunda-feira, clique aqui.

Terça-feira
Aston Villa – Liverpool, 0-1

Bolton – Hull City, 2-2

Quarta-feira
Portsmouth – Arsenal, 1-4

CR9 foi hoje eleito o 2º melhor jogador da década pelo Manchester United. Na votação, feita pelo próprio clube, o internacional português ficou à frente de nomes como Paul Scholes ou Roy Keane, este último já retirado da alta competição.

Porém, o vencedor só será conhecido no dia 31 de Dezembro, e o favoritismo recai sobre Ryan Giggs. O médio que actua no United desde 1990, já vestiu a camisola do emblema britânico por 822 vezes. Da lista apresentada constam apenas dois jogadores que já não se encontram ao serviço do clube de Old Trafford: Ruud Van Nistelrooy e Cristiano Ronaldo, que curiosamente são colegas no Real Madrid.

Eis os premiados, ainda com o vencedor por conhecer:

2.º Cristiano Ronaldo
3.º Wayne Rooney
4.º Paul Scholes
5.º Roy Keane
6.º Ruud van Nistelrooy
7.º Rio Ferdinand
8.º Gary Neville
9.º Van der Sar
10.º Patrice Evra

Imagem: uefa.com

Transferências e rumores

Publicada por Gonçalo Oliv terça-feira, 29 de dezembro de 2009 1 golos

Benfica
Segundo a TSF, Diego Ângelo, defesa-central da Naval 1ª de Maio, pode chegar à Luz a custo zero. A dúvida resiste se o jogador vem já em Janeiro, ou se este espera pelo final da temporada para que o seu vínculo se esgote.

Já Éder Luís, extremo do Atlético Mineiro, parece estar a caminho do Benfica, depois do próprio emblema brasileiro ter confirmado a sua transferência. Notícias oriundas do Brasil dão a entender que os “encarnados” pagaram cerca de 2 milhões de euros, o equivalente a 50% do passe do brasileiro. De acordo com as mesmas fontes, citadas também pelo Jornal Record, o futebolista de 24 anos viaja para Lisboa ainda esta terça-feira, e amanhã deverá realizar testes médicos.

Leixões
O defesa-esquerdo Antunes, dos italianos do AS Roma, vai ser emprestado ao Leixões até ao final da presente época. O jogador de 22 anos irá começar a treinar no clube matosinhense já esta quarta-feira. Com esta transferência, Antunes reencontrará José Mota, seu antigo treinador no Paços de Ferreira.

Sp. Braga
Depois da saída de João Pereira para o Sporting, o Sp. Braga procurava um lateral-direito a altura para preencher a vaga deixada pelo jogador português. A escolha recaiu em Miguel Garcia (ex-Olhanense). A aquisição do “herói de Alkmaar”, assim conhecido pelos adeptos sportinguistas, quando este ajudou o clube de Alvalade a garantir presença na final da ex-Taça Uefa em 2005, embarca agora para uma nova aventura, desta vez para vestir as cores do emblema minhoto. O acordo foi selado na tarde desta terça-feira, entre os presidentes de ambos os clubes.

FC Porto
Segundo a manchete desta terça-feira do diário espanhol “Marca”, o defesa-central do Manchester United, Nemanja Vidic poderá ser o novo defesa-central “galáctico”, visto que o luso-brasileiro Pepe, devido a uma grave lesão, só deverá voltar aos relvados no princípio de Abril. Alex Fergunson, técnico do “Red Devils”, sabe que o sérvio pretende abandonar o emblema inglês no final da temporada, e isso poderá ser um dos factores para que o Real Madrid consiga mais facilmente a sua aquisição.

Entretanto, o “manager” do clube de Manchester procura um reforço a altura, e o escolhido parece ser o capitão do FC Porto, Bruno Alves. Relembre-se que a cláusula de rescisão do defesa português está avaliada em 30 milhões de euros.

Sporting
O Sporting parece querer ganhar novo fôlego na segunda volta do campeonato, e segundo o jornal Record, Manuel Fernandes, médio do Valência, pode ingressar no clube de Alvalade.

