Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

E Bebé foi para...o Manchester United

Publicada por Nunotexas sábado, 14 de agosto de 2010

Desde que acompanho futebol regularmente, em todos os defesos são feitas transferências que me surpreendem, mas nenhuma me surpreendeu tanto como a ida de Bebé para o Manchester, a troco de 9 milhões de euros. Confesso que anteontem quando li a noticia pensei que o jornal que a divulgou tivesse cometido um erro ou algo parecido.

Para começar tenho de dizer que só me apercebi que havia um jogador de futebol chamado Bebé na semana passada quando os jornais referiram que ele estava a ser seguido por clubes estrangeiros, e por isso Emílio Macedo queria aumentar o valor da sua clausula de rescisão para 9 milhões de euros (tal dito tal feito), depois fui-me apercebendo que este jovem jogador estava a fazer um excelente pré-temporada e que tinha sido uma das revelações do clube Minhoto. A verdade é que 40 dias depois de ter assinado pelo Guimarães, Bebé está a assinar pelo Manchester United.

Na minha opinião o Manchester é o clube mundial com melhor "visão" para a contratação de jovens prodígios e é também quem os melhor desenvolve para atingirem as suas capacidades máximas (Ronaldo é o melhor exemplo desse excelente trabalho), sendo usual vermos nos jogos do Manchester da Premier League alguns jovens (muitas vezes desconhecidos) no banco que são aposta de Ferguson para defenderem um resultado ou virarem-no consoante a partida precisar (muitos hão de se lembrar do jeito que Macheda deu quando resolveu dois jogos seguidos e ajudou o Manchester a ser campeão há duas épocas). Se estes 9 milhões pareciam absurdos por um jogador desconhecido, por estas razões que mencionei dou o total benefício da dúvida ao Manchester e não me arrisco a dizer que foi um erro, podendo muito bem sê-lo, mas quem não arrisca não petisca, e se há 6 anos um tal de Ronaldo não tivesse sido contratado por 17 milhões esse tal Ronaldo não teria sido vendido por 93 milhões nem teria ajudado o Manchester a ganhar inúmeros títulos. Talvez se fosse outro colosso Europeu como o Real, o Inter, ou o Chelsea eu duvidaria muito da vantagem deste negócio, mas sendo o Manchester o comprador a minha dúvida dissipa-se bastante.

Observando o lado nacional do negócio, facilmente concluo que este foi um excelente negócio para Portugal em vários aspectos: o Guimarães faz a venda recorde da sua história (da para pagar 2 anos de salários ao plantel inteiro!) o que só vai fortalecer a competitividade da equipa e aliviar os problemas financeiros, com isso é a nossa liga e futuramente as nossas prestações europeias que saem a ganhar; Portugal reforça o seu grande prestígio como excelente exportador europeu de jovens promessas; numa altura que se fala tanto nos fracassos das selecções de esperanças ganhámos aqui uma nova promessa para ajudar a combater essa seca de resultados; e todos os clubes portugueses têm aqui um excelente exemplo de como o mercado interno compensa, pois uma "incógnita" portuguesa vale tanto como 10 "incógnitas" brasileiras.

Gostaria ainda de salientar que é um pouco estranho que um jogador que passou por vários clubes de Lisboa tenha escapado aos olheiros do Sporting e do Benfica, já que estes clubes investem muito na sua rede de prospecção de jogadores.

Confirmará ou não os 9 milhões? É uma questão que só com o tempo saberemos (não precisa de ser já esta época) mas para já há que desejar as melhores felicidades a Bebé e torcer para que ele dignifique o nome do nosso país por terras de sua majestade.

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".