Lionel Messi foi eleito o Futebolista do Ano para a FIFA, em Zurique, na Suíça. "É muito bom ter o reconhecimento dos colegas de outras selecções", afirmou o jogador de 22 anos.
Época sensacional
O avançado argentino, vencedor da Liga espanhola, Taça de Espanha e UEFA Champions League com a camisola do Barcelona na última temporada e que, já nesta época, acrescentou a conquista da SuperTaça Europeia e do Mundial de Clubes, arrecadou o último troféu de 2010, apesar da concorrência de Xavi Hernández, Andrés Iniesta, Kaká e Cristiano Ronaldo, vencedor do ano passado. "Primeiro que tudo, quero agradecer a todos os meus colegas que votaram, pois é uma enorme honra receber este prémio", disse o atacante, que já recebera a Bola de Ouro no início do mês. "É muito bom ter o reconhecimento dos colegas de outras selecções. Quero agradecer e partilhar este prémio com os meus companheiros de equipa. Esta é a melhor maneira de terminar um ano fantástico para o Barcelona, para os meus colegas e para mim. Muito obrigado".
Robson homenageado
A gala premiou ainda a avançada brasileira Marta, que joga na equipa sueca do Umeå IK, com o quatro troféu consecutivo como Futebolista Feminina do Ano para a FIFA. Houve ainda espaço para o organismo que tutela o futebol mundial homenagear, a título póstumo, o antigo seleccionador da Inglaterra Bobby Robson, falecido em Julho, aos 76 anos, entregando à sua esposa, Elsie Robson, o Prémio Fair Play da FIFA.
Equipa do Ano da FIFA/FIFPro
Messi foi ainda um dos quatro jogadores do Barcelona escolhidos para a Equipa do Ano da FIFA/FIFPro. A lista completa é: Iker Casillas (Real Madrid CF), Dani Alves (FC Barcelona), Patrice Evra (Manchester United FC), John Terry (Chelsea FC), Nemanja Vidić (Manchester United FC), Xavi Hernández (FC Barcelona), Andrés Iniesta (FC Barcelona), Steven Gerrard (Liverpool FC), Cristiano Ronaldo (Real Madrid CF), Lionel Messi (FC Barcelona), Fernando Torres (Liverpool FC). Refira-se ainda que o fantástico remate de longe de Cristiano Ronaldo frente ao FC Porto, a contar para a UEFA Champions League, foi eleito o melhor golo do ano.
A votação dos utilizadores do uefa.com escolherem a Equipa do Ano de 2009 continua até 8 de Janeiro de 2010 e os adeptos podem votar nos melhores de entre uma lista de 60 jogadores e treinadores que mais brilharam nos últimos 12 meses. Clique aqui para votar.
0 golos