Realizaram-se ontem sete, dos oito jogos da 5ª eliminatória da Taça de Portugal, jogos esses onde os "favoritos" não deixaram os seus créditos por mãos alheias e garantiram a passagem aos quartos-de-final da prova.
Comecemos pelo FC Porto, que venceu o Belenenses na lotaria das grandes penalidades, após empate a duas bolas no final dos 120m. Num jogo com dificuldades "inesperadas" para os actuais detentores do troféu, o brasileiro Lima colocou o Belenenses em vantagem logo aos 11 minutos, aproveitando uma saída precipitada de Beto. Ainda os de Belém festejavam e já o inevitável Falcao empatava (13m), num belo remate cruzado. Já na 2ª parte, Lima iria bisar e colocar de novo o Belenenses em vantagem (79m), com um excelente remate fora de área. Tal como na primeira parte, o FC Porto respondeu de pronto, mas agora por Cristian Rodriguez (84 m), que viria a ser expulso já no prolongamento.
Chegadas as grandes penalidades, foram precisos 30 remates, até ser encontrado um vencedor, o FC Porto.
Em Alvalade, o Sporting venceu o Mafra por 4-3, num jogo em que Carvalhal fez descansar alguns dos titulares. Sem fazer um grande jogo, a equipa leonina controlou bem as operações e esteve a vencer por 4-1, até a oito minutos do final, contudo o chinês, Zhang, aproveitou da melhor maneira algum relaxamento do Sporting para marcar dois golos e ficar na história do jogo como o herói do Mafra, ao apontar um hattrick (16m, 82m, 91m) frente aos leões. Pelo Sporting marcaram Matías Fernandez (g.p. 14m), Carriço (36m), Saleiro (44m) e Yannick (47m).
O Sp. Braga deslocou-se ao reduto do Freamunde e venceu por 3-1. Os bracarenses foram os primeiros a marcar, por intermédio de Filipe Oliveira, empataram os da casa à passagem do minutos setenta, por Bertinho. Durou pouco a festa do Freamunde, uma vez que volvidos dois minutos, Moisés fez o 2-1, após assistência de Hugo Viana. O terceiro e último golo do Sp. Braga foi marcado por Matheus, à passagem do minuto setenta e nove.
Em Vila do Conde, Rio Ave e V. Guimarães empataram a duas bolas no tempo regulamentar, tendo por isso de se recorrer ao prolongamento. Terminado o prolongamento e sem que este tivesse definido um vencedor, o jogo seguiu para as grandes penalidades, onde a formação vilacondense saiu vencedora por 4-2.
A Naval venceu os Aliados do Lordelo por 1-0, num jogo bastante difícil para os pupilos de Augsuto Inácio e com o único golo a ser apontado por intermédio de Daniel Cruz, estavam decorridos 74m de jogo.
Tal como na época passada, o Paços de Ferreira foi vencer à Choupana, desta feita por 2-1, afastando assim o Nacional da Maderia. Os forasteiros foram os primeiros a marcar, por intermédio de Maykon, estavam decorridos 46 minutos. À passagem do minuto 81, os insulares empataram por Leandro Salino, mas cinco minutos volvidos Pizzi fez o 2-1, confirmando-se assim como um bom reforço para a equipa da capital do móvel.
Também na Madeira, o Pinhalnovense venceu o Camacha por 1-0, com Laurindo a apontar o tento solitário do encontro no início da segunda parte.
Falta ainda conhecer uma vaga na próxima eliminatória, entre Desp. Chaves e Beira-Mar, a disputar no próximo domingo.
O sorteio dos quartos-de-final está marcado para dia 25, segunda-feira.
Breve vista de olhos pela 5ª eliminatória da Taça de Portugal
Publicada por
Futebol
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
0 golos