Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Ainda a pesquisa sobre o nº de adeptos

Publicada por Futebol sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Na semana passada, foram divulgados os resultados de uma polêmica pesquisa realizada pela empresa alemã Sport Markt, a respeito do número de torcedores de futebol em Portugal e suas respectivas preferências clubísticas. A conclusão do estudo aponta para uma realidade muito distante daquela que é divulgada há muitos anos no país e que acabou se cristalizando entre a imprensa e os entendidos do futebol. Primeiro “dogma” a ser contestado: a de que o Benfica tem mais do que 50% dos torcedores em Portugal; segunda contestação: a de que o Sporting possuía uma torcida maior do que a do Porto.

Segundo o estudo, o Benfica tem “apenas” 2,2 milhões de torcedores, muito aquém dos quase 5 milhões atribuídos até então. Esse número é o que sempre se atribuiu aos adeptos do clube da Luz em Portugal, a partir da constatação de que o Benfica tinha mais da metade da torcida no país (a população portuguesa gira atualmente em torno de 11 milhões de pessoas). Em março de 2006, estudo conduzido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) contabilizava 4,75 milhões de torcedores do Benfica em Portugal e mais de 5,5 milhões no continente europeu.

Mesmo com esse “rebaixamento”, os Águias permanecem bem à frente do Porto (com 1,3 milhões torcedores) e do Sporting (1,1 milhões) no estudo da empresa alemã. Na prática, manteve-se a mesma proporção, ou seja, a de que o Benfica tem o mesmo número de torcedores do que Dragões e Leões somados. A surpresa da pesquisa aponta para o fato de que, em Portugal, haveria apenas 4,7 milhões de pessoas interessadas em futebol. Ora, se somarmos as torcidas dos três grandes, percebemos que sobram apenas e tão somente 100 mil torcedores para os demais clubes profissionais portugueses. É muito pouco, se levarmos em conta que Vitória de Guimarães, Braga, Leixões e Belenenses são clubes com uma significativa massa associativa.

Erros e acertos da metodologia de pesquisa

A pesquisa alemã traz ainda outras possíveis incongruências: o Manchester United seria o clube estrangeiro mais popular em Portugal, com cerca de 1 milhão de torcedores. Fica difícil imaginar que ele estaria, assim, quase empatado com o Sporting. É lógico que, entre os simpatizantes do Manchester, estão torcedores pertencentes aos três clubes grandes de Portugal. Mesmo assim, os números parecem muito inflados. O clube inglês desponta dessa maneira pelo fato de contar com Cristiano Ronaldo e Nani, estrelas da Seleção Portuguesa. É muito provável que, com a saída desses atletas, o Manchester deixe de figurar com tanto protagonismo numa pesquisa como essa.

O que a pesquisa aponta com precisão é o crescimento da torcida do Porto, muito em função dos resultados das últimas três décadas. Nesse período, o clube das Antas deixou de ser uma agremiação “provinciana” para consubstanciar-se como a maior referência do futebol português no continente. Não surpreende, portanto, que os Dragões já apareçam em maior número do que os sportinguistas. Repete-se, aqui, fenômeno semelhante ao ocorrido no Brasil, em que a torcida do São Paulo ultrapassou a do Palmeiras e a do Vasco nos últimos anos, ficando atrás apenas das torcidas dos dois mais populares clubes brasileiros, o Corinthians e o Flamengo.

Texto : Zeca Marques in www.trivela.com

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".