Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Quais são os tipos de pressing?

Publicada por João Henrique T.L.C segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Existem três tipos de pressing:

Pressing Baixo: Defende-se perto da nosso gol, deixando o adversário ter o controle do jogo. Neste caso a nossa equipe, em termos ofensivos, adota uma estratégia de contra-ataque, visto que existe muito espaço nas costas da defesa do adversário.

Pressing Médio: Normalmente deixa-se o adversário sair jogando, mas evita-se que este ultrapasse o meio campo com a bola dominada. Nesta situação, o dominio é repartido e existe algum espaço quando a equipe recupera a posse de bola.

Pressing Alto: Defende-se o mais perto possivel do gol adversário. Impede-se que o adversário consiga construir o seu jogo. Nesta situação existe grande risco de contra-ataques adversários devido ao espaço existente nas costas da nossa defesa.

A utilização de um bloco baixo, médio ou alto nas ações coletivas de pressing poderão ser mais ou menos vantajosas consoante o entendimento de uma determinada forma de atacar, ou seja, não se mostra vantajoso a utilização de um pressing em bloco baixo se a equipe utiliza predominantemente o ataque posicional, neste caso o mais indicado seria o contra-ataque, visto a existência de um grande espaço para atacar nas costas da defesa adversária e a necessidade em fazer isso rapidamente para que a equipe adversária não se estruture defensivamente.

Para Amaral o pressing esta associado a forma como a equipe adversária constrói o seu ataque.

O pressing também esta associado as caracteristicas de nossa equipe e da equipe adversária, se a equipe inimiga circula bem a bola faz sentido utilizar um pressing alto para logo a recuperar e não ficar se defendendo nem se desgastando.

A utilização de um pressing baixo, médio ou alto também pode ser perspectivado por um prisma estratégico contextual, isto é, pode ser vantajoso atrair para o ataque, cedendo a posse de bola, uma equipe com dificuldades no momento de transição defensiva, no qual a estratégia se basearia em roubar a bola no nosso campo defensivo e se valer dessa falha de transição, para se tentar chegar ao ataque.

Mourinho em entrevista ao jornal A Bola justifica a utilização ou não do pressing alto, de acordo com as característica dos seus jogadores, ao revelar que depende da situação, e decifra: Quando se joga na frente com jogadores tipo Jankauskas ou Capucho, que não são jogadores propriamente muito rápidos em distâncias grandes, é importante pressionar mais alto, ganhar a bola no meio campo adversário de maneira a que esses jogadores joguem na zona onde são, de fato, mais perigosos. Por outro lado, se na frente tivermos jogadores tipo Derlei, Postiga ou Candido Costa, que são muito mais rápidos, se calhar é melhor não pressionarmos tão alto criando-se um pouco de espaço para a aceleração desses jogadores; deixando-se subir um pouco mais a defesa contrária.

Mourinho: Os jogadores chegaram a conclusão que preferem defender pressionando na primeira fase da construção do adversário... em dez/quinze metros [entenda-se pressionar alto], do que fundo juntarem as linhas atrás da linha de meio campo e fazerem investidas de trinta e quarenta metros para atrás e para frente em situação defensiva e em situação ofensiva.

Cruyff fala do pressing alto do Barcelona de Rijkaard: Parece que todos trabalham [entenda-se correm muito], mas na realidade correm muito poucos metros. Por isso estão aguentando tanto.

Referências Bibliográficas:

Uma "(des)baromatriz(acção)" concepto-comportamental da(s) zona(s) pressing. - Monografia de Abílio da Torre Ramos.

http://www.treinofutebol.net/images/Artigosfutebol/Marca%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20Zona.pdf - Site www.treinofutebol.net

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".