No jogo mais esperado da 14ª jornada da Liga Sagres, o Benfica recebeu e (con)venceu frente ao FC Porto (1-0), terminando assim o ano "lado a lado" com o Sp. Braga na liderança do campeonato. O tento dos encarnados foi marcado pelo oportuno Saviola, que materializou em golo o domínio encarnado na primeira parte (excepção feita aos primeiros 5m).
O FC Porto apresentou-se na Luz na máxima força, ao contrário do Benfica, mas desengane-se quem esperava um Benfica debilitado. Se Jorge Jesus surpreendeu ao lançar o jovem Urreta (boa surpresa) na esquerda do ataque encarnado, Jesualdo Ferreira fez algo a que já nos habituou ao longo dos tempos e trocou um médio criativo e capaz de pegar na equipa, preferindo dar força e consistência ao meio campo azul e branco, assim sendo Belluschi ficou no banco e Guarín foi o escolhido. O relvado estava pesado e pode perceber-se que tivesse passado por aí a escolha, mas a verdade é que este FC Porto sem Belluschi está longe de ser a mesma coisa. Na frente de ataque Rodríguez entrou para o lugar de Silvestre Varela, a ideia podia ser boa mas do avançado uruguaio só vi a mão dentro da área azul e branca, mão essa que só Lucílio Baptista não viu. Ainda no Benfica, tal como se esperava e Jesulado já tinha afirmado, Ramires jogou na direita. No meio apareceu Carlos Martins, que substitui Airmar, de fora por lesão, tudo somado e quem esperava muitas mudanças face às contrariedades conhecidas, JJ não inventou e terá começado aqui a construir-se a vitória encarnada.
Quanto a jogo jogado, foi o FC Porto quem entrou melhor, mas durou apenas 5m essa superioridade, aos poucos o Benfica começou a aparecer no jogo, a ter mais bola, a criar algumas dificuldades aos dragões e à passagem dos vinte minutos, Saviola aparece cara a cara com Helton e não desperdiçou a oportunidade de colocar o Benfica em vantagem. O golo nasce de uma jogada se insistência do ataque dos encarnados, Cardozo esteve perto de marcar mas Álvaro Pereira salvou em cima da linha de golo, a defesa portista aliviou mas David Luiz insistiu e a bola sobrou para Saviola, o resto já se sabe... O Benfica confirmava assim a superioridade que já vinha a demonstrar e a mesma durou até ao intervalo. O FC Porto tentava sair mas os encarnados estavam melhores e a pressionar no meio campo azul e branco, obrigando assim os azuis e brancos a cometerem muitos erros na sua transição, aproveitava o Benfica para recuperar a bola.
Na segunda parte, JF fez entrar Varela para o lugar de Guarían e o FC Porto entrou com outra disposição. Os azuis e brancos passaram a jogar no meio campo adversário, sem no entanto conseguir criar oportunidades de golo, muito por culpa de um Benfica que respirava confiança e sabia defender bem a vantagem. O FC Porto criou apenas duas ocasiões de perigo e de fora de área, o que diz bem das dificuldades em criar desequilíbrios. Álvaro Pereira foi o primeiro a tentar, um remate forte a que Quim respondeu com qualidade. Depois foi Raúl Meireles a chutar de fora da área, a bola bate num defesa do Benfica e muda de direcção, traindo Quim, no entanto a bola saiu ao lado do poste da baliza do guardião encarnado.
Até final o resultado não viria a sofrer alterações, os dois treinadores mexeram nas respectivas equipas, JF colocou Beluschi e Farías para tentar anular a desvantagem no marcador, já JJ refrescou o meio campo, entretanto perdido pela falta de condição física.
Resumindo, viu-se um Benfica de grande nível, não que tenha rubricado uma excelente exibição do ponto de vista técnico (o relvado também não permitia às duas equipas), mas esteve sempre melhor tacticamente e trabalhou muito, soube defender quando foi necessário e nunca se encolheu. No final do jogo alguns elementos do FC Porto disseram que foi um jogo menos conseguido, mas "esqueceram-se" de dizer que tal deveu-se à boa prestação do adversário. Os azuis e brancos não conseguiram mostrar na Luz, a ascensão que vinham a fazer nas últimas jornadas.
Outros resultados da 14º jornada:
Sexta-feira:
Paços de Ferreira-Sp. Braga, 0-1Sábado:
Vit. Guimarães-Rio Ave, 1-0
Naval-Sporting, 0-1
Domingo:
Nacional-Académica, 4-3
U. Leiria-Belenenses, 1-0
Vit.Setúbal-Marítimo, 3-2
0 golos