Dundee é uma cidade pequena, apenas a quarta maior da Escócia (cerca de 150.000 habitantes), mas alberga um fenómeno no mundo futebolítico: Tem dois clubes, cujas casa estão separadas por apenas 160 metros.
O Dens Park (do Dundee FC) e o Tannadice Park (do Dundee United) são provavelmente os dois estádios mais próximos, pelo que não é difícil imaginar a rivalidade que tal causa, ainda que nos dias de hoje os clubes estejam a competir em divisões distintas.
O Dens Park (capacidade para 11.200 pessoas) existe desde 1899, e foi palco para a maior conquista da história do Dundee FC, o longínquo título de 61/62. Entretanto, o Dundee FC também conquistou 1 taça da Escócia e por 2 vezes foi semi-finalista em competições europeias. Por lá, na época 2000/2001, os adeptos puderam apreciar o futebol da estrela mundial mais popular que vestiu a camisola do clube: Claudio Canniggia.
No Tannadice (capacidade para 14.200 pessoas), o Dundee United viu desde 1909 ser escrita uma história muito parecida com a do seu rival. Também foi apenas uma vez campeão (1982/83), tendo vencido também apenas uma taça da Escócia.
Apesar da rivalidade, onde até o número de títulos são os mesmos, já esteve mais longe a hipótese de fazerem um estádio conjunto, com melhores condições para todos. Contudo, a ideia esbarrou na hipótese da Escócia albergar uma grande competição europeia, razão pela qual faria sentido construir novos estádios.
Sendo assim, também não se perde tudo. A cidade vai continuar a poder deliciar-se com a rivalidade própria de tão próximos vizinhos, adetos a frequentar os mesmos bares circundantes e a vangloriar-se dos melhores feitos perante a desgraça alheia. Um estádio em comum nunca será a mesma coisa.
Por agora, uma divisão separa o interesse real da rivalidade. Mas os grandes dias parecem estar para breve. O Dundee FC, actualmente a militar na First Division para onde caiu há 5 épocas atrás, lidera o seu campeonato e tudo aponta que na época que vem faça companhia aos grandes da Escócia, e muito particularmente ao seu eterno rival o United.
Enquanto neste país, parte do Reino Unido, parece não haver vida para lá da ancestral rivalidade Celtic/Rangers, a verdade é que na sombra desta Old Firm mora ainda uma outra rivalidade. A rivalidade do vizinho do lado. A rivalidade de Dundee.
Muito giro e interessante, António Fonseca.
Mas creio que os vizinhos mais próximos ainda serão em Nottingham. O City Ground, do Forest, dista cerca de 100 metros em linha recta do estádio do Notts County. Estão face a face um do outro, apenas separados por um pequeno rio em cujas margens se situam os dois estádios. Obviamente, nas imediações há uma ponte a fazer a ligação, mas em linha recta, eu que já lá estive (tal como em Dundee), não deve ser mais de 100 metros. Em Nottingham.
Um abraço