Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Um grande jogo, duas equipas Grandes

Publicada por Tiago Nogueira domingo, 1 de novembro de 2009

O Sporting de Braga entrou, de facto, muito bem no jogo de ontem à noite, todos os jogadores demonstraram uma agressividade e uma disponibilidade em prol da equipa enorme com vista a dificultarem o processo ofensivo da equipa forasteira. O aparecimento do golo marcado por Hugo Viana bastante cedo no jogo permitiu ao Braga fazer o tipo de jogo que tanto gosta, defendendo bem e partindo para ataques rápidos de forma ainda melhor, foi também bem visível que esse golo condicionou de certa forma a equipa da Luz, que foi um pouco abaixo no que toca ao aspecto emocional. Hugo Viana, o melhor jogador em campo, tem uma qualidade de passe e uma visão de jogo impressionantes, é ele o grande impulsionador dos ataques rápidos e em profundidade da sua equipa, denotando claras facilidades para colocar a bola em perfeitas condições nos pés dos seus colegas e fá-lo para qualquer zona do terreno!

Foi evidente que a equipa da casa para escapar ao pressing altíssimo do adversário tentou, constantemente, variações de flanco rapidíssimas com o intuito de procurar homens sem marcação e de criar desequilíbrios com mais precisão e segurança. Javier Saviola fez um jogo brilhante, pena não conseguir aguentar os 90 minutos ao mesmo ritmo, mas ao contrário de muitos outros encontros disputados na época actual o seu “parceiro ideal” para realizar triangulações e para desequilibrar em posse esteve bastante abaixo do que lhe é exigido, Pablo Aimar falhou inúmeros passes e não conseguiu entrar verdadeiramente no jogo entre-linhas dos encarnados, não dando o “perfume” já habitual e importante ao jogo da sua equipa, falando neste aspecto é também necessário dar mérito à equipa orientada por Domingos Paciência que ocupou os espaços do seu meio-campo de forma magnífica, contribuindo para isso a grande garra e o grande empenho dos seus jogadores. Este bloco defensivo bem organizado e posicionado tornou grande parte das acelerações dos jogadores encarnados previsíveis e banais!

Foi também possível verificar que nos lances de bola parada a equipa de Jorge Jesus não esteve como tem estado habitualmente. Sinceramente, não consegui entender o objectivo do posicionamento dos jogadores do Benfica nos cantos durante a segunda parte, verificou-se sempre a cobrança para junto do primeiro poste e eu só identificava jogadores bracarenses nessa mesma zona. No primeiro grande teste a nível nacional, o Benfica perdeu, ao passo que para o Braga este era o teste que faltava, se esta equipa continuar a ter esta maturidade e esta personalidade então teremos mais um candidato ao título. Não quero com isto tirar mérito ao que o Sport Lisboa e Benfica tem feito de muito bom até aqui, mas esta era a grande prova para os bracarenses e mesmo enfrentando um adversário muito moralizado, bem organizado e com jogadores capazes de fazerem a diferença o Sporting de Braga esteve impecável. Convém também não esquecer que ainda estamos na 9ª jornada, mas uma coisa é certa, o Braga tem apenas dois pontos perdidos e já ganhou aos três grandes. Para terminar, deixo aqui um agradecimento às duas equipas por terem protagonizado um jogo tão interessante em que o Benfica não jogou nada mal, mas teve pela frente um adversário mais inteligente e mais eficaz!

3 golos

  1. Nogueira, concordo em especial com o agradecimento às equipas. O jogo foi ofegante.
    O Benfica perdeu, mas não deixou de jogar com muita garra.
    Os adeptos, nesse aspecto, penso que podem manter o espírito positivo com que andam. O Braga foi muito equipa, e beneficiando de começar a ganhar, mostrou uma capacidade de gerir os vários aspectos do jogo (incluíndo os ânimos)muito sóbria.
    Continuo a pensar que o SC Braga não tem plantel para se assumir como candidato ao título. Sê-lo-á, na minha opinião, se os seus adversários vacilarem em demasia. O FC Porto já começou. O Sporting.....já não me parece contar. Mas este Benfica, não me parece que vá tropeçar tão cedo.
    Mas como o jogo de futebol é uma certeza de imprevisibildade, e há quase uma década atrás também todos menosprezavam o Boavista, já não aposto em nada....

     
  2. António, só concordas com o agradecimento? (a)

    Sem dúvida que o Braga está muito forte, mas eu acredito desde o início no Benfica de JJ, por variadíssimas razões que aqui já fiz questão de transmitir!

     
  3. Nogueira: eu escrevi "em especial com o agradecimento". Ou seja, com tudo, mas especialmente nesse aspecto. Especialmente, porque futebol de qualidade é algo que parece uma raridade na nossa liga...
    E pelo que vou lendo dos colunistas, não sou o único a pensar assim, infelizmente.
    Venham muitos e muitos mais jogos destes.
    E continuem as excelentes crónicas e comentários. São um regalo para os adeptos do desporto rei.

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".