Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Fadiga Mental: Idéias em conflito

Publicada por João Henrique T.L.C sábado, 29 de maio de 2010

Há algum tempo, me peguei pensando sobre a questão da fadiga mental, do sistema nervoso central, resolvi então fazer uma pesquisa pela internet, professores e trabalhos que tratam da fadiga relacionados ao futebol. Encontrei bastante coisa e bastante divergência sobre o tema.

A PT - Periodização Tatica entende que a fadiga mental é gerada devido ao jogador ter que pensar e tomar a cada situação do jogo ou treinamento a melhor decisão. A P.T, inclusive, se baseia nessa questÃo para elaborar o microciclo de treinamento.

Então, o que ocorre é o seguinte: A periodização tradicional exacerba a dominante fisica e trabalha com cada dominante separadamente, sem os treinos "complexos" da Periodização Tatica e a questao de ensinar o jogador a decidir. Então fica a dúvida, os jogadores que não treinam em periodização tática não deveriam apresentar fadiga mental, haja visto que segundo esta periodização o que gera a fadiga mental é o pensar e o decidir.

Entretanto, a corrente da Periodização Tradicional considera que o que ocorre é que por alguns motivos os jogadores podem apresentar uma fadiga fisica e essa fadiga fisica irá gerar uma fadiga mental. Perceberam o conflito?

Sem contar essa discordância sobre a fadiga mental entre os dois modelos de Periodizacao do Treinamento, acredito, que exista ainda outro conflito.

A corrente da Periodização Tática acredita que a fadiga mental é a mais demorada para se recuperar, podendo levar de dois a três (ou quatro) dias para ocorrer a recuperação total do sistema nervoso central depois de atividades extremamente desgastantes mentalmente, como o jogo, que possui uma duração de uma hora e meia.

Não obstante, a medicina entende que a fadiga mental, normalmente, não ocorre em questão de uma ou duas horas em extrema concentração, entende-se que é necessário um longo tempo numa mesma atividade para que ocorra a fadiga. Fora isso, a medicina também concorda que a fadiga mental pode ser curada com apenas algumas horas de descanso, não necessitando nem de um periodo de vinte e quatro horas.

Ou seja, o tema da fadiga mental gera conflitos inicialmente entre a Periodização Tática e a Periodização Tradicional e posteriormente entre a Periodização Tatica e a Medicina.

É isso... continua tudo aberto.

Ps: Gostaria de me desculpar com os leitores por ter ficado mais de um mes sem postar, espero recuperar isso.

Ps2: Aproveitando a grande popularidade do blog, gostaria de saber se algum dos leitores poderia me informar, caso saiba, algum site (pode ser de qualquer lugar do mundo) onde eu possa comprar ou fazer o download do livro "A equilibração das estruturas cognitivas", do autor Jean Piaget. Fico agradecido.

Um grande abraco!

2 golos

  1. Boas!

    Bom post, era bom que as pessoas participassem para se poder discutir este tema.

    Coisas que acho que devem ficar claras.

    Na periodização convencional, os jogadores também são obrigados a pensar, a decidir, logo a fadiga do sistema nervoso central também ocorre, simplesmente... não é algo que seja "falado" já que ao separarem o jogador em técnica, táctica, física, também o separam em dominante psicológica.

    Fica cada coisa no seu cantinho.

    O que se passa na realidade, seja tendo em conta a periodização táctica ou a convencional, é que qualquer exercício tem... tudo.

    Já que o jogador, como pessoa que é, não é capaz de se dividir em gavetas.

    Agora a diferença entre as duas metodologias está nos objectivos que estão por trás da criação de exercícios.

    Enquanto que a periodização táctica se bazeia na complexidade, no treino dos principios, sub-principios, e sub-sub-principios do modelo de jogo ( e através desse trabalho, todas as "caixinhas da periodizaçao convencional são trabalhadas por arrasto ), a periodização convencional separa as coisas.

    Mas não consegue separar completamente, já que quando se esta a realizar um exercicio comum como a "peladinha", o treinador pode dizer que está a treinar táctica. Mas o físico, técnico e psicológico também lá está.

    Certo?

    Outra coisa falada no post tinha a ver com o tempo de concentração, sendo que os 90' não eram suficientes, tendo em conta o que dizem os médicos.

    Será que um profissional está apenas concentrado os 90' ? tendo em conta que muito provavelmente no dia anterior foi para estágio, deve ter estado a ver videos dos adversários, teve palestra de manha... almoçou em grupo, teve palestra antes do jogo, aquecimento blablablablbalba será que quando o jogo começa está com os niveis de fadiga do sistema nervoso central a 0% ? Não me parece.

    Bom post, espero ter acrescentado algo a questão, estarei atento =)


    Abrçao

     
  2. Professor Bruno valeu pela contribuicao....

    Eu nao atuo no futebol, apenas tento ler e estudar sobre futebol e tudo que lhe for relacionado... Entao sempre tive a impressao, devido as leituras, que a periodizacao convencional nao cobrasse a decisao nos seus jogadores, ou seja, que nos trabalhos "taticos" a coisa fosse mecanizada ou ate mesmo meio aleatoria, ate porque sempre me pareceu que possivelmente quem treina de acordo com essa metodologia nao tivesse um modelo de jogo. Entao me ee um pouco estranho a informacao de que na P.Convencional os jogadores tambem "pensem", mas como sei que o professor trabalha no futebol e sabe do que esta falando, obviamente vou considerar e era algo que realmente nao sabia.

    Quando o professor diz que a P.Convencional tambem nao consegue separar completamente, concordo. Mas sem duvidas ha um grande empobrecimento.

    Professor, em relacao ao ultimo paragrafo, tambem vejo parcialmente da maneira que voce muito bem colocou. A diferenca da minha ideia ee que nao creio que o que mais ira gerar fadiga antes do jogo seja os videos do adversario, a palestra, a prelecao ou o aquecimento, acho que mais do que estes, o que gera a fadiga o tempo todo nos jogadores ee a preocupacao em atuar bem, em nao ser vaiado pela torcida, do tecnico o manter como titular e gostar de sua apresentacao, de nao cometer nenhum erro grave, enfim, acho que o jogador fica preocupado demais, o que ee normal, em a cada treino, a cada jogo sentir que seu emprego esta garantido e que tera dinheiro para sustentar sua familia ao final do mes. Em jogadores jovens creio que isso ee ainda pior, porque caso a imprensa, diretoria, adeptos ou o treinador acredito que ele jogou mau em 2 ou 3 jogos ee possivel que ele encerre por ali sua carreira, ou seja, esse jogador jovem vive extremamente pressionado, se conseguir atuar bem vai se mantendo, se atuar mal e sair vai simplesmente virar pedreiro, motoboy ou qualquer outro emprego extremamente mau remunerado.

    Ate falo com um pouco de propriedade isso, porque curso o 2 ano do ensino medio e percebo que a escola me deixa realmente fatigado, mas nao ee por causa das 7 horas de aula, trabalhos, pesquisas ou qualquer outra coisa do tipo, o que me deixa fatigado ee o fato de ter a "obrigacao" de tirar boas notas, de recuperar pontos em materias em que nao estou bem e saber que caso nao consiga isso serei reprovado.

    Professor, claro que acrescentou muito a questao, a discussao... estamos nos comunicando, isso por si so esta fazendo com que eu aprenda com voce e voce comigo. Agradeco pelo comentario, sempre que desejar e puder por favor o faca aqui e no meu blog, assim como tambem faco no seu.

    Um abraco!

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".