As audiências televisivas dos clubes e o share têm sido nos últimos meses tema de discussão no contexto da partilha de receitas relativas a uma futura venda colectiva de direitos televisivos dos clubes da Liga Sagres. Naturalmente os jogos da selecção nacional são os que obtêm maior audiência, seguidos dos derbys entre os 3 grandes e os encontros dos clubes portugueses na Uefa Champions League, no entanto o objectivo da nossa pesquisa é apenas o de tentar avaliar a cota de mercado televisivo dos 3 grandes clubes Portugueses.
Como tal, levámos em conta para esta demonstração os dados da Marktest dos 30 jogos com maior audiência da Liga Sagres 2008/2009, realizados entre Benfica, Porto e Sporting e outros adversários, transmitidos em sinal aberto (RTP1). A exclusão dos derbys é intencional pois são jogos que atraem a atenção da maioria dos adeptos de todos os clubes, dificultando avaliação da audiência e share individual de cada clube. Desta forma, dos 30 jogos apurados com maior audiência, 11 tiveram a participação do FC Porto, 10 do SL Benfica e 9 do Sporting CP.

Não sendo dados definitivos sobre o valores da audiência e share dos 3 clubes, são dados que não estarão muito longe da realidade servindo como referência para uma futura avaliação dos mesmos. A aplicação destes dados a uma futura divisão percentual de receitas provenientes da venda colectiva de direitos televisivos, deverá na nossa opinião seguir o método utilizado na Ligue 1, onde relativamente à % de share atribuída aos clubes, o resultado é obtido levando em conta o share da temporada em causa e a média de share obtido nas últimas 5 temporadas por cada clube.
Notas:
- Fazem parte da tabela apenas os jogos com maior Audiência da Liga Sagres 08/09 realizados entre Benfica, Porto e Sporting contra outros clubes, transmitidos na RTP1.
- As médias de Audiência e Share levam em conta os 9 jogos com maior Audiência dos 3 clubes.
- Audiência Média - Trata-se da Audiência Média por segundo. Para o seu cálculo, cada indivíduo é ponderado relativamente ao tempo de contacto com o programa / suporte.
- Share de Audiência - Share de audiência de cada canal/suporte/programa calculada a partir do tempo total despendido a ver esse canal/suporte/programa relativamente ao tempo total despendido a ver televisão.
Mas em Espanha, claro o "desporto rei" em termos de número de eventos e espectadores e até transmissões televisivas mão é o futebol, mas sim as corridas de toiros.
Basta ver o número de corridas que se realizam por exemplo em Madrid, que são em número muito superior aos jogos do real madrid e atlético de madrid, e só estou a falar nas corridas em las ventas.
E não se esqueçam que este ano o canal +, deu mais corridas de touros que futebol.