A selecção de Portugal empatou em 0 a 0 com a selecção de Cabo Verde, na Covilhã, em jogo amistoso. O esquema tático de Portugal foi o 4-3-3, com dois meias e um volante.
Análise tática
O selecionado português enfrentou dificuldades em furar a defesa de Cabo Verde. A escalação de um meia-armador (Deco) e um volante improvisado na meia (Miguel Veloso) fez com que o meio-campo tocasse muito a bola mas não se aproximasse do ataque. Talvez a melhor alternativa fosse um meia-armador e um meia-atacante, alguém que também chegasse à frente conduzindo a bola. Presos na marcação de meio-campo, exageraram no toque de bola lateral. Claro que contra seleções mais fortes, esse esquema não poderá ser utilizado. Provavelmente, haverá uma variação para o 4-2-3-1. Destaque para a atuação de Fábio Coentrão, que improvisado como defesa-esquerdo, mostrou muita força no apoio ao ataque. No papel, Portugal tem dois meias-atacantes (Cristiano Ronaldo e Nani) que estão entre os melhores do mundo. Mas ainda Têm que confirmar essa condição.
A defesa de Portugal teve Paulo Ferreira como defesa-direito, Ricardo Carvalho como defensor pela direita, Bruno Alves como defensor pela esquerda e Fábio Coentrão como defesa-esquerdo. Como dissemos, Fábio Coentrão apoiou muito o ataque. Os demais defensores não comprometeram, mas também não foram exigidos.
O meio-campo teve Pedro Mendes como único volante de contenção. Deco (direita) e Miguel Veloso (esquerda) foram os meias. Os meias não penetraram e aproximaram-se pouco do ataque, abusando dos toques laterais. O meio-campo está muito lento se comparado à velocidade do ataque.
O ataque teve Liedson como centroavante, Cristiano Ronaldo e Nani como atacante pelos lados. Cristiano Ronaldo e Nani trocaram de lado muitas vezes para tentar confundir a marcação. Entretanto, não conseguiram fazer a bola chegar limpa para Liedson e afunilaram muito o jogo, tentando entrar na área pelo meio, não pelos lados.
Por Marcelo Costa, do blog Esquemas Táticos.
Portugal 0 x 0 Cabo Verde. Análise tática
Publicada por
Esquemas Táticos
quarta-feira, 26 de maio de 2010
1 Responses to Portugal 0 x 0 Cabo Verde. Análise tática
Enviar um comentário
No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).
esse cristiano ronaldo tem amania, o gajo nao passa de um serrano filho da puta que teve a sorte de ser descoberto por alguem ( ou entao oudou a dar o cu para chegar onde chegou) se esse monte de esterco jogasse mesmo nao tinham empatado com 0x0 hoje.
cabrão filho da puta edvia tar a recebersalario minimo para tar a jogar a bola