O médio do Valência não se encontra com muito espaço de manobra no clube espanhol e pretende relançar a sua carreira, já que deseja estar no Mundial 2010 sob as ordens de Carlos Queiroz. Segundo o referido jornal, Manuel Fernandes já aceitou os termos apresentados pelos “leões”, e o projecto desenvolvido pelo clube agrada bastante ao ex-jogador benfiquista. O emblema verde-e-branco ainda não apresentou uma proposta formal com vista á aquisição do jovem médio, mas as negociações já terão começado entre os Presidentes de ambos os clubes (Sporting e Valência), juntamente com o empresário FIFA, Jorge Mendes. O mesmo encontro não serviu só para discutir a possível contratação do jovem médio português, pois Del Horno também poderá reforçar o plantel leonino, em princípio, a título de empréstimo até ao final da temporada. Em relação ao defesa espanhol parece estar tudo bem encaminho, já que o jogador se disponibilizou para aceitar as exigências do emblema verde-e-branco, faltando um acordo entres ambas as partes.

Outro nome equacionado para colmatar as lacunas defensivas de Alvalade, é o central bracarense, de 25 anos, Alberto Rodriguez. A SAD minhota já recusou uma primeira abordagem do Sporting pelo jogador, que tinha como objectivo levar o defesa para Alvalade emprestado até ao final da época. A cláusula de rescisão do futebolista peruano é de 6 milhões, mas a sua vontade de abandonar o clube arsenalista é ainda uma incógnita e poderá vir a ser decisiva para o negócio.

Stojkovic ruma ao Wigan

Publicada por Futebol 0 golos

O futuro próximo de Stojkovic irá ser o Wigan, de Inglaterra. O guardião sérvio, que não era opção para titular da baliza leonina, foi emprestado ao clube inglês até final da época, tendo assim a oportunidade de valorizar-se naquele que será por ventura o campeonato onde todos gostariam de actuar. O Wigan é, actualmente, o 15º classificado da Premier League, com 19 pontos.
Imagem: A Bola

Mouscron afastado da Liga belga

Publicada por Gonçalo Oliv 0 golos

O Mouscron, que tem vindo a falhar os últimos jogos do principal campeonato belga, foi afastado da competição, segundo noticia a imprensa daquele país. O clube tem dívida reconhecida de 800 mil euros, para além de vários meses de salários em atraso aos cerca de 100 funcionários, tendo agora sido vetada a sua participação no campeonato, no qual faltou aos últimos três jogos.

A competição continuará com 15 equipas, sendo que a classificação será alterada, isto segundo relata a imprensa local, uma vez que todos os resultados até agora alcançados pelo Mouscron serão invalidados. Os jogadores serão considerados livres, podendo assinar por qualquer clube sem custos a partir de 31 de Dezembro.

Fundado em 1922, o clube espera, no entanto, evitar o desaparecimento, havendo esperanças em voltar a competir no início da próxima época, ainda que ao nível amador.

Texto: A Bola

Chelsea vence com Mourinho a ver

Publicada por Gonçalo Oliv segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 0 golos



O Chelsea recebeu e venceu – diga-se de passagem com muito esforço – o Fulham por 2-1, num encontro referente à 20ª jornada da Premier League.

Com Ricardo Carvalho a titular, os visitantes foram os primeiros a adiantarem-se no marcador, com um golo de Gera aos 4 minutos.

A formação da casa deu a “cambalhota” no resultado, já na etapa complementar e em apenas dois minutos. Aos 73’, Drogba finalizou de cabeça um cruzamento “teleguiado” de Ivanovic, e aos 74’, um auto-golo de Smalling carimbou o triunfo da turma de Carlo Ancelotti.

Na bancada, o treinador do Inter de Milão, José Mourinho, viu a sua ex-equipa vencer e aproveitou para tirar notas, pois os italianos defrontarão os londrinos nos Oitavos-de-Final da Liga dos Campeões.

Com este resultado, os “Blues” parecem ter conseguido “acertar o passo”, após terem estado cinco jogos sem vencer.

