Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Rescaldo da 1ª Jornada no Mundial

Publicada por Anónimo quarta-feira, 16 de junho de 2010

Surpresa, surpresa... só mesmo hoje! Os favoritos ganharam (ou jogaram para ganhar) todos... só mesmo a Espanha sucumbiu contra, mais do que uma grande selecção... um grande treinador: Ottmar Hitzfeld.


Brasil, Argentina, Alemanha e Holanda venceram sem contestação. A vitória mais magra foi a da Argentina, mas apenas graças a um enorme Eneyama. Dos favoritos apenas a Itália empatou, mas jogou para ganhar e Espanha hoje caiu aos pés de Ottmar Hitzfeld, não tanto da Suíça.

Entre as selecções que se colocam ou são colocadas como favoritas fora deste grupo: Inglaterra, Portugal e França, as pálidas exibições na primeira jornada apenas confirmaram que dificilmente passarão do seu próprio estatuto e possivelmente cairão brevemente.

Assim, ao cabo da primeira jornada, no Grupo A, França e seus pares estavam apenas selados por empates, mas com pálidas exibições, destacando-se talvez apenas o Uruguai pela positiva (o que se confirmou hoje com a inapelável vitória sobre a África do Sul: 3-0). Se eu tiver que fazer uma previsão apenas com base na primeira jornada, aposto na passagem do Uruguai na liderança e da França em segundo lugar.

Olhando para os adversários dos 1/8 final, no Grupo B Argentina e Coreia do Sul contaram por vitórias os seus primeiros jogos, deixando a Nigéria e a lenta Grécia em maus lençóis. Dado que a Grécia mostrou um futebol pobre e defensivamente muito desorganizado, acredito que a luta será entre Coreia e Nigéria pela vaga de segundo posto para os 1/8 de final.

Caso as minhas previsões se confirmem, amanhã teremos a um jogo muito emotivo entre a rápida Coreia do Sul de Ji Sung Park e uma Nigéria muito forte fisicamente e com um guarda-redes que parece imbatível, como demonstrou perante Messi e Companhia.

Na Argentina, Lionel Messi, DiMaria e Higuain possivelmente não precisarão de se esforçar tanto para bater uma Grécia que quando se vê perante um jogo veloz apresenta grandes dificuldades, pelo que antecipa uma avalanche de futebol ofensivo da parte da Argentina e que colocará Tzorvas sobre enormes dificuldades. Se as minhas previsões finais estiverem certas, para os 1/8 de final talvez fique reservado um Argentina x França e um Nigéria x Uruguai.

Os outros dois jogos dos 1/8 de final serão entre as equipas dos Grupos C e D. Com excepção da Alemanha, que venceu a Austrália por 4-0, os demais jogos foram de uma qualidade bastante medíocre, com Inglaterra a empatar com os EUA no jogo de qualidade mediana e com a Eslovénia a surpreender a Argélia.

Caso a Eslovénia leve de vencidos os EUA na próxima jornada, aposto nessa selecção para a passagem aos 1/8 em conjunto com a Inglaterra que acredito vencerá a Argélia deixando-os desde já fora da corrida, apesar de praticarem um futebol moderadamente agradável.

No Grupo D a Alemanha deverá assegurar já a passagem à fase seguinte vencendo a Sérvia do excelente guarda-redes Stojkovic que estranhamente não tem lugar no Sporting, revelando-se claramente uma mais-valia na equipa sérvia que tem um nível qualitativo relativamente baixo. O Gana discutirá na próxima jornada o posicionamento para a passagem aos 1/8 de final, pois se vencer poderá ir para a última jornada (em que a Alemanha poderá descansar) já a precisar apenas de um empate.

Nos Grupos E e F, a estrela da companhia é claramente a Holanda que inaugurou o Mundial com um futebol muitíssimo agradável, veloz e capaz de entusiasmar, vencendo por 2-0 um adversário com aspirações a passar à fase seguinte, Dinamarca, mas que nunca esteve à altura dos Holandeses. No outro jogo do Grupo E, a surpresa foi mesmo a vitória do Japão perante uma competente selecção dos Camarões que, na minha opinião discutirão nas duas últimas jornadas, a passagem com a Dinamarca, sendo para tal decisivo já o próximo jogo precisamente entre ambos.

Novamente, olhando para a qualidade do jogo da primeira jornada, a Holanda passeará até aos 1/8 de final e talvez os Camarões os acompanhem no jogo contra os primeiros do Grupo F, que na minha opinião serão Itália e Paraguai sem sombra de dúvidas e acho que os respectivos jogos contra a Eslováquia e Nova Zelândia que me pareceram efectivamente não ter poder para acompanhar o jogo de Paraguaios e Italianos que disputaram um jogo muito interessante.

