Boa Noite, apresento-me desde já dizendo que sou um mero ajudante e que também não pretendo ser mais do que isso, dado que as outras duas pessoas responsáveis têm muito mais mérito. O meu nome é Tiago Nogueira, tenho 17 anos e o que pretendo fazer é apenas partilhar com várias pessoas tudo o que para mim se passa dentro de 4 linhas, desde o mais simples ao mais complexo!
Aqui deixo agora uma pequena análise de alguns reforços importantes para a próxima época desportiva...
Ramires (Sport Lisboa e Benfica) – Com apenas 22 anos e já titular na selecção brasileira, este miúdo é um médio moderno muito evoluído tecnicamente, no novo sistema táctico do Benfica poderá alinhar em 3 posições, tanto na posição mais recuada do losango como a médio interior. Sabe ocupar muito bem os espaços e irá ser sem dúvida uma mais-valia para esta equipa, dado que é excelente no que toca a compreender as diferentes fases do jogo. Velocidade, excelente posicionamento e técnica são as suas principais armas. Tenta sempre pautar o jogo da sua equipa, quando acha pertinente acelerar assim o faz, tanto em passe como em condução, se por outro lado não tem linhas de passe que lhe sejam favoráveis, desacelera e tenta procurar novas soluções no que toca à construção, sendo assim é de assinalar a sua enorme inteligência. Para além disto, não posso deixar de referir que este médio brasileiro adora aparecer em zonas mais avançadas do terreno para assim fazer uso do seu bom remate. Em suma, diria que é um “box-to-box” muito inteligente e cheio de talento!
Saviola (Sport Lisboa e Benfica) – Com 27 anos e com um historial brilhante chega ao Benfica totalmente esquecido e desmotivado, mas com muita vontade de se mostrar novamente. Na minha opinião, era mesmo deste tipo de jogador que o Benfica necessitava para jogar ao lado de um homem como Cardozo, enquanto o paraguaio é um avançado posicional com faro de golo, o argentino é muito mais móvel, veloz e tecnicista! Se Jorge Jesus conseguir conciliar estas deliciosas características de ambos os jogadores, eu acredito que será uma dupla de ataque muito boa! Esperemos que o argentino renasça das cinzas para assim mostrar a Portugal e a todo o Mundo o seu verdadeiro valor. Ele tem muita qualidade, desde o seu remate à sua mobilidade, demonstra um talento nato para jogadas de contra-ataque, uma vez que consegue aliar uma velocidade estonteante a uma eficácia tremenda em lances de 1x1!
Patric (Sport Lisboa e Benfica) – É um lateral-direito jovem e rápido que demonstra mais facilidade e jeito para atacar do que para defender. Esperemos que consiga evoluir no aspecto defensivo tal como, por exemplo, Cissokho conseguiu! No Brasil diz-se que irá ser muito parecido com Maicon, todos esperam que sim, mas tudo depende da disposição do jogador no que toca a mostrar realmente o seu valor perante o técnico encarnado, dado que irá ser complicado tirar o lugar a Maxi Pereira e todos sabemos que ninguém consegue evoluir realmente se não jogar assiduamente, por muito que a margem de progressão seja enorme. A sua qualidade no passe e a profundidade que consegue dar ao flanco direito são os seus pontos mais fortes!
Shaffer (Sport Lisboa e Benfica) – Tal como o lateral em cima referido, este argentino também possui uma baixa estatura, o que o pode prejudicar um pouco nas permutas defensivas, não obstante da sua qualidade! Daquele pé esquerdo podem sair coisas bastante boas, desde remates fortíssimos a cruzamentos milimétricos, é muito bom no processo ofensivo e a defender é um lutador nato, deixa tudo em campo, a sua bravura e o seu grande sentido posicional fazem dele um defesa-esquerdo muito seguro e irreverente. Demonstra ser, sem dúvida, um jogador evoluído tacticamente para a sua idade e é natural que com a sua maturidade e personalidade ainda consiga evoluir muito neste seu novo clube, esperemos que seja um substituo à altura do fantástico Leo, cuja estatura também deixava um pouco a desejar!
Maicon (Futebol Clube do Porto) – Este jogador faz-me lembrar o magnífico Pepe, gosta de sair com a bola a jogar tal como Pepe gostava e fá-lo muito bem, é muito bom no jogo aéreo e demonstra uma capacidade de se antecipar aos adversários estupenda! Foi um dos jogadores mais importantes nesta última época do Nacional da Madeira, com apenas 20 anos era um autêntico patrão naquela defesa! Com a saída do nº2 Bruno Alves quase certa, esperemos que Maicon num curto-médio prazo seja um substituto à altura, o que não irá ser nada fácil como é óbvio, mas cada vez mais me vou habituando que em estruturas muito organizadas, tal como a do FCP por exemplo, não há jogadores insubstituíveis por muito que respirem qualidade!
Orlando Sá (Futebol Clube do Porto) – Adorei este jogador mal o vi a jogar pela nossa selecção de esperanças, todos admitem o mesmo, é um jogador com uma margem de progressão enorme, com capacidades para ser o futuro avançado de Portugal, “o tão esperado avançado”! É bastante veloz para a estatura que tem (1,88m) e no jogo aéreo é muito evoluído, o 1x1 e o seu posicionamento por vezes desajustado são os seus pontos fracos mais assinaláveis. No Sporting de Braga mostrou ser um suplente à altura, sempre que era chamado para entrar raramente desiludia e demonstrou, sem dúvida alguma, ser um jogador com muito potencial e com muita vontade de aprender. Esperemos que durante esta época não seja tapado no Futebol Clube do Porto, visto que ele merece ter oportunidades para mostrar o seu real valor e para, fundamentalmente, evoluir!
