O jogo entre Brasil e Coréia do Norte fecha a primeira rodada do Grupo G. Da primeira selecção deve-se esperar o óbvio no que diz respeito ao esquema táctico. Será um 4-2-3-1 "torto", como define o auxiliar de Dunga, Jorginho, ou o 4-3-2-1, como preferem outros analistas. Sobre a Coréia do Norte pouco se sabe, mas ela atuou nos amistosos pré-Copa num 4-4-2 com duas linhas de quatro.
A variação do esquema norte-coreano pode ser um 4-4-1-1, com um meia-atacante voltando para auxiliar a marcação à frente da linha de quatro no meio ou se integrando a ela e formando uma linha de cinco. Os jogadores são muito rápidos e aplicados na marcação. O melhor jogador do time é o camisa 9 Jong Tae-Se, que atua no Japão.
Brasil
O 4-2-3-1 do Brasil é "torto" porque tem, na linha de três do meio-campo, um volante/meia pela direita (Elano) e um meia-atacante pela esquerda (Robinho). Kaká é o meia-atacante pelo centro. Os dois volantes destructivos (Felipe Melo e Gilberto Silva) raramente aparecem no campo ofensivo. Contra a Coréia do Norte, o técnico Dunga deve liberar Felipe Melo para atuar mais à frente. Mas não muito, já que o lateral-esquerdo Michel Bastos é muito ofensivo e será coberto por Felipe Melo. Do outro lado, quem cobre os avanços do lateral-direito Maicon é Elano.
A defesa vem com Maicon na lateral direita, Lúcio como defensor pela direita, Juan como defensor pela esquerda e Michel Bastos na lateral esquerda. Maicon tem liberdade para atacar e prioriza as jogadas de linha de fundo. Michel Bastos também vai muito ao ataque, prefere os cruzamentos da intermediária e chuta muito bem de fora da área. No Lyon, Michel Bastos atua como meia-atacante pela direita. É o batedor de faltas frontais do time.
O meio-campo conta com dois volantes exclusivamente marcadores: Gilberto Silva pela direita e pelo centro e Felipe Melo pela esquerda, com alguma liberdade para chegar à frente. Felipe Melo é o responsável pela saída de bola. Elano é meia/volante pela direita e centraliza muito as jogadas. Ele bate as faltas laterais. Kaká é o meia-atacante pelo centro e Robinho o meia-atacante pela esquerda, chegando à linha de fundo e também entrando em diagonal pelo centro. Como Kaká não está no melhor de sua forma física, Robinho também faz a articulação, circulando muito no meio-campo.
Luís Fabiano é o centroavante.
Kaká e Robinho fazem a primeira marcação no meio-campo e aparecem como atacantes quando tomam a bola. Como têm muita velocidade, são os responsáveis por armar os contra-ataques, principal arma da seleção de Dunga. Quando Ramires está em campo, ele também ajuda a puxar os contra-ataques.
Por Marcelo Costa, do Blog Esquemas Táticos.
Prévia: Brasil x Coréia do Norte. Análise tática
Publicada por
Esquemas Táticos
terça-feira, 15 de junho de 2010
1 Responses to Prévia: Brasil x Coréia do Norte. Análise tática
Enviar um comentário
No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).
Vamos lutar até o fim se Deus quiser nós ganharemos a copa de 2014.