Já lá vai um ano, desde que Daniel Carriço passou a ser presença obrigatória no onze titular do Sporting. O jovem central aproveitou da melhor maneira a lesão de Tonel, para agarrar a titularidade, confirmando assim o valor que todos lhe reconheciam, tendo mesmo sido na época passada uma das revelações da Liga Sagres.
Depois de completar a etapa da sua formação nos escalões jovens do Sporting, as qualidades de Daniel Carriço já eram por demais evidentes, no entanto no seu primeiro ano de sénior, a equipa leonina decidiu emprestar o jovem jogador, para que este pudesse jogar com regularidade e dar assim mais um passo na sua formação/afirmação. Rumou então ao Olhanense, na altura na Liga Vitalis, para poder jogar com regularidade e desenvolver o seu futebol, estávamos então na época 2007/08. Na equipa algarvia, Carriço participou em nove jogos oficiais, onde apenas três deles completou os noventa minutos, antes de rumar ao Chipre, na reabertura do mercado. Nesta nova aventura da sua ainda curta carreira, representou o AEL Limassol, orientado por Mariano Barreto, onde jogou com regularidade, sendo sido utilizado como defesa central e também como médio defensivo, onde em qualquer do casos mostrou as qualidades que lhe eram reconhecidas.
Na época seguinte (2008/09), regressa a Alvalade, onde à 6ª jornada é chamado ao jogo com o Paços de Ferreira, fruto da lesão de Tonel, embora no jogo seguinte fosse novamente relegado para o banco, frente ao Rio Ave. No entanto, no jogo seguinte, frente ao Leixões, Daniel Carriço é chamado ao onze titular dos "leões", tendo definitivamente agarrado o lugar, sendo mesmo considerado uma das revelações da época.
Na época em curso (2009/10), Carriço continua no onze titular do Sporting, sendo um dos melhores jogadores na corrente temporada, não sendo por isso de espantar que muitos dos grandes clubes europeus estejam de olho no jogador. Com uma cláusula de 20 milhões de euros, o jovem leonino tem contrato com o Sporting até 2013, tendo renovado no início do ano.
Agora pergunto eu, não será esta uma cláusula bastante baixa, tendo em conta as praticadas no futebol mundial, assim como também já se faz em Portugal? Sem tirar valor aos restantes centrais do actual plantel, Carriço é para mim o melhor, sendo que tem ainda margem para evoluir mais e 20 milhões é um valor bastante apetecível para os grandes clubes da Europa, tendo em conta o valor do jogador e a sua margem de progressão. Não seria melhor os leões precaverem-se? Nos últimos tempos, o rival da 2ª circular parece precaver-se quase todas as semanas, hoje é notícia a renovação de Luisão, entretanto já outros renovaram... Voltando a Carriço, em caso de saída os leões terão ainda mais problemas no centro da defesa, sendo que este jovem jogador tem ajudado a esconder muitos deles...
Muitos comparam Daniel Carriço a Ricardo Carvalho, grande referência no centro da defesa do Chelsea/Selecção Nacional nas últimas épocas e a verdade é que o jovem leonino tem tudo para seguir as suas pisadas. Com 1,80m e 75 kg, Carriço possui uma boa estampa física, permitindo-lhe encarar os duelos físicos com confiança. Tem como pontos fortes a rapidez na antecipação, assim como o bom jogo aéreo. Outro dos seus pontos fortes, é a forma como sobe no terreno com a bola dominada.
Imagem: www.futeboleuropeu.com
Daniel Carriço confirma-se como uma certeza
Publicada por
Futebol
terça-feira, 27 de outubro de 2009
0 golos