Melhor jovem jogador do último Torneio de Toulon, Rafael Caroca é uma das promessas do futebol chileno. Convocado novamente para edição desse ano, o polivalente jogador do Colo Colo espera conquistar a competição, perdida ano passado para a Itália.
"Esta seleção não tem tanta experiência como a do ano passado, e nem também tanta rodagem a nível internacional, mas creio que isso não vá nos pesar. Temos que sobressair à inexperiência atraves da força", disse o jogador aos meios de comunicação chilenos, confiante num bom resultado, igual ao da última edição.
Rafael Caroca, um defesa versátil
A seleção “Roja” que disputa as Eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul é uma das mais jovens de toda sua história, o que está dando oportunidade aos jovens valores. Impulsionados pela boa campanha no último Mundial sub-20, quando o Chile chegou ao terceiro lugar, jogadores como Alexis Sanchez, Pedro Morales, Arturo Vidal, Gary Medel e outros vêm arrumando lugares na equipe de Bielsa.
Caroca não disputou o Mundial daquele ano, mas ganhou muitos pontos com Bielsa quando ele era o treinador da seleção sub-23, no torneio de Toulon de 2008, e aos poucos foi conquistando seu espaço na seleção principal.
Primeiro, ele integrou a seleção num giro de amistosos pelo futebol asiático, junto com mais dois jogadores da seleção sub-20. Depois, em uma medida totalmente inesperada pela imprensa local, foi o único que atua no Chile convocado para um amistoso diante de Israel.
Questionado sobre a convocação do colocolino, Bielsa respondeu: "Faltava no grupo um defensor que tivesse a possibilidade de jogar nas quatro posições da defesa, e ele faz isso muito bem", disse o treinador.
Depois de atuar no território ásiatico, o jogador foi convocado para alguns amistosos contra Panamá e Guatemala, antes das partidas contra Venezuela e Bolívia pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Com boas atuações e a confiança do treinador, Caroca participou dos jogos das eliminatórias.
No atual elenco que disputa a competição para a África do Sul, ele é o mais jovem do grupo, à frente de Christopher Toselli, nascido em 15/6/88, e Alexis Sánchez, de 19/12/88.
Natural de Curicó, Rafael Antonio Caroca Cordeiro chegou ao Colo Colo aos 15 anos, depois de ser descoberto pelo ex-jogador do clube, Marcelo Espina, em um torneio local. Jogava na função de volante. Para pegar mais experiência, o jogador foi emprestado ao O'Higgins. Com esta equipe, o jogador foi convocado para a disputa da Milk Cup, na Irlanda do Norte. Teve uma contusão no ombro e ficou de fora da fase final da competição. Aos poucos ele foi sendo recuado, e do meio foi para a defesa. Além de zagueiro, o jogador pode jogar também em todas as partes da defesa, incluindo as laterais, o que vem impressionando o treinador da “Roja”.
De volta a Santiago, o jogador foi aos poucos ganhando confiança e mantendo na titularidade. Na Copa Libertadores deste ano, ele disputou cinco partidas. Levou dois cartões amarelos. Em janeiro deste ano, fez parte do plantel que disputou o Sul-Americano sub-20, na Venezuela. Sua equipe não se classificou, perdendo a vaga na última partida do hexagonal final. O jogador disputou quatro jogos na competição. Agora, vamos ver que o acontece no torneio de Toulon.
Nome completo: Rafael Antonio Caroca Cordero
Data de nascimento: 19/07/1989 (19 anos)
Posição: Defesa
Local de nascimento: Curicó, Chile
Clubes em que atuou: Colo-Colo e O'Higgins
Imagem: www.dalealbo.cl
0 golos