Há dias publiquei um post sobre a rivalidade de Dundee, ao qual um dos nossos mais estimados leitores respondeu salientando a rivalidade de Nottingham.
Obviamente, coloquei mãos à obra para verificar, afinal, qual das cidades rivais tem os estádios separados por uma menor distância, e onde a rivalidade aparenta ter melhores condições para nidificar.
Neste aspecto, Dundee ainda bate Nottigham pois, de facto, os 160 metros de distância entre os escoceses batem os 230m que separam o Meadow Lane (Notts County) e o City Ground (Nottingham Forest), isto para além do Rio Trent a separá-los.
De resto, a dimensão dos clubes também é diferente. A distância que os separa, entre escalões das respectivas ligas, é substancialmente maior nos ingleses. Enquanto até há bem pouco tempo os escoceses competiam lado a lado na sua primeira liga, os rivais de Nottingham já não partilham a mesma divisão há bastantes anos, tendo se encontrado pela última vez em 1994. O County milita na League Two, e o Forest no Championship (2 divisões de diferença).
O melhor que o County conseguiu foi militar na divisão maior alguns anos e vencer uma Taça de Inglaterra no muito longínquo ano de 1894. Já o Forest foi 2 vezes campeão europeu, 1 taça intercontinental, 1 supertaça europeia, 1 vez campeões de Inglaterra, 2 taças de Inglaterra e 4 taças da Liga.
Talvez por esse motivo, os adeptos do Notts Co se reportem aos rivais como arrogantes e beneficiados pela cobertura mediática, enquando os adeptos do Forest se vão referindo aos rivais como "little brothers" e reforçando que a rivalidade é de sentido único e, por esse motivo, é considerada amigável.
Contudo, há bons motivos para aproximar o caso de Nottingham ao caso de Dundee.Os clubes ingleses estão entre os mais antigos do mundo (Notts Co, 1862; Forest, 1865), pelo que estão na história deste desporto.
Das 93 vezes que se encontraram a título de competição, as coisas foram muito equilibradas, com vantagem de 39 vitórias, 24 empates e 30 derrotas para o Forest.
O City Ground tem capacidade para 30.600 pessoas, e o Meadow Lane para 20.000. Comparativamente aos estádios de Dundee, estes são bem maiores, o que imagino que localmente projectem uma sensação de maior proximidade.
Estamos perante os dois casos de maior proximidade entre estádios no Reino Unido.
O palmarés, contexto de participação e história fazem com que Dundee seja um caso mais "sui generis" pela proximidade entre clubes, num mesmo escalão elevado de competição.
Nottigham (300.000 habitantes) é uma cidade maior que Dundee (150.000), mas nem por isso muito maior, o que dá aos escoceses, na minha opinião, ainda mais um ponto a favor.
Uma vitória cheia de emoção...e irritação!
Há 6 horas
Muito bem, estou elucidado. Parabéns António. (mas o rio fica mesmo bem em Nottingham, não fica?)