Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Barcelona 08/09

Publicada por Tiago Nogueira terça-feira, 4 de agosto de 2009

Uma vez que a nova época está quase a começar achei por bem falar um pouco da melhor equipa da época 2008/2009, assim sendo só poderia mesmo abordar o Barcelona!

É certo que na época passada tivemos um Barcelona dominador e conquistador, capaz de fazer o tão famoso “triplete”, com um treinador capaz de inserir princípios bastante importantes no futebol actual que anda demasiado comercial, mas será que Pep Guardiola não deu um salto enorme no que toca à sua carreira de jogador-treinador? Ele apenas tinha treinado durante um ano antes de ingressar na equipa principal do Barça para executar a tão importante função de treinador, pelos vistos não foi precipitada a escolha e o espanhol estava muito bem preparado, na minha opinião ele faz parte de um pequeníssimo grupo de treinadores que após estes saltos enormes conseguem levar as suas equipas ao sucesso! Não será um exagero dar tantas hipóteses a ex-futebolistas e esquecer outro tipo de treinadores que apesar de nunca terem praticado o desporto rei ao mais alto nível têm muito potencial? Mas não irei aprofundar mais isto, dado que não estou aqui para falar desse tema, estou sim para abordar o mérito do Barcelona e do seu treinador na época passada!

Passando ao fundamental, posso afirmar que o ataque posicional do Barça é uma coisa fabulosa, sempre com uma abundante posse de bola numa zona de pressão, com transições lentas e seguras, criando sempre desequilíbrios nas defesas adversárias, com trocas posicionais constantes, triangulações eficientes e com uma circulação de bola rapidíssima e muito trabalhada… Xavi é, sem dúvida, o elo de ligação entre a linha mais recuada e a linha mais avançada do terreno, é um “box-to-box” moderno, capaz de fazer bastantes quilómetros durante os 90 minutos e tanto ajudava Yaya a fechar e a equilibrar como Iniesta a desequilibrar e a criar espaços, possui uma inteligência fora do normal a jogar futebol e sabe utilizá-la da melhor forma, parece que já sabe o que vai acontecer e o que tem de fazer em cada jogada, acrescentando a isso então posso referir o seu enorme sentido posicional e a sua brilhante leitura de jogo… A faixa direita desta equipa fascina qualquer um, na minha opinião é a melhor do mundo a vários níveis, junta-se um dos melhores laterais da actualidade, Daniel Alves, ao homem mais desequilibrador no mundo do futebol actual, Lionel Messi! O 1º é muito seguro a defender e interpreta as jogadas de uma forma espantosa, consegue explodir completamente com a bola nos pés e dá bastante profundidade ao seu flanco, assim sendo e demonstrando um enorme entendimento e cumplicidade com Messi, é claro que se torna mais fácil criar desequilíbrios em condução ou em passe… Falando do espantoso argentino, consigo explicar facilmente o seu sucesso: bastante velocidade com bola + dribles fantásticos + domínio e controlo de bola perfeitos + enorme alegria a jogar futebol = PURA MAGIA! Leo Messi tem uma capacidade de explosão fora do normal, ele gosta de aparecer muitas vezes entre-linhas e mal recebe a bola consegue logo partir em velocidade, criando muitos desequilíbrios com os seus fantásticos dribles ou então com a sua perfeita visão de jogo, actualmente, é o melhor do Mundo a desequilibrar individualmente!
Pep Guardiola montou um sistema táctico onde os princípios de jogo que ele pretende estão muito bem definidos e postos em prática… Os ataques da sua equipa são ricos em excelência, bastante organizados e apoiados, criando com isso naturais desequilíbrios em posse, ele mentalizou os seus jogadores a finalizarem apenas quando as hipóteses de êxito são assinaláveis, mesmo que para isso seja necessário circular a bola na grande área do adversário, conseguiram aguentar uma época inteira, sempre ao mais alto nível, com um tipo de jogo onde é necessário estar muito bem preparado a todos os níveis, dado que quando o pressing alto e a posse de bola estão associados tudo se torna mais duro e exigente para os jogadores que executam esses mesmos princípios de jogo, mas também se dificulta muito mais a vida aos adversários quando essa associação está suficientemente mecanizada e organizada para garantir o tão esperado sucesso!

