Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Benfica by GB (Blog Geração Benfica)

Publicada por Futebol quarta-feira, 7 de abril de 2010

Os lapsos de memória benfiquistas

É verdade! O GB não é politicamente correcto, nunca foi, nem nunca será, pelo que quando toca a "dar na cabeça" aos benfiquistas, também cá estou.

O que me traz hoje são os lapsos de memória e já nem vou falar do que se passa na nossa própria casa que, em vários momentos, deveria merecer mais cuidada reflexão. O que gostaria de trazer a lume são os esquecimentos a que os benfiquistas votam os temas que lesam o nosso clube de forma grosseira e rapidamente, com manobras a ajudar de um Sistema Corrupto, caem logo no esquecimento de todos.

Falo-vos das arbitragens grosseiras, como a recente em Braga; ou do caso Hulk que apenas é agora referido timidamente em descontentamento por alguns comentadores mais atrevidos; do túnel de Braga, que viu Cardozo punido por... nada fazer; ou os sumaríssimos que nunca saem da
gaveta a jogadores como Bruno Alves, Rodriguez e afins, entre outras coisas.

A comunicação social, por muito que a alguns pareça, não faz nada inocentemente. Diariamente chegam e passam informações que nunca chegarão a ser comunicadas... porque não dá jeito. Também diariamente se "inventam" noticias e não-assuntos de modo a que rapidamente se façam esquecer outros... e tipicamente estes "não assuntos" passam pelas transferências ou lamber o cu ao Benfica, que o povão tanto gosta.

O meu ponto reside na total incoerência nas atitudes dos benfiquistas, com o propagado desejo de justiça. Ainda hoje João Querido Manha escrevia no Record uma muito interessante comparação entre o caso Hulk e o de Guerrero no Hamburgo que mandou uma garrafa contra um adepto
que o insultara. O que na Alemanha teve uma atitude exemplar logo no imediato por parte do próprio clube - que não precisou que a Liga o penalizasse, nem o obrigasse a retratar-se publicamente - Em Portugal houve uma total vitimização do clube e hoje em dia destacam-se
diariamente as performances do jogador, como se entretanto o crime tivesse sido privar a Liga dos préstimos deste jogador.

Um claro exemplo de como um jogador que faz nem um terço do que fez Hulk é considerado um "criminoso" e alguém que foi um agressor efectivo e execrável é considerado uma... vitima.

A imprensa tem feito um papel importante para limpar a imagem deste jogador e não o faz por acaso... é fundamental defender a imagem do jogador e dar visibilidade sobre os seus feitos. Ao mesmo tempo a equipa que antes o odiava, joga agora para ele, com o objectivo de o valorizar e despachar... Tudo se conjuga e no final todos ganham com o dinheiro da transferência do jogador. E até lá, tudo vai caindo no esquecimento e não mais se lembram que um jogador que cometeu um acto de agressão punível com 6 meses e teve apenas 4 meses, acabou com miseráveis 3 jogos.

Há muitos exemplos destes, vários mesmo. Quem ainda se lembra da questão do Apito Final que colocou de forma vergonhosa o FCPorto na Champions? Quem se lembra das épocas de Rodriguez muitíssimo abaixo do que fazia no Benfica... e custou 7M€? Quem se lembra das punições a jogadores do Benfica em sumaríssimos, quando se assistem às agressões bárbaras de jogadores como o Bruno Alves quase semanalmente? E as escutas??? E há muitas, mas mesmo muitas outras coisas como estas e o esquema depois é sempre o mesmo:

A notícia é dada de forma leve e se possível não é alimentada nos dias seguintes, procurando-se imediatamente levantar em paralelo noticias que captem o interesse e atenção dos leitores e espectadores... insiste-se, aí sim, nessas noticias e rapidamente todos se esqueceram.

Todo o país fala no caso de Sócrates e da TVI... mas o que se passa no futebol tem uma dimensão muito superior por ser alargada a um sector que tem uma representatividade muito relevante sobre o PIB português e esse controlo é aplicado a TODOS, absolutamente todos, os órgãos de
comunicação social desportiva.

A tudo se chama manietação da opinião publica, sustentados na triste realidade de um futebol dominado por figuras que nele subsistem há mais de 25 anos e ganharam ao longo do tempo poder sobre todos esses órgãos de comunicação social desportiva. Entre essas figuras está, também, o líder de um grande grupo económico ligado aos média e que controla cerca de 80% da comunicação social, directa ou indirectamente.

Enquanto todos escolherem assobiar para o lado e construir as suas opiniões e atitudes com base no que vem nos jornais e é dito no decorrer dos relatos desportivos... apenas estarão a contribuir para que esta situação se perpetue no tempo e se adense cada vez mais. Como diz o povo, falar é fácil, ter atitude de mudança é que é pior.

Crónica semanal do blog GeraçãoBenfica para o Futebol "O Desporto rei"

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".