Resultados da 20ª jornada
Segunda-feira:

Blackburn Rovers-Sunderland, 2-2

Everton-Burnley, 2-0

Stoke City-Birmingham, 0-1

Tottenham-West Ham, 2-0

Wolverhampton-Manchester City, 0-3

Terça-feira:
Aston Villa-Liverpool
Bolton-Hull City

Quarta-feira:
Portsmouth-Arsenal
Manchester United-Wigan

Algures na Argentina, em Rosario (Santa Fe), existe um clube que devemos olhar com bastante atenção. Não pelo palmarés em si (apenas 5 títulos), mas pela capacidade de embrionar estrelas: o Newell's Old Boys. Afinal de contas, nesta equipa, já vestiram a camisola alguns craques que inspiram muita confiança tais como Gabriel Batistuta, Abel Balbo, Jorge Valdano, Roberto Sensini, Gustavo Dezotti, Walter Samuel, Mauricio Pochettino, Diego Maradona, Gabriel Heinze, Maxi Rodriguez, Lionel Messi, Ariel Ortega, Aldo Duscher, Mauro Rosales, entre outros.
Se quem gosta de futebol não tem dificuldade em reconhecer qualquer um destes nomes, também é certo que essas mesmas pessoas devem neste momento já ter parado e produzido uma expressão do tipo "eh lá!".
Mas isto não fica por aqui, amigos. Para além destes craques (alguns até passaram por Portugal), há dois que ainda por cá actuam: Fernando Belluschi do FC Porto, e a actual vedeta do campeonato deste ano Óscar Cardozo, ao serviço do Benfica.

Por tudo isto, eu diria que comprar estrelas ao Newell's, se não é garantia total de qualidade, é pelo menos o risco de ter um jogador que entrará para a história do desporto rei.

A propósito desta constelação, é então momento para realçar a mais jovem estrela que brilha por Rosario, com a camisola vermelha e negra, se bem que contratualmente ainda ligado ao modesto Cerro do Uruguai. Chama-se Joaquín Boghossian, é uruguaio, tem apenas 22 anos e 1,97m. Possui uma condição física impressionante, e os adeptos do actual clube já o consideram um substituto perfeitamente à altura de Óscar Cardozo.
No início da sua carreira, para além de ter marcado 23 golos em 55 jogos ao serviço do seu clube (CA Cerro, do Uruguai), foi fundamental para apurar esta equipa para a Copa Libertadores.
Agora, num dos melhores campeonatos da América, e fonte do futebol europeu, brilha com a máxima força. Marcou 11 golos em 18 jogos, e foi um dos maiores responsáveis por levar o seu clube até bem próximo da conquista do Apertura 2009.

Numa fase em que falam em tantos milhões de euros por avançados para reforçar o futebol português, não seria interessante contar com o factor "Newell's" e apostar neste jovem?
Foi só uma ideia. Eu, aposto nele.
O valor de mercado? 1.5 mihões de euros. Andam por aí bem mais caros.....



CR9 fora do “onze” do L’Equipe

Publicada por Gonçalo Oliv 0 golos

CR9 não integrou o “onze” ideal do ano para o jornal francês L’Equipe, apesar de ter conquistado a “prata” na votação da “Bola de Ouro”. O modelo de jogo escolhido foi o 4x3x3 e, surpreendentemente, o lugar do internacional português (extremo-esquerdo) foi ocupado pelo espanhol Andrés Iniesta, tendo Drogba e Messi como “companheiros” de ataque.

Em relação a clubes, o Barcelona é a formação que mais jogadores (5 elementos) empresta ao "onze" do jornal gaulês.

Equipa do Ano para o L’Equipe: Casillas (Real Madrid); Dani Alves (Barcelona), Terry (Chelsea), Vidic (Manchester United) e Evra (Manchester United); Essien (Chelsea), Toure (Barcelona) e Xavi (Barcelona); Messi (Barcelona), Drogba (Chelsea) e Iniesta (Barcelona).

