Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

A Lyga (Lituânia) - Ekranas campeão

Publicada por António Fonseca quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Na Lituânia, e enquanto ainda se disputa a Taça, faz-se o balanço de uma das ligas cada vez menos interessantes da Europa (a 33ª, segundo o ranking da UEFA).
O campeão deste ano foi, à semelhança da época passada, o Ekranas Panevezys, graças a uma ponta final muito positiva e fortuita onde somou 4 vitórias nos últimos 4 jogos, contra apenas 5 pontos do Vetra Vilnius. Os 7 pontos de diferença amealhados foram suficientes para vencer o campeonato, já que a diferença entre os dois primeiros cifrou-se em 6 pontos.
Pode-se dizer, então, que o Ekranas foi um campeão favorito, mas no fundo com surpresa. Ainda hoje os adeptos do clube da capital Vilnius devem estar a tentar perceber como perderam um título praticamente adquirido, e que seria o primeiro da sua ainda curta história (fundado em 1996).

O campeonato deste ano também ficou marcado pelo facto do segundo classificado da temporada passada, e clube mais laureado desta républica báltica - o FBK Kaunas, onde treinou José Couceiro há pouco tempo atrás - ter sido despromovido para a 3ª divisão após escândalos de corrupção com arbitragens.
Muito mau para o futebol báltico e de certa forma em linha com muita polémica que vai assolando essa Europa fora à volta da temática da corrupção. Recorde-se que o Kaunas ainda há pouco tempo mostrou-se à Europa vendendo cara a sua eliminação do play-off da Liga dos Campeões frente ao Glasgow Rangers.
Tudo parecia ter-se tornado mais fácil para o anterior campeão, mas a verdade é que foi um fecho de época absolutamente estranho que lhe assegurou a repetição do feito da época passada.
Valdas Trakys, o seu atacante referência, de 30 anos e por12 vezes internacional pela Lituânia (e ainda chegou a jogar parte da carreira na segunda divisão alemã), foi de longe o jogador mais valioso, com 19 golos marcados, onde se incluem os 2 tentos que na última jornada foram cruciais na vitória por 1-2, em casa do...... Vetra.

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".