As nomeações de árbitros, tal como o escalonamento dos jogadores titulares de uma equipa, são algo que devemos entender como parte de um processo de gestão de um grupo (árbitros) por parte de quem (nomedor) sabe quais dos elementos desse grupo estão em melhor forma num determinado momento.
Havendo critérios definidos internamente na Comissão de Arbiragem da Liga, que muitas vezes não são claros e perceptíveis para os demais, esta nomeação parece obedecer a um critério simples e óbvio: Nomear o árbitro que, em teoria, é o mais qualificado que está disponível.
Dos árbitros internacionais, e utilizando os níveis em que os nossos árbitros estão colocados na UEFA e FIFA, o Lucílio Baptista é neste momento o nosso 3º árbitro mais categorizado. Uma vez que Olegário Benquerênça se encontra indisponível por doença e Pedro Proença dirigiu recentemente o outro derby (ambos do grupo de Elite da UEFA), o nome do árbitro setubalense (1ª categoria da UEFA) surge como a nomeação mais “segura” para este importante jogo.
Boa sorte à equipa de arbitragem e que os atletas colaborem para que seja um excelente jogo de futebol.
Texto escrito pelo bloguer RefereeTip Manager, na sequência da parceria em vigor.
0 golos