Comunicado do Sporting à CMVM:

«Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD (Sporting SAD) informa ter celebrado um Acordo de Transferência Definitiva do jogador Florent Sinama-Pongolle com o Club Atlético de Madrid SAD, nas seguintes condições:
(i) Valor fixo de € 6.500.000,00 euros a pagar ao longo de 3 anos
(ii) Valor variável: até € 1.000.000,00 dependente da performance desportiva do jogador
(iii) No caso de o Jogador deixar de representar a Sporting, SAD até Junho de 2012, o Club Atlético de Madrid terá direito a receber a diferença entre os montantes
variáveis já recebidos e o montante variável máximo referido em (ii)
O Jogador Florent Sinama-Pongolle celebrou com a Sporting, SAD um contrato válido até 30 de Junho de 2013, tendo sido fixada uma cláusula de rescisão no montante de 18M€.»

Éder Luís a caminho da Luz

Publicada por Gonçalo Oliv 0 golos

Segundo apurou o jornal Record, juntamente com a imprensa brasileira, Éder Luís, extremo brasileiro de 24 anos do Atlético Mineiro, é o terceiro reforço de Inverno das “águias”, depois das contratações de Alan Kardec e Airton. Neste momento, faltam ainda "limar alguns detalhes", já que o clube brasileiro detém apenas 50% do passe do atleta, avaliada em 9 milhões de euros. O presidente do emblema mineiro viajou para Portugal, na companhia do futebolista, um pouco antes do Natal, para tratar do negócio.

Fellipe Bastos que recentemente foi dispensado dos quadros do Belenenses, poderá também entrar nas negociações, mas apenas a título de empréstimo, pois os “encarnados” procuram colocação para o jovem médio.

Éder Luís é um extremo bastante veloz e tecnicista, podendo actuar, preferencialmente, como segundo avançado, posição ocupada por Saviola na equipa titular de Jorge Jesus. No último Brasileirão, o jogador apontou 12 golos.



Entretanto, o defesa-central do Benfica, David Luiz, juntamente com outro brasileiro, o defesa-esquerdo do Fernebahçe, André Santos, foram manchete no jornal espanhol “Marca”, dado o interesse do Real Madrid. Segundo o dito jornal, a contratação de um destes jogadores canarinhos é uma prioridade para Jorge Valdano, director-geral dos "merengues", para colmatar a longa ausência de Pepe.

Por fim, ainda de acordo com o diário espanhol, o Real Madrid terá enviado emissários para observar os dois defesas, o que no caso benfiquista, aconteceu durante o último clássico no Estádio da Luz.

Imagem: esporte.ig.com.br

Pressing é o mesmo que defender zonalmente?

Publicada por João Henrique T.L.C 0 golos

O pressing não diverge conceitualmente da defesa zonal (embora não sejam propriamente a mesma coisa), em que a grande preocupação é fechar coletivamente os espaços de jogo de maior valor (próximos da bola), pois o cerne fundamental compromete-se com a agressividade com que esses espaços são atacados.

Lopez refere que é através da defesa a zona, que é possivel dominar os espaços mais adequados [entenda-se os espaços de maior valor] em função da posição da bola, e a pressão defensiva, que trata de aproveitar o dominio e a redução dos espaços para pressionar o portador da bola e os atacantes que o apoiam, salientando, serem dois aspectos intimamente relacionados em qualquer organização defensiva.

Romero sintetiza como sendo uma marcação coletiva a zona onde se encontra o portador da bola, e é esta a referência para toda a equipe, com aumento gradual de intensidade defensiva nessa zona para reduzir o tempo e o espaço adversário.

Cruyff refere que se pudesse estabelecer uma lista de mandamentos sobre futebol, um dos primeiros deveria dizer algo como: a pressão deve execer-se sobre a bola, não sobre o jogador.

Cabezon explica que a aplição da defesa a zona é impreterível para configurar um contexto de jogo facilitador de pressing.

O pressing é muito mais fácil de realizar com uma defesa a zona, porque a diferença esta na agressividade com que se atacam os espaços mais valiosos e o portador da bola, percebido que é através da impossibilidade de penetração nesses espaços mais valiosos por parte do adversário, que se coloca este em constrangimento espaço-temporal progressivamente crescente. É portanto evidente que a intenção fulcral deste tipo de ação é de condicionar fortemente o adversário, retirando a iniciativa de jogo, através da colocação do jogador em posse de bola, sob forte constrangimento espaço-temporal.