Os jogadores do Barcelona apenas com a suficiente mobilidade, mas com muita inteligência e criatividade na criação de espaços conseguem criar constantemente linhas de passe, sendo que com eles é a bola que percorre muitos e muitos quilómetros, não são eles a fazer tal, o que se torna muito importante para aguentarem uma época inteira a um ritmo louco e com índices de exigência brutais como foi a época transacta! Posso também dar um exemplo do comportamento de um Barça a passar por dificuldades mas que consegue dar a volta por cima de uma forma excelente, por exemplo quando a defesa é sujeita a uma pressão bastante alta, ninguém perde o discernimento e com, na maior parte das vezes, Yaya Touré a servir de apoio saem a jogar com bastante segurança, sendo muito raro vermos alguém a utilizar o passe longo quando está mais apertado, isto deve-se à qualidade dos movimentos da equipa, é simples conseguir jogar assim quando existe entrosamento, determinação e acima de tudo muito e bom treino! Esta forma de jogar veio destruir completamente princípios de jogo ancestrais, onde se pensava que para se ganhar não se podia jogar sempre bem nem sempre da mesma forma, criando assim uma nova forma de pensar o futebol, contribuindo de forma extremamente positiva para o fabuloso espectáculo que é este desporto e garantindo muitas vitórias e títulos, ou seja, o sucesso! Dado que não me posso alargar muito mais, para terminar vou falar de Andrés Iniesta, este jogador está muito à frente, tem uma leitura de jogo fantástica e demonstra uma facilidade incrível tanto para aparecer na área adversária para finalizar ou tabelar como para iniciar o enorme pressing logo no meio-campo adversário. É, sem dúvida alguma, um prodígio, é muito mais do que um simples médio criativo, desequilibra com a equipa e organiza para a equipa, nunca perdendo o controlo defensivo, visto que tem sempre a táctica presente dentro de si e sabe interpretá-la e executá-la da melhor forma, sendo para mim um dos jogadores onde mais se nota o espantoso trabalho feito por Guardiola, que sobre ele disse o seguinte: "Não usa brincos, não tem tatuagens, tem o cabelo curto, não embirra por jogar apenas vinte minutos e, no entanto, é o melhor de todos"!

"VIVA O BOM FUTEBOL, VIVA O BARCELONA"

6 golos

  1. Nunotexas Says:
  2. acho que a troca Eto'o Ibra veio enfraquecer este novo barça pois marcar tantos golos como Eto'o marcou é muito dificil.

     
  3. Boas Nuno,

    Eu não concordo, uma vez que apesar do Eto'o ser um avançado excelente, muito móvel e com faro de golo, na minha opinião o Guardiola saberá muito bem fazer os seus "alinhamentos tácticos" encaixando assim Ibra da melhor maneira possível e retirando dele o máximo rendimento conforme os princípios de jogo que pretende!

     
  4. Unknown Says:
  5. Sem dúvida nenhuma que esta foi a melhor equipa da ultima época.
    Uma equipa que possui não só jogadores capazes de desiquilibrarem sozinhos mas também fantásticos colectivamente..
    Quanto à troca Eto'o/Zlatan penso que o Barça saiu favorecido uma vez que Zlatan é um ponta-de-lança fantástico capaz do qualquer coisa como já nos habituou mas Eto'o é também um ponta-de-lança muito bom mas para mim o Zlatan é melhor..
    Quanto ao teu texto sempre fantástico..
    Fica bem
    Abraço

     
  6. Unknown Says:
  7. LUCAS OLIVERA PARA MIM INBRA E O MELHOR JOGADOR DO BARÇA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     
  8. Anónimo Says:
  9. Excelente artigo.
    Eu sou um espectador assíduo, e para mim este e o melhor blogue de futebol que alguma vez vi.
    Ainda não tive tempo para ver o resto dos artigos, mas ao ler este, estou entusiasmado por ler outros
    Cumprimentos e continuação deste magnifico projecto.

     
  10. Futebol Says:
  11. Muito obrigado pelas suas palavras, são sempre motivo de orgulho para nós, assim como também nos dão força para tentarmos levar o nosso "barco a bom porto".

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".