Faleceu durante o dia de hoje, o jornalista Rui Cartaxana, director do jornal Record, durante 12 anos. Rui Cartaxana era actualmente colunista da edição online do Record e aos 79 anos (fazia 80 a 8 de Setembro), faleceu hoje em Lisboa.
O velório irá realizar-se no sábado, na Igreja dos Olivais, entre as 17.00 e as 24.00 horas. As cerimónias fúnebres são domingo, às 11.00 horas, no cemitério dos Olivais, onde o corpo de Cartaxana será cremado.
À família enlutada, ficam em nome do Futebol "O desporto rei", as nossas condolências.
O regresso demolidor do Bi-Campeão
Há 2 dias
Rui Cartaxana não foi apenas um jornalista desportivo nem um mero ajuntador de letras. Foi uma figura de referência no jornalismo português e pioneiro na modernização da imprensa desportiva contribuindo para a profissionalização do sector.
A sua independência editorial era um sinal dos seus valores e princípios que sempre defendeu, mesmo que entrasse em choque com o seu clube do coração. Talvez fosse o fervilhar do seu sangue africano - indomesticável - contrastando com a atitude de colegas de outras redacções, comodamente silenciosos, avessos a polémicas e bajuladores.
Com o Rui, desapareceu o jornalismo crítico afrontador do poder, porque não dizer romântico e ousado.
http://dylans.blogs.sapo.pt/