Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Ocorreu um erro neste dispositivo

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

De leão ao peito

Publicada por Futebol sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O clássico dos clássicos

Num jogo com a história do clássico de sábado e em que a minha geração já viu acontecer de tudo, alguém seria capaz de arriscar um prognóstico, sem que o mesmo não passe de mero palpite ou expressão de uma vontade, e, por isso, logo descredibilizado?


Uma vez desmistificada também a ideia de que “ganha quem está pior”, o que poderão esperar os Sportinguistas do derby, quando o seu “adversário dilecto” se apresenta em Alvalade com 12 pontos de avanço, e referido por muitos como o grande favorito à conquista do campeonato?


Não me parece que sejam de valorizar muito os diferentes resultados obtidos no pretérito fim-de-semana. Os homens da Caparica, pese o brio, não constituíram avaliador de valor certificado, pelo que, pouco mais representará que um placebo. A vitória do Vitória, e consequente eliminação encarnada, pode ter feito crescer a suspeição sobre a sua capacidade de vencer a adversidade, porque as derrotas, e sobretudo as eliminações, não são conhecidas como reconstituintes. Não parece é que se possa, com isso, contar com um adversário vencido.


Do Benfica de Jesus já se conhecem quase todos os milagres. A palavra justifica-se, olhando para a diferença de categoria verificada com a nova liderança técnica, e que não pode ser explicada de forma primária com o dinheiro gasto no defeso. Do Sporting de Carvalhal sabe-se apenas que ele quer mudar. Se as mudanças serão consequentes, se serão bem interpretadas e aceites, e se houve tempo para as consolidar, são as grandes questões que se colocam. Essa pode ser também a grande oportunidade, uma vez que é a táctica e a técnica que ditam, quase sempre, os vencedores. Uns pós de sorte ajudam quem pelo menos tenta.


Que seja o bom futebol a resolver a contenda. O futebol português precisa dos grandes clássicos, bem jogados, e que a espectacularidade não se resuma a repetições, até à exaustão e à náusea, de super-slowmotions de erros de arbitragens. A polémica, essa terá sempre que existir. Ela em si é um clássico dentro do clássico. Mas que a sua importância não se sobreponha aos golos e à execução técnica dos artistas. Afinal é por eles que se encherá Alvalade. Mentiria se dissesse que não quero muito que o Sporting ganhe. Como sempre em especial desta vez, porque é próximo e porque seria uma das mais importantes vitórias dos últimos tempos.


*crónica escrita para o Futebol "O desporto rei" , pelo "ANortedeAlvalade", no âmbito da parceria em vigor.

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".