Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Alto Potencial

Publicada por Futebol quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Jovens promessas são chamadas a competir no escalão acima para serem testados em ambientes mais exigentes.

A recente explosão de SÉRGIO OLIVEIRA – que ficou blindado por uma clausula de rescisão de 30 milhões de euros – começou a ser trabalhada na temporada passada. Apesar de ser Sub-17 foi colocado a titular em vários jogos do Campeonato Nacional de Juniores e da Liga Intercalar, marcou golos e confirmou a sua maturidade. Sérgio Oliveira é um bom exemplo de um jogador de elevado potencial, colocado a jogar num escalão acima do seu para melhor se conhecerem os seus limites.

DIEGO LOPES é Sub-16 mas é já uma referência da equipa junior do Benfica. A constatação deste "diamante" levou os responsáveis encarnados a colocarem o jovem jogador no plantel de Diamantino Miranda. Começou como suplente, entrou bem sempre que foi chamado e contra o Marítimo foi titular e decisivo: na vitória por 4-0 assistiu NÉLSON OLIVEIRA por duas vezes. Diego Lopes, que foi o melhor jogador do campeonato nacional de iniciados da temporada passada, já não tinha espaço nos Sub-17: em 10 jogos marcou 22 golos. E o seu talento não passou ao lado de Jorge Jesus, que já o chamou para participar em alguns treinos da equipa principal.

Esta medida não é, contudo, inédita no Benfica. Na temporada passada foi Sancidino Silva, na altura Sub-15, quem foi chamado à equipa de Sub-17 onde se impôs como titular como extremo-direito . Foi dos melhores da fase final e marcou inclusive um golo ao F.C. Porto no Olival. Quem lhe segue as pisadas, esta época, é Valdomiro Lameira também conhecido como "Estrela". É Sub-15 mas actua pela equipa de juvenis, sendo inclusive o portador da camisola 10, algo que não deixa de ser curioso dado que na temporada passada foi trinco.

Na equipa de Sub-15 do Sporting da época passada dava nas vistas uma dupla de centrais de invulgar solidez: TOBIAS FIGUEIREDO e ERIC DIER. O primeiro saltou para a ribalta pouco tempo depois, com o Manchester City a garantir direitos de preferência sobre o seu passe no âmbito da transferência de Felipe Caicedo para Alvalade. Mas Eric Dier não lhe ficou atrás: o jogador inglês – vive em Portugal desde os seis anos – estreou-se na Liga Intercalar com apenas 15 anos e logo frente ao Benfica. Ambos deram o salto de escalão: são titulares da equipa de Sub-17 juntamente com ARMINDO BANGNA "BRUMA", antigo colega de equipa em Sub-15. Mais abaixo há mais jogadores leoninos a serem "puxados": JOSÉ POSTIGA e BRUNO WILSON, que são Sub-14, não raras vezes têm jogado pelos Sub-15 com rendimento muito regular.

No F.C. Porto fazem-se já algumas selecções. O lateral esquerdo Tiago Bragança viu recompensadas as suas boas exibições ao serviço dos Sub-17 com uma chamada à equipa de Sub-19 no encontro frente ao Rio Ave. Também o médio-centro Tozé, habitual "maestro" dos Sub-17, participou no mesmo encontro e exibiu-se a bom nível. Nos Sub-15 o grande destaque da época tem sido João Graça. O médio-centro, que começou no Boavista, foi chamado aos Sub-17 para jogar frente ao Trancoso e não se fez rogado: uma assistência e um golo para uma estreia em cheio! Nos dragões, o bom trabalho feito ao nível de guarda-redes tem dado frutos e não passa ao lado da equipa sénior: Tiago Maia e Rafa, dos Sub-19, e ainda KADU, dos Sub-16, já foram chamados aos treinos da equipa principal.

O Vitória de Guimarães deu recentemente a conhecer, na Taça Vila dos Campeões, mais um bom produto das suas camadas jovens. O defesa central Ricardo Carvalho, que é Sub-14, tem estado em óptimo nível em Sub-15 ao ponto de ser considerado como uma das referências da prova.

Texto: Gil Nunes
In: Academia de Talentos

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".