Liga espanhola perdeu 432.058 espectadores desde a época passada. Os números que comparam a primeira volta de 2007/08 e a primeira metade do actual campeonato dão conta de uma clara quebra nas assistências nos estádios.
Na última temporada o total de assistências por esta altura era de 5.749.387, contra 5.317.329 por esta altura. As perdas afectam até os principais clubes, incluindo o líder Barcelona. O Camp Nou perdeu em média 7438 espectadores por jogo.
Mas as principais diferenças, segundo as contas que apresenta o jornal «As», estarão nos clubes que desceram e nos que subiram. A ausência mais penalizante será a do Saragoça, um histórico do futebol espanhol. Enquanto Saragoça, Múrcia e Levante somavam por esta altura 637.576 espectadores, os promovidos Málaga, Sp. Gijon e Numancia só conseguiram 157 mil espectadores.
A crise ou o número crescente de jogos na televisão são alguns dos factores apontados como responsáveis pela quebra, mas em alguns estádios o preço dos bilhetes não ajuda nada. Conta o «As» que o Almeria cobra entre 45 e 120 euros para um jogo normal.
Depois, há a hora do jogo. No caso do Barcelona, que só encheu com o Real Madrid e apenas consegue em média 60 por cento de ocupação do Camp Nou, Pep Guardiola mostrou-se crítico, por exemplo, de jogos às 22h, como já tem acontecido. «Jogar tão tarde afasta público», defendeu o treinador.Fonte e imagem : Mais Futebol
0 golos