Para terminar chegamos aos encontros latinos: Brasil e Portugal num grupo, com Espanha e Chile no outro, tendo a primeira jornada revelado um intruso inesperado, a Suíça, e logo contra os super-favoritos espanhóis.

Apesar da derrota de hoje, não me parece que a Espanha irá sentir algum sobressalto para chegar aos 1/8 de final e duas vitórias contra Chile e Honduras permitirão passar no primeiro lugar, pois não sei até que ponto Ottmar Hitzfeld conseguirá que a Suíça consiga os três pontos junto a uma igualmente surpreendente selecção do Chile que hoje fez um bom jogo contra as Honduras.

No Grupo de Portugal, o Brasil jogou qb contra uma supersónica Coreia do Norte que, espero, tenha colocado Carlos Queiroz de sobreaviso perante a velocidade de jogo dos Coreanos. Apesar disso, o Brasil manteve sempre o jogo sobre controlo, esticando apenas quando foi necessário. Já Portugal e a Costa do Marfim disputaram um jogo pobre, sem chama e com a equipa com mais responsabilidades - Portugal - a apresentar uma significativa falta de ambição. Assim é complicado.

Posto isto, se no Grupo H aposto na Espanha e Suíça (pelo treinador), já no Grupo G Portugal terá que fazer muito mais e melhor para passar sendo que objectivamente considero os "elefantes" africanos com maiores probabilidades.

Em suma, talvez sinal dos tempos do futebol moderno, talvez fruto de muitas variáveis extra-futebol que cada vez mais dominam este desporto, as selecções proporcionaram, globalmente, um espectáculo mediano, muito dominado pelo receio de perder, facto que tirou espectacularidade aos jogos, o que também se pode considerar normal, perante o receio de entrar nesta competição com tanta visibilidade a perder.

Vamos então aguardar pela próxima jornada que, à semelhança de outras edições, já apresentou um resultado mais dilatado e com equipas a arriscar mais.

5 golos

  1. Goleiro Says:
  2. O excelente guarda-redes Stojkovic que estranhamente não tem lugar no Sporting, revelando-se claramente uma mais-valia na equipa sérvia, NÃO JOGA NO SPORTING PORQUE NÃO SÃO APENAS AS QUALIDADES TÉCNICAS QUE TÊM QUE SER LEVADAS EM CONTA. É este o motivo pela qual ele Stojkovic não joga no Sporting.

     
  3. Goleiro Says:
  4. Quanto ao resto, bom texto e parabéns ao blog pelo excelente trabalho realizado.

     
  5. Anónimo Says:
  6. um jogador e pago para trabalhar, nao para ter um feitio facil ou dificil, o stojkovic e o melhor a trabalhar na baliza do sporting, o problema e k somos portugueses e de brandos costumes....se um jogador diz um "ai" ja nao presta...enfim, mas paulo sergio, ve la, se quiseres nos trocamo lo pelo helton que e muito boa pessoa (ate toca cavaquinho e tudo, pena os frangos k ate mete do)...isto falando do stojkovic, porque se quiserem tambem trocamos o bom mariano pelo menino mau vukcevic, outro craque

     
  7. Anónimo Says:
  8. em relaçao ao mundial, para ja e uma desilusao...ninguem joga a bola,resultados escassos, falta de espectaculo, o barulho das vouvozelas da nervos...para mim e a pior competiçao de selecçoes a k assisti...para ja

     
  9. Futebol Says:
  10. Eu concordo por inteiro com o Goleiro. Depois do que se passou com Stojkovic, por mim também não voltava a vestir a camisola do Sporting. Não basta ter qualidade, a cabeça também tem que funcionar e a dele funciona muio pouco. Sei o que se passou no balneário do Sporting, já aqui o escrevi uma vez e por isso só quem anda "desatento" é que pode colocar isso em cuasa, uma vez que já não é a primeira vez que Stojkovic tem atitudes que não se aceitam a um profissional de futebol. Já o tinha demonstrado nos seus anteriores clubes, principalmente no último por onde passou. Também na época passada, quando foi a Inglaterra prestar provas, voltou a fazer das suas, foi por isso que o despacharam logo.

    No que diz respeito ao Mundial, a mim espanta-me cada vez menos que os "resultados" sejam estes, uma vez que no caso das grandes selecções, os jogadores em causa têm épocas cada vez mais desgastantes e não chegam a esta altura nas melhores condições.

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".