Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

League of Ireland 2009 - a análise

Publicada por António Fonseca sábado, 14 de novembro de 2009

Terminou, há alguns dias, a Liga Irlandesa.

Sendo uma das menos competitivas da Europa (35ª no ranking da UEFA 09/10), mas a melhorar (30ª em 2010/2011), ainda assim teve a particularidade de, ao seu nível, ser emotiva como muitos gostam, com as suas 10 equipas a provarem que são o número ideal para a dimensão de um país onde, apesar de tudo, o futebol não é o desporto rei.

Assistimos a uma revalidação do título do Bohemians, equipa de Dublin que até ao fim lutou pelo seu 11º título com os vizinhos do Shamrock Rovers, que procuravam o 16º. Os Bohs (que venceram também a taça da liga) lideraram grande parte da época, pareciam inquestionáveis vencedores e preparavam-se para repetir os 19 pontos de avanço da época transacta, mas viram-se subitamente num momento de aflição com uma série de maus resultados e acabaram mesmo por perder a liderança para os rivais. No final, foram duas derrotas e um empate dos Hoops (SR) que não estavam nas previsões, e quatro vitórias consecutivas dos campeões que projectaram a revalidação do título.
Foram mesmo as duas melhores equipas, que discutiram entre si e até ao fim um título que à partida tinha como outro destinatário o Derry City, que acabou por ser uma das maiores decepções da época terminando em 4º lugar, tal como foi o St. Patrick's que terminou em 7º.

Um bom campeonato fez também o Cork City, que fechou o pódio. O Dundalk, recém-promovido, terminou em 5º lugar, o que é óptimo para quem queria evitar a descida, e o Galway United que, tendo o mais baixo orçamento, concluiu a prova em 8º e garantiu a permanência. O Sligo Rovers cumpriu (6º lugar) e ainda pode vencer a Taça da Irlanda contra o Sporting Fingal da League One, e o Drogheda, campeão em 2007 mas em derrocada total, lá conseguiu evitar a descida de divisão, coisa que o Bray Wanderers ainda não conseguiu, pois disputa actualmente o play-off para a manutenção com o tal Sporting Fingal da League One que discutirá a final da Taça daqui a dias.Os meus destaques da época, a nível de jogadores, vão para o ponta de lança Gary Twigg do Shamrock que apontou 24 golos em 34 jogos, o médio Killian Brennan e o avançado Jason Byrne do Bohemians que aguentaram um época quase inteira em campo e marcaram juntos 25 golos.


Alinhar ao centro

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".