Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Benfica vence o 3º Torneio

Publicada por Tiago Nogueira segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Vitória justa do Benfica, sobre o V. Guimarães, valeu o
triunfo na III edição do Troféu Cidade de Guimarães.

O Sport Lisboa e Benfica venceu o 3º Torneio nesta pré-época, com uma vitória tranquila por 2-0, frente ao Vitória de Guimarães, depois de ontem ter batido o Portsmouth por quatro bolas a zero. Esta noite quem resolveu balançar as redes foi novamente Weldon a passe de Urreta, e Rúben Amorim a passe de Saviola!

Fazendo uma análise global ao Torneio Cidade de Guimarães, diria que vimos um Portsmouth ainda um pouco atrasado na preparação, com processos bastante lentos e com uma defesa muito frágil, explicando também o fraco 14º lugar da época anterior no campeonato inglês, espero sinceramente que Paul Hart consiga fazer progressos a vários níveis!

Quanto ao 2º classificado do torneio e anfitrião do mesmo, posso dizer que tem 4 jogadores fabulosos e que muito bem aproveitados poderiam afirmar-se num “grande”, estou a falar é claro de Nilson, Jorge Gonçalves, Nuno Assis e de Roberto, o primeiro é um elemento fortíssimo, um líder que transmite segurança para toda a equipa, é bastante rápido a sair dos postes e entre os mesmos é capaz de defesas brutais com um nível de dificuldade muito elevado, o 2º actuou no Racing Santander na época passada, actualmente tem 25 anos e já demonstra uma maturidade impressionante, é dotado de uma técnica soberba e capaz de deambulações estonteantes, sinceramente, adoro vê-lo jogar… Nuno Assis na época passada foi uma peça chave no puzzle de Cajuda e será, com certeza, importantíssimo neste novo ano, tem uma visão de jogo incrível, um excelente sentido posicional associado a uma agradável mobilidade e a uma fantástica qualidade de passe. Por último, temos, sem dúvida alguma, um matador brasileiro que na última época apontou 8 golos no campeonato, é capaz de inventar espaços para aparecer a rematar e tem níveis de eficácia bastante assinaláveis, apesar de tudo isto não o considero um jogador muito evoluído tacticamente e também já não tem grande margem para progressos, uma vez que possui 31 anos! Para finalizar quanto à análise desta equipa, diria que a defesa está pouco entrosada e é bastante vulnerável, dando demasiados espaços nas suas costas, tal como na época passada com Cajuda, o defesa-central Moreno ainda não me consegue convencer, veremos se no futuro reage melhor à adaptação a esta nova posição...

Quanto aos vencedores deste torneio, posso afirmar que dá gosto ver jogar este “novo Benfica”, princípios tácticos complexos mas fundamentais com Jorge Jesus tornam-se simples, uma grande organização defensiva e uma disciplina exemplar no que toca à execução do sistema táctico, uma cultura táctica capaz de mentalizar os jogadores a acelerar ou a desacelerar o jogo nos tempos certos, um pressing alto associado a uma circulação de bola rica em qualidade e eficiência, frieza e segurança na hora do último passe e uma suficiente eficácia aquando do momento de finalização… Isto define para mim, em traços gerais, este Benfica à moda de JJ... E que beleza ler isto aqui e olhar para o terreno de jogo e ver tal e qual, talvez porque há muita determinação e ambição naquele balneário e muito trabalho duro nos treinos… Não quero que ninguém pense que nesta nova época teremos um SLB imbatível e com o título assegurado, muito pelo contrário, ainda estamos apenas na pré-época como é óbvio, mas quando há mérito eu sei dá-lo, seja em que altura for! Para finalizar, quero só falar um pouco de Di María, Javi García e Pablo Aimar… O puto maravilha está totalmente diferente, muito mais motivado, disciplinado/evoluído tacticamente e determinado, quando a isto se acrescenta o enorme potencial do argentino é óbvio que só pode sair magia daqueles fabulosos pés! O espanhol vindo do Real ainda não vale 7M€, mas apesar disso é, na minha opinião, o tão desejado "nº6" que o Benfica necessitava, muito forte fisicamente, agressivo, demonstra possuir um bom toque de bola e em relação ao que disse há uns dias, já é também suficientemente completo para assumir aquela função tão importante no meio-campo da sua equipa! Por último irei abordar Pablo Aimar, será este o ano do mago argentino? Todos os benfiquistas esperam que sim e não há dúvidas que esta é a pré-época mais prometedora do jogador, nota-se claramente que ele já não recorre tanto a movimentos previsíveis e obcecados em busca da bola, tenta antes procurar espaços de forma inteligente e objectiva entre-linhas ou então descaindo numa ala, na minha opinião será muito melhor para ele, dado que não irá tanto ao choque nem se dará tanto a marcações mais exigentes, podendo assim libertar-se com mais facilidade e pôr em prática todo o esplendor do seu futebol!

2 golos

  1. Unknown Says:
  2. Boas!!
    Sempre com bons textos... Dá para perceber que gostas mesmo de ver futebol, não só como adepto mas sim como alguem que o tenta e consegue compreender..
    Fica bem

     
  3. Boas Rui, muito obrigado pelo comentário!

    Um abraço

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".