Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Reformulação dos Campeonatos Nacionais Juniores

Publicada por Futebol sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Com o objectivo de aumentar a competitividade ao nível dos campeonatos nacionais dos escalões de formação, a Federação Portuguesa de Futebol apresentou às associações distritais de futebol, um conjunto de medidas para a reformulação dos quadros competitivos.

Entre outras medidas, destacam-se a redução do número de equipas em cada uma das séries que compõem as fases regulares dos Campeonatos Nacionais de Juniores "A" e Juniores "B", bem como o aumento do número de equipas presentes na fase final do campeonato de Juniores "A" e a introdução de uma fase competitiva para a determinação das equipas despromovidas à II Divisão.

Estas alterações foram apresentadas pelos técnicos da Federação Portuguesa de Futebol, liderados pelo Professor Agostinho Oliveira. Para ler a proposta, clique aqui.

Face às propostas apresentadas - e entretanto aprovadas na Assembleia de 31 de Janeiro de 2009 - a "Academia de Talentos" consultou dirigentes de algumas equipas que disputam os campeonatos nacionais para recolher as suas opiniões quanto a estas medidas.


Nené
- Co-director do Departamento de Futebol de Formação Sport Lisboa e Benfica.

"Pensamos que acima de tudo, vem-se fazer justiça em relação ao que já muitos treinadores e dirigentes comentaram quanto ao futebol em Portugal. Consideramos que é necessário equilibrar as equipas, criar condições para que os jogos ao fim-de-semana sejam competitivos e as medidas apresentadas vão de encontro com essas necessidades. Esperamos que deste modo seja possível melhorar a qualidade dos nossos jogadores.

As equipas B existem para dar oportunidade aos jogadores de manterem a sua actividade e por isso independentemente destas alterações, julgo que haverá sempre lugar para a existência das equipas B.

Para já, acredito que este é o melhor formato, mas pode ser que seja um princípio para algo ainda melhor, ou seja, um campeonato verdadeiramente nacional."


Pedro Mil-Homens - Administrador da Sporting SAD e Director da Academia do Sporting Clube de Portugal.

"O Sporting concorda com as duas propostas apresentadas pela Federação Portuguesa de Futebol, embora considere que seria benéfico a adopção de uma medida para a fase final do campeonato de Juniores "B" semelhante à dos Juniores "A", por exemplo, com a participação de 6 equipas.

Não creio que estas medidas favoreçam apenas as equipas "grandes", uma vez que o objectivo é aumentar a competitividade dos campeonatos, criar grupos mais homogéneos e manter todas as equipas em competição até ao final da época.

A criação de um campeonato disputado completamente a nível pessoal é que seria uma medida que só estaria ao alcance dos clubes de maior dimensão"


Carlos Almeida - Director do Futebol Juvenil do Atlético Clube de Portugal.

"Obviamente que não está em causa a qualidade das equipas que disputam actualmente os campeonatos nacionais, mas sim a qualidade da competição. Alargando a fase final para oito equipas, não veremos apenas Sporting, Benfica, Porto, Braga, Guimarães ou Leixões, mas também outras equipas como o Atlético.

Estas medidas representam um estímulo para equipas como a nossa que ficam com a possibilidade de alcançar um playoff que nos dará visibilidade a nível nacional e a possibilidade de apresentar o nosso futebol. Por esta razão, estamos totalmente de acordo com as propostas de alteração apresentadas."

Fonte : Academia de Talentos

2 golos

  1. Anónimo Says:
  2. Será muito bom se assim fôr.

     
  3. boas ideias

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".