A defesa a zona, apresenta uma maior adaptabilidade aos problemas que o próprio jogo coloca sobre a defesa. Isto porque, coloca como referencial coletivo a bola (e mais concretamente as ações desenvolvidas a posteriori pelo jogador com bola), permitindo assim uma maior uma elasticidade de ações em função de um pensamento coletivo, e so assim é possivel agir com maior eficiência a tentativa de encurtar (em profundidade - longitudinalmente) e estreitar (em largura - transversalmente) o espaco de jogo (efetivo).

Referências Bibliográficas:

Uma "(des)baromatriz(acção)" concepto-comportamental da(s) zona(s) pressing. - Monografia de Abílio da Torre Ramos.

Buonanotte com paragem de sete meses pela frente

Publicada por Futebol domingo, 27 de dezembro de 2009 0 golos

Depois do grave acidente de viação na madrugada de sábado, o argentino Diego Buonanotte enfrenta uma paragem de sete meses a fim de recuperar. O acidente vitimou mortalmente três pessoas que viajavam com o jogador no mesmo carro.

Com uma fractura de clavícula e úmero direitos, e contusão no pulmão direito, o jogador tem pela frente longo tempo de recuperação.

Horacio Cavallieri, médico do River, diz que o jogador recupera «dentro do previsto» e está em estado estacionário e consciente. «Calculámos o tempo de recuperação em sete meses. As fracturas podem esperar, o mais importante é recuperar o pulmão. É jovem, desportista, não fuma, não bebe, tudo isso ajudará à sua recuperação», disse, acrescentando que nenhuma das lesões porá em risco a sua carreira.

In: A Bola



Depois do empate de ontem do Chelsea frente ao Birmingham, só a vitória interessava ao Manchester United para se poder assim aproximar do 1º lugar e os red devils não desperdiçaram a oportunidade, vencendo em casa do Hull City por 3-1.
Num jogo complicado e onde Wayne Rooney esteve em destaque, foi do avançado inglês o primeiro golo do jogo, decorriam então o período de descontos da primeira parte.

Já na segunda parte e com cerca de quinze minutos jogados, o Hull City empatou a partida, na transformação de uma grande penalidade, castigando uma falta de Rafael sobre Altindore. Chamado a converter o castigo máximo, Fagan reestabeleceu o empate. Decorridos pouco mais de dez minutos, o Manchester iria passar novamente para a frente do marcador, Rooney cruzou e Dawson marcou na própria baliza. O golo da confirmação da vitória dos red devils foi marcado perto do final, Rooney assistiu Berbatov, que concluiu com êxito e fechou o resultado.

Com esta vitória o Manchester recuperou o segundo lugar e ficou a dois pontos do líder Chelsea. Quanto ao internacional português Nani, não foi convocado por Alex Ferguson.

Resultados e marcadores da 19ª jornada:

Domingo

Arsenal-Aston Villa, 3-0
(Fabregas, 57m e 81m) (Diabi, 90m)

Para ver ou rever os resultados dos jogos de ontem clique aqui.

Classificação:

Pos.EquipaPJVEDGMGS
1Chelsea421913334315
2Man. United401913154018
3Arsenal381812244720
4Aston Villa351910542917
5Tottenham341910454022
6Man. City32188823527
7Liverpool30199373625Subiu 1 posições
8Birmingham29198561918Desceu 1 posições
9Fulham27187652317
10Sunderland22196492629
11Stoke City21185671522
12Blackburn20195591833Subiu 1 posições
13Burnley20195592238Subiu 1 posições
14Everton19184772432Subiu 1 posições
15Wolves191954101733Desceu 3 posições
16Wigan Athletic19185492139
17West Ham18194692835Subiu 2 posições
18Bolton17174582434
19Hull City171945101840Desceu 2 posições
20Portsmouth141942131728

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".