Filipe Soares Franco e Dias da Cunha, estiveram ontem à noite, frente a frente, num debate levado a cabo pela SIC Notícias. Este foi um debate que na minha opinião acabou por ser mais do mesmo, também por culpa de um jornalista que não conseguiu conduzir o debate da melhor forma e que chegou mesmo a parecer um pouco perdido. Mais uma vez lavou-se muita roupa suja e pouco ou nada se falou de ideias para o futuro do clube, a não ser as já conhecidas pelo actual presidente do clube. Cada um dos protagonistas defendeu as suas ideias com unhas e dentes, no entanto Soares Franco pareceu sempre mais confiante e melhor preparado, apresentando documentação válida para contrariar Dias da Cunha, que no início até pareci apresentar um nervoso miudinho. Não tendo sido um debate deveras esclarecedor, ficou o que já se esperava: os dois protagonistas discordam em tudo, excepto que as pessoas que estavam contra Dias da Cunha, são os mesmos que agora estão contra Soares Franco. Ficam algumas frases:
Soares Franco
“Para mim continua a ser um mistério por que motivo Dias da Cunha saiu do Sporting. Foi o único presidente de um clube europeu que saiu quando saiu o treinador”
“Dias da Cunha esquece-se que nunca mostrou resultados consolidados. Nunca ninguém viu um balanço consolidado do Sporting no tempo de Dias da Cunha”
“Desde o dia em que assumi a presidência fui mais vezes ao Grupo Stromp, aos Cinquentenários e aos núcleos sportinguistas do que Dias da Cunha nos seis anos de presidente”
“Não é possível ser competitivo no futebol com metade dos custos relativamente ao que apresentam os principais concorrentes, o FC Porto e o Benfica”
“Quem vendeu o património foi Dias da Cunha”
“Dias da Cunha não sabe e não domina os números”
“Dias da Cunha sacou 45 milhões de euros à SAD. Vê-se que não domina um número nem sabe nenhum número de quando lá esteve”
Dias da Cunha
“Soares Franco pretende acabar com clube e quer SAD empresa”
“Em Julho de 2004, os órgãos sociais entenderam que o candidato de continuidade era Ernesto Ferreira da Silva. Ainda hoje continua a ser um mistério o que o levou a desistir”
“Na carta que me endereçou Soares Franco diz que não queria ser candidato a presidente do Sporting e que estava seguro disso. Vou para Moçambique e quando regresso tudo tinha mudado”
“A vida de José Peseiro no Sporting foi difícil. Tive de o apoiar muito. Disse-lhe que as manifestações eram contra mim e saí porque estava montada uma campanha contra a minha pessoa”
“O que estava decidido era colocar a sede e o Alvaláxia em fundos com opção de recompra e não venda definitiva. A sede rendia 16 milhões e o Alvaláxia iria permitir um encaixe de 22 milhões”
“Soares Franco empobreceu o clube vendendo definitivamente boa parte do património e propõe-se agora nas assembleias espoliar o Sporting do resto”
Soares Franco deu uma banhada a Dias da Cunha, mesmo sem terem trazido coisas novas, FSF goleou DC contra atacando com a tal documentação e pondo a nu as fragilidades do DC.