Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Parabéns Sporting - 104 anos de existência

Publicada por Gonçalo Nuno Oliv quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Sporting Clube de Portugal comemora hoje, dia 1 de Julho, 104 anos de existência. Apesar de viver um momento ainda um pouco controverso devido à sua temporada realizada na época de 2009/2010, hoje é, para todos os sportiguistas, um momento de satisfação e de festa.

Entretanto, todos os sportinguistas poderão ainda assistir à cerimónia de apresentação dos novos equipamentos “leoninos”, que terá lugar no Estádio José Alvalade, na Bancada Poente, pelas 20 horas (Porta 1 - TMN) - Entrada livre. Para além da apresentação dos novos equipamentos, especula-se que haja mais novidades em relação ao plantel dos “leões” para a próxima temporada.

História do clube (retirado da Wikipédia):

“O Sporting Clube de Portugal tem as suas origens na fundação do Belas Football Clube em 1902 por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Maria Simões. Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube realizado um único jogo de futebol contra o Sport Lisboa, alguns dos seus sócios Fundadores criaram o Campo Grande Football Clube. Apesar do nome, esta associação dedicava-se especialmente a festas, bailes e piqueniques, o que gerou alguns conflitos com alguns membros que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação. Em 13 de Abril de 1906, durante uma Assembleia Geral, as opiniões divergentes quanto ao objectivo da instituição levaram à saída de 5 membros. Um deles,José Alvalade manifestou imediatamente a intenção de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o Visconde de Alvalade, Dr. Alfredo Augusto Neves Coelho de Alvalade Holtreman.
O Visconde de Alvalade tutelou a criação do novo clube e disponibilizou os terrenos para o campo de jogos na sua própria quinta onde os animais entravam constantemente na baliza.
Ora que abarcava as actuais zonas do Lumiar, Campo Grande e Alvalade, em Lisboa. Os dez sócios fundadores foram José Alvalade, José Maria Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Fernando Soares Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique Almeida, Leite Júnior, João H. Scarlett, Francisco Quintela Mendonça e Alfredo Botelho. Realizaram a primeira Assembleia Geral em 8 de Maio de 1906 com o objectivo de eleger a direcção. Foi então eleito o Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman como Presidente da Direcção, sendo-lhe conferido o título de "sócio-protector" em virtude de todo o apoio prestado à criação do novo clube. Nesta reunião, Holtreman afirmou que pretendia que o clube, na ocasião ainda sem nome definido, fosse "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa". A primeira direcção, que se manteria em funções até 1910, era ainda constituída por José Holtreman Roquete, como vice-presidente e pelos primeiro e segundo secretários, respectivamente Frederico Seguro Ferreira e Henrique Leite. A 26 de Maio foi adoptado o nome Campo Grande Sporting Clube mas, a 1 de Julho, por sugestão de António Félix da Costa Júnior, a Assembleia Geral aprovou a alteração definitiva para Sporting Clube de Portugal. Esta foi uma data marcante uma vez que, em Julho de 1920, por proposta de Nuno Soares Júnior, a Assembleia Geral adoptou a data de 1 de Julho de 1906 como a da fundação oficial do Sporting. Em contraste com outros clubes rivais, os sportinguistas defendem que a forma de contabilizar a idade do clube é a mais correcta, uma vez que não se recorre à fundação de entidades anteriores que lhe deram origem nem contabilizando períodos de inactividade, mais ou menos longos, para justificar a sua ancestralidade.”


O Sporting é muito mais que um clube de futebol. É um clube vencedor em todas as modalidades, sejam elas o Andebol, Atletismo ou Futsal

Falando um pouco ao que o Futebol do Sporting Clube de Portugal está relacionado, o emblema leonino detém de uma das melhores escolas de formação do Mundo, senão a melhor. Para o estrelato lançou alguns dos melhores futebolistas do mundo, como Futre e Luís Figo, por exemplo, e no presente, aquele que é um dos melhores jogadores da actualidade: Cristiano Ronaldo. Para além destes nomes, podemos ainda juntar Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma que também demonstram as suas qualidades pela Europa.

Palmarés - Futebol:

18 Campeonatos Nacionais

18 Campeonatos de Lisboa

13 Taças de Portugal

5 Supertaças Cândido de Oliveira

4 Campeonatos de Portugal

1 Taça das Taças

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".