Varela (Futebol Clube do Porto) – Este jogador está na "fronteira" entre extremo e avançado, logo não podemos esperar deste jovem imensos golos, ele não é um matador, é sim um avançado que trabalha muito para a equipa, luta muito durante todo o jogo e se for preciso quando está mesmo perto de fazer o golo não se importa de abdicar de tal para fazer uma assistência. Pensa muito mais na equipa do que nele próprio, é uma diferença assinalável em relação a alguns avançados existentes no futebol português, mas não posso deixar de dizer que um pouquinho mais de egoísmo em certos momentos do jogo também não lhe fazia mal! É razoavelmente parecido com Lisandro Lopez, tanto na maneira de jogar como de ser dentro das 4 linhas, é claro que lhe falta muita experiência e a acumulação de rotinas naquele 11 para se impor da forma como Lisandro o fez, mas não tenho dúvidas que se Varela tiver oportunidades não irá tremer!
Álvaro Pereira (Futebol Clube do Porto) – Excelente “roubo” ao rival Benfica, demonstra ter um especial jeito para atacar e até mesmo para marcar golos. No que toca ao processo defensivo não posso dizer muito, dado que não tenho argumentos sustentáveis, mesmo assim posso referir que, para a estatura que possui, é veloz e tem bastante técnica, para acrescentar a isso não posso deixar de dizer que é titularíssimo na selecção uruguaia com apenas 23 anos, portanto as suas qualidades não podem ser assim questionadas! Se Cissokho ficar, o uruguaio terá que se empenhar muito para ter um lugar no 11 dos portistas, dado que o Francês tornou-se indiscutível no lado esquerdo da defesa dos Dragões. Com apenas 21 anos e com muito pouco tempo ao serviço do FCP ficou um jogador muito mais evoluído tacticamente, devido principalmente ao trabalho efectuado pelo professor Jesualdo Ferreira. Esperemos que essa mesma “transformação” ocorra também em Álvaro Pereira!
Matías Fernández (Sporting Clube de Portugal) – Dotado de uma técnica soberba, é considerado por muitos um verdadeiro fenómeno, tendo sido considerado o melhor jogador do ano de 2006 na América do Sul, mas tenho que afirmar que ele parou um pouco no tempo aquando da sua passagem pelo Villarreal, onde prometeu muito no início mas no fim acabou por desiludir. É um jogador explosivo, veloz, irreverente, desequilibrador e bastante perigoso em lances de bola parada, movimenta-se muito bem e adora tabelar com os colegas para assim penetrar com mais facilidade nas defesas adversárias. Esperemos que seja este o ano do médio-ofensivo chileno que prometeu sempre muito, mas nunca mostrou o suficiente. Tem tudo para jogar no vértice mais ofensivo do losango dos leões, arrastando assim Moutinho para médio interior, é sem dúvida um reforço sonante com uma qualidade enorme e que muito tem para dar a este grande clube!
Fernando Belluschi (Futebol Clube do Porto) – Este argentino de 25 anos tem uma qualidade de passe enorme, os seus passes longos para explorar a profundidade são simplesmente brilhantes, é dotado de uma excelente técnica, inteligência e rapidez na forma de pensar e executar, o que se torna extremamente importante para um jogador que irá ocupar a posição mais avançada no meio-campo da equipa. Na minha opinião, Belluschi irá ser “treinado” para assumir funções de um jogador que será uma mistura entre um nº8 e um nº10, uma vez que a par de Meireles é também bastante bom a fazer as transições, aparece bem entre-linhas e tem uma meia distância assinalável, demonstrando tal facto com um remate fortíssimo e colocado. Para acrescentar a isto, posso afirmar que para a sua idade possui um excelente carisma e uma excelente postura, mas como é óbvio ainda tem que interpretar melhor algumas fases do jogo e tem que assimilar alguns processos importantíssimos num sistema táctico bastante “complexo” como o do Futebol Clube do Porto, terá também que ser mais participativo no processo defensivo e também demonstrar outra cultura, não podendo, por vezes, ser tão individualista, mas sim tentar jogar mais para e com a equipa!
Beto (Futebol Clube de Porto) – Para mim é o melhor guarda-redes português actualmente, possui excelentes reflexos, bastante rápido a sair dos postes, elástico, bom a jogar com os pés e para compensar a sua “baixa” estatura tem uma boa impulsão. Apesar disto, por vezes abstrai-se um pouco do jogo, cometendo por isso erros flagrantes, fazendo assim dele um guarda-redes um pouco irregular, esperemos que a equipa técnica desta equipa trabalhe bastante no capítulo psicológico e faça com que a qualidade deste guarda-redes supere tudo o resto!
Radamel Falcão (Futebol Clube do Porto) – É um jovem que luta muito durante todo o jogo, procura o jogo mais atrás no terreno, sempre com tabelas e desmarcações para provocar desequilíbrios, é o tipo de jogador que se procura para substituir o fantástico Lisandro, uma vez que para o sistema táctico do FC Porto ter avançados assim é o ideal, dado que estão muito mais preparados para evoluir tacticamente, permitindo as nuances tácticas que Jesualdo tanto privilegia, para além disso é um bom finalizador que aparece bem nos espaços vazios, tanto a marcar com o pé como com a cabeça, visto que também possui bastante qualidade no jogo aéreo. Mas sendo sincero, também tenho que referir que espero uma grande evolução por parte deste jogador, não lhe querendo tirar mérito como é óbvio, mas é certo que tem de demonstrar outra maturidade, visto que é complicado, em termos de exigência, ser-se “o avançado” do FC Porto!
Breve Análise - Reforços dos "3 Grandes"
Publicada por
Tiago Nogueira
quarta-feira, 15 de julho de 2009
0 golos