Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

O 4x4x2 losango

Publicada por Futebol segunda-feira, 27 de julho de 2009

Para muitos a análise ao trabalho de um treinador durante um jogo é simples: este deve colocar mais avançados quando está a perder, para dar a volta ao resultado ou então colocar mais defesas quando está a ganhar para segurar a vantagem.

Neste artigo vou falar um pouco sobre o 4x4x2 Losango o qual hoje em dia está muito em voga.

A sua sistematização no papel pode-se dizer que se estrutura num 4x3x1x2. Fica o meio campo mais equilibrado e a ocupação da zona do meio campo é feita de forma mais racional e proporcional.

Com isto impede-se a construção do ataque adversário e quando partimos para o ataque ganhamos maior segurança de movimentos sem ao mesmo tempo desequilibrar nenhuma zona de terreno. Não se pense no entanto que é um sistema de jogo fácil de trabalhar muito pelo contrário.

O 4x3x3 é o sistema mais racional de todos os espaços do campo e aquele que melhor defende a equipa dos seus defeitos.


Já o 4x4x2 em losango vemos na sua distribuição no papel que a sua ocupação de espaços no terreno de jogo não é tao racional. É um sistema em que ganhamos mais versatilidade na zona do meio campo mas em contrapartida pode-se perder largura nas faixas.

É um sistema muito exigente tendo em vista a componente do treino, visto ter que se incutir aos jogadores os princípios de jogo que achamos necessários para ser um sistema dinâmico e sobretudo eficaz. Como exemplo dizer aos nosso alas para "abrir" quando temos a posse de bola e depois quando a perdermos "fechar " no sentido de blindar o espaço ao adversário.

O 4x4x2 losango tem várias variantes como por exemplo o (4x1x3x2 ou 4x3x1x2 já citado no inicio)

No 4x4x2 losango não usamos extremos de raiz (salvo raras excepções) optando então e para ele ter a sua razão de ser na fase ofensiva pela situação de contra ataque ou ataque rápido.

A defender o quarteto defensivo deve estar bem preparado e sobretudo nunca abandonar o sentido posicional. Os laterais nunca podem subir os dois ao mesmo tempo visto ir criar desequilíbrios defensivos. Quando um lateral sobe para apoio ao ataque o lateral do lado contrario deve flectir e juntar-se os dois defesas centrais dando largura e mantendo a consistência defensiva. Quanto aos dois avançados podem jogar de formas diferentes tudo dependerá das suas características e das opções do treinador claro. Pode-se utilizar como agora por exemplo no Benfica de Jorge Jesus, em que Oscar Cardozo fica como elemento mais fixo na área e em que Javier Saviola sendo muito mais móvel entra nos espaços vazios ou até cai nas faixas.

Podemos dizer também (e como muitos afirmam e isso é como tudo na vida uns apoiam e outros discordam) que o verdadeiro sonho do losango é fundir-se em 2 triângulos.

Em termos de posições os dois lugares fundamentais no corredor central são o vértice mais recuado (o elo de ligação defensivo - o denominado trinco) e mais à frente o vértice mais avançado (o elo de ligação ofensivo, o denominado "10") o médio que apoiará nas costas os dois avançados. São eles que gerem as denominadas transições defesa-ataque-defesa.

Na parte ofensiva obviamente não caberá apenas ao médio mais ofensivo e aos dois avançados arcar com as despesas atacantes sendo os dois médios-interiores importantes no apoio procurando triangulações e depois de receber a bola em qualquer dos corredores laterais efectuar cruzamentos para a área.

Texto: Nélson Neves (Treinador de Futebol) in Academia de Talentos
Imagem: A Bola

2 golos

  1. Anónimo Says:
  2. Atençao aos direitos de autor..lol Conheço um texto igualzinho do LFL..mais virgula menos virugula..hehe

     
  3. Futebol Says:
  4. O texto é retirado do site anunciado, onde lá diz ter sido escrito pela pessoa que está anunciada, quanto ao resto...

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".