Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Resposta ao "Quem é ele? - # 11"

Publicada por Futebol sábado, 29 de agosto de 2009

"Stan" Valckx é a resposta à 11ª edição do passatempo "Quem é ele?".
Na foto, Valckx, representava o Sporting.

Stanislaus Henricus Christina Valckx, nasceu em Arcen, na Holanda, a 20 de Outubro de 1963.
Valckx despontou para o futebol nos escalões de formação do RKDEV e do VVV-Venlo, foi neste último que se estreou no futebol profissional com apenas 20 anos, tendo realizado 15 jogos, na altura esta equipa militava na 2ª divisão holandesa. Na época seguinte, o VVV-Venlo subiu à primeira divisão do futebol holandês, com Valckx a ser peça importante no centro da defesa, ao alinhar 33 jogos. Época após época, o central holandês continuava a subir de rendimento, despertando o interesso de diversos clubes, deu-se então o salto para um grande, o PSV, clube que representou durante 4 temporadas. Nesta nova aventura, Valckx não deixou os seus créditos por mãos alheias, continuando a exibir-se em grande nível e formou dupla com jogadores como Ronald Koeman ou Popescu. Em 4 épocas no PSV, Valckx conquistou 3 campeonatos.
Em 1992 deu-se o ingresso no Sporting, onde confirmou toda a sua categoria, alinhando em 40 jogos e contribuindo com 4 golos. Na sua época de estreia em Alvalade, o Sporting terminou no 3º lugar. Na época seguinte e para não variar, Valckx foi indiscutível no centro da defesa leonina, alinhando em 42 jogos, somando mais 2 golos com a camisola do Sporting e repetindo o 3º lugar.
Em 1994/95, estava eminente a saída de Valckx, o central holandês ainda alinhou em 8 jogos mas iria regressar à Holanda e de novo ao PSV. Os leões já contavam com a sua saída e reforçaram-se bem no defeso, com Naybet e Marco Aurélio.
No regresso à Holanda, o 3º lugar teimava em não largar Valckx e ao serviço do PSV voltou a repetir esta classificação. Neste regresso ao futebol holandês, Valckx realizou 27 jogos e marcou 3 golos. Na época seguinte, contabilizou 31 jogos, marcou 1 golo, ajudando assim o PSV a subir um lugar em relação à época passada. Sempre em crescente no que à classificação diz respeito, na época seguinte Valckx voltaria aos títulos de campeão, jogava-se então a época de 1996/97. Valckx alinhou em 29 jogos, marcou 1 golo. A partir daqui a sua carreira entrou em declínio, habituado a ser referência no centro da defesa, Valckx teve 3 épocas onde apenas alinhou 19 jogos, somou mais um título de campeão em 1999/00, retirando-se então do futebol.

Valckx era um excelente defesa central, muito forte na marcação, também jogava a trinco e tinha como principais qualidades a capacidade de jogar em antecipação ao adversário, muito forte no desarme, saía bem a jogar com a bola nos pés.



O primeiro leitor a acertar foi novamente o Livre Directo, embora tenha se enganado no primeiro nome de Valckx, é ele o vencedor, muitos parabéns. Obrigado a todos os participantes, espero que continuem a participar. A lista de pontos dos vencedores está em baixo:

68 - 2 pontos
Francisco Chaveiro Reis - 2 pontos
Livre Directo - 2 pontos
scpgirl - 1 ponto
Pedro Pires - 1 ponto
Nuno Oliveira - 1 ponto
Sérgio_alj - 1 ponto
Goleiro - 1 ponto

Nota: Por indisponibilidade da minha parte, a resposta só saiu hoje, não podendo "postar" ontem perto das 24h. O "Quem é ele?" está de regresso 2ª feira.

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".