Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Dzagoev: Futuro do futebol russo

Publicada por Futebol quinta-feira, 30 de abril de 2009

O futebol da Rússia tem apresentado um desenvolvimento fora de série nos últimos anos. A reabertura econômica cada vez mais consolidada e os consequentes investimentos milionários nos clubes do país já fizeram do Zenit St. Petersburg campeão da Copa Uefa e têm boa parcela na evolução do futebol nacional. Jogadores como Pavlyuchenko, Zhirkov e, sobretudo Arshavin, hoje estão entre os melhores da Europa e o fenômeno tem tudo para continuar nos próximos anos. Em Moscou, um jovem de apenas 18 anos tem mostrado um talento raro na meia central do CSKA e da seleção russa, assumindo responsabilidades de gente grande e se destacando por sua habilidade dentro das quatro linhas. Trata-se de Alan Dzagoev.

Alguns momentos de Dzagoev, camisola nº46

De Beslan a Moscou

Alan Elizbarovich Dzagoev nasceu no dia 17 de julho de 1990 na cidade de Beslan, localizada na Ossétia do Norte, Rússia. Sua relação com o futebol começou bem cedo, por volta dos 8 anos, depois de ter sido incentivado por sua mãe a praticar o esporte. Aos 10 anos, o menino era uma das principais figuras das categorias de base do Yunost Vladkavkaz, time da Ossétia do Norte, e, aos 16, já era titular do Krylya Sovetov, da segunda divisão russa.

Podendo atuar tanto como meia-armador, mas também nas posições de segundo atacante ou meia-direita, Alan logo chamou a atenção por sua habilidade com a bola nos pés e principalmente por sua velocidade nas arrancadas. Tais fatores aliados a uma maturidade pouco vista em atletas dessa idade acabaram tornando Dzagoev uma das figuras mais importantes do Sovetov nos campeonatos de 2006 e 2007. Naquela época ainda marcava poucos gols, apenas seis nas duas temporadas, mas suas 37 atuações no período já mostravam um grande potencial.

O bom desempenho obviamente não passou despercebido e, em dezembro de 2007, o CSKA Moscou decidiu contratar o atleta. Depois de alguns meses de adaptação, Dzagoev fez sua estreia pelos Army Men na vitória por 2 a 1 contra o Luch pelo Campeonato Russo de 2008, entrando aos 45 minutos do segundo tempo apenas. Após alguns jogos, iniciou entre os titulares contra o Khimki e mostrou que a camisa de um dos maiores clubes do país em nada lhe pesava, dando duas assistências e marcando um gol. Na sequência, mais três assistências na vitória de 5 a 1 sobre o Spartak Moscou deram definitivamente a condição de titular ao jovem meia russo.

Consolidação no CSKA

O crescimento em tempo recorde era surpreendente, mas ainda mais fascinante era a personalidade de Dzagoev dentro de campo e o respeito que inspirava entre seus companheiros. Eleito o melhor jogador na vitória por 3 a 1 contra Zenit St. Petersburg, na 22ª rodada do Campeonato Russo, Alan foi alvo de elogios rasgados por parte dos colegas de time depois de ter feito dois gols e saído aplaudido de campo. Yuri Zhirkov, meia da seleção russa e um dos melhores jogadores da Europa na atualidade, resumiu, após a partida, o que Dzagoev já representava naquele momento: “Ele é um super jogador”, disse.

Sua capacidade de dar passes precisos, grande parte deles de primeira, e velocidade para chegar à meta adversária carregando a bola, tornaram Alan o parceiro ideal para Vagner Love. O atacante brasileiro teve uma nítida melhora depois que o russo se tornou o meia de ligação no 4-2-3-1 da equipe ou seu parceiro de ataque quando o time atuava no 4-4-2. Juntos, os dois marcaram 28 vezes na campanha que levou o CSKA ao vice-campeonato daquele ano, 52,8% dos 53 gols do CSKA no torneio, sendo 20 de Love, artilheiro da liga, e 8 de Dzagoev, eleito a revelação do ano.

Antes mesmo do fim do campeonato, a excelente performance do jovem meia trouxe a demanda de torcedores para que Dzagoev também pudesse mostrar seu grande futebol em nível internacional. Reconhecendo os esforços do garoto, o técnico da seleção russa, Guus Hiddink, decidiu chamar Alan para dois jogos em outubro, ambos válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

Maturidade além da idade

Sua estreia aconteceu no segundo tempo da derrota por 2 a 1 para a Alemanha. Na partida, Dzagoev entrou no intervalo e ainda que não tenha conseguido reverter o resultado, mostrou categoria e personalidade dentro de campo, inclusive acertando a trave alemã no fim do jogo. Com a atuação, Alan se tornou o jogador de linha mais jovem da história da seleção a entrar em campo, com 18 anos e 116 dias (somente o goleiro Igor Akinfeev entrou em campo mais cedo). Perguntado após a partida se estava feliz com seu desempenho, o jovem mostrou como encara a sua profissão e o futebol, dizendo que tinha achado a sua participação ruim, uma vez que a equipe havia perdido o jogo.

A declaração até certo ponto surpreendente para um menino que poderia, e talvez deveria, estar deslumbrado por ter participado de uma partida de seu país contra a Alemanha, foi apenas mais uma mostra de sua maturidade. Declarações, aliás é algo raro de se ver Dzagoev dando, mas o que parece ser arrogância, na verdade é humildade: “Eu tento dar poucas entrevistas. É melhor jogar do que falar sobre o meu futebol. É claro que temos muitos fãs e eles querem saber mais sobre nós, mas eu devo vencer alguma coisa antes de sair por aí dando entrevistas. É muito cedo para eu fazer isso”, disse ainda em 2008.

Com o fim do campeonato russo e a abertura da janela de transferências na Europa, rumores deram conta de que Dzagoev interessava ao Real Madrid. A resposta do jovem não tardou e os madrilenos tiveram que ouvir de Alan que as especulações “certamente eram falsas” e que se fosse o caso de sair da Rússia, decisão a qual se mostrou totalmente contra nesse momento, iria para o Chelsea, seu time favorito fora do país. Contudo, os rublos do CSKA foram mais fortes e o russo continuou no clube moscovita.

Se 2008 foi um ano excelente para Dzagoev, 2009 começou com prognósticos ainda melhores. Apesar de o CSKA ter caído nas quartas-de-final da Uefa e ainda patinar um pouco no Campeonato Russo, Alan ganhou a camisa 10 do clube e já marcou três gols em seis rodadas no torneio, sendo cada vez mais uma figura essencial na equipe treinada por Zico.

O que o futuro reserva para Dzagoev ainda é uma incógnita, mas se depender da maturidade que já tem e do futebol de alto nível que mostra há 3 anos, podemos esperar não apenas mais um bom jogador da Rússia, mas sim um verdadeiro craque que tem potencial para seguir os passos de Arshavin e se tornar um dos melhores atletas do mundo.

Nome completo:Alan Elizbarovich Dzagoev

Data de nascimento:17/06/1990

Posição:MeiaAtacante

Clube atual:CSKA Moscou-RUS

Clubes em que atuou:Krylia Sovetov-RUS, CSKA Moscou-RUS

Seleção:Jogos: 3 - Golos: 0

By Gabriel Dudziak In: Trivela.com

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".