Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Benfica by GB (Blog Geração Benfica)

Publicada por Futebol sexta-feira, 16 de julho de 2010

Um plantel formado ou deformado?

Quando começou a época com Roberto, Gaitan, Jara e Fábio Faria já assegurados – estes três últimos há alguns meses – os benfiquistas acreditaram (e acreditam?) que estavam perante uma pré-época preparada a tempo e horas e que o plantel estava perto de estar definido e muitíssimo mais forte.

Iniciada a época, os melhores reforços parecem já estar no plantel: Aimar e Airton, com Kardec a deixar boas indicações também, estes dois últimos chegados em Janeiro e agora adaptados já depois das boas indicações da última metade da temporada.

Entre os reforços, Roberto começou com o pé esquerdo e num lance deitou sobre os seus ombros 8,5M€ de investimento que os benfiquistas começam a dar como… duvidoso. Fábio Faria está a acusar o peso da camisola, ele que entre os reforços é talvez o único para quem aquela camisola pesa mais que as outras pois conhece bem o SLBenfica enquanto português que é. O resultado foi que rapidamente perdeu algumas oportunidades no centro da defesa nos jogos de preparação para estar actuar como defesa esquerdo onde, na minha opinião, não é tão bom. Franco Jara parece ter ainda um caminho de cultura táctica principalmente para trilhar, apoiado num estilo um bocado bruta-montes a precisar de ser polido. Por fim, Gaitan já mostrou que, conforme o GB avisou inicialmente, se trata de um numero 10 e não de um médio ala, sendo um jogador de potencial, não sendo nem um Aimar, nem um DiMaria.

Depois das saídas de Quim e DiMaria, essas posições parecem não ter um substituto imediato. Roberto estou certo que será uma excelente aquisição – talvez cara demais – mas ainda vai demorar a adaptar-se a um grande clube, com respectivas rotinas de jogo. Contudo, Gaitan mostra ser uma solução de recurso que, curiosamente, até se adaptou melhor à direita do que à esquerda. Portanto, o SLBenfica ao cabo de mais de 20M€ gastos, continua sem uma solução imediata para a baliza (ainda que na minha opinião já tenha a solução) e sem substituto para DiMaria ou sequer concorrente para Ramires (ou será substituto?).

Ou seja, com o arranque dos trabalhos, temos um plantel absolutamente… sem extremos. Nem Gaitan, nem Ramires que quanto muito serão interiores, são ou serão extremos puros. DiMaria já saiu e Urreta foi emprestado, estando Coentrão… a defesa, tal como César Peixoto que parece aparecer agora mais subido no terreno.

A total ausência de extremos tem como oposição o exagero de unidades na zona mais central/interior do meio campo com Martins, Peixoto, Gaitan, Aimar e Ramries e também para a zona avançada (não pontas de lança, que esse continuamos só com um… nem Kardec) onde temos Weldon, Mantorras, Nuno Gomes e ainda Saviola e Jara.

Não é por acaso que, além dois dois/três que poderiam/poderão estar para chegar, Jorge Jesus pede agora mais dois extremos pelo menos, que poderão ser secundados pelos interiores Gaitan e Ramires (se este não sair)… isto para reequilibrar um plantel que continua sem alternativa ao Fábio para defesa esquerdo – não me parece que Peixoto seja solução ou Fábio Faria, que penso ser bem melhor central. Na lateral oposta, será uma pena ter Amorim a lateral direito e Maxi no banco, ou vice versa… e ao centro Sidnei mostra novamente não ter “unhas” para este plantel.

Chegados quase ao final de Julho, o plantel do SLBenfica parece ainda mais… deformado do que formado.

Crónica semanal do blog GeraçãoBenfica para o Futebol "O Desporto rei" .

1 Responses to Benfica by GB (Blog Geração Benfica)

  1. Rui Santos Says:
  2. O plantel já deveria estar melhor definido. Mesmo que alguns nomes que interessavam já tenham fugido, é difícil perceber como se empresta logo Urreta sem estar definido quem serão os ditos extremos, que a continuar assim irão ser médios interiores ou adaptações.

    Quanto ao Roberto, é um negócio da China para o Atlético que volta a enfiar o barrete ao Benfica. Não coloco em causa o que tem feito até aqui, mas sim o que não tem feito. Um guarda-redes que custa estes valores tem que fazer a diferença e já sem falar de alguns golos em que podia ter feito mais, não o vejo fazer a diferença, pelo menos para já.

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".