Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Poder Portista

Publicada por Futebol quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Manias

Confesso que cada vez percebo menos o Adepto Portista. Não é paciente com nada, não dá valor ao que tem dentro da sua equipa e ilude-se com facilidade quanto o tema são contratações de Jogadores. Chega a ser problemática e complicada tal maneira de estar.

E isto tudo a respeito de quê? A resposta é simples e dá pelo nome de Otamendi. Este Argentino foi a última contratação dos Dragões para reforçar a sua Linha Defensiva, e segundo a nossa Imprensa, o Dragão vai pagar quatro milhões de euros por 50 por cento do passe do Central, atribuindo ao Vélez a opção de venda dos restantes 50 por cento por mais quatro milhões de euros, opção que pode ser exercida até 5 de Setembro de 2011. O que isto significa, em termos mais simples, é que o Vélez pode obrigar o FC Porto a comprar os restantes 50 por cento do passe por quatro milhões de euros até essa data. Otamendi é internacional Argentino, tendo mesmo marcado presença no Mundial da África do Sul, tem cerca de 1,83 metros de altura e também pode jogar no lado direito da Defesa. Ainda segundo os Jornalistas Desportivos, e muitos Adeptos Azuis e Brancos, Otamendi será o sucessor natural de Bruno Alves.

Agora eu pergunto: Tendo em consideração que Otamendi jogou apenas na Argentina na sua ainda curta carreira de Jogador, como pode tanta gente afirmar com tanta certeza e Fé que este Central será o sucessor de Bruno Alves no Centro da Defesa Portista?

Outra coisa, toda a gente do Universo Portista critica a dupla de Centrais Maicon/Rolando, mas se formos a ver os nº e a sua frieza, vamos constatar que em 4 jogos oficiais (um deles contra o Campeão Nacional Benfica e o actual Líder da Liga Belga), o Futebol Clube do Porto sofreu 0 golos e marcou 9. Isto só por si é revelador da boa prestação desta dupla Rolando/Maicon. È um facto que por vezes tem falhado e que Helton tem estado no seu melhor para impedir que os golos entrem (afinal não é esta a função de Helton?), mas é preciso termos em linha de conta que Maicon e Rolando jogam ao mais alto nível há muito pouco tempo e que o entrosamento entre os Centrais não se consegue da noite para o dia, pois como diz o Povo: ”Roma e Pavio não se fizeram num Dia”.

Mas lá está… Factos e nº para o impaciente Adepto Portista não servem. O que lhe interessa é que Otamendi é Internacional Argentino e que será o Patrão da Defesa Portista, pois, pelo que dizem á boca cheia, bate como o David Luiz e impõe respeito como o Bruno Alves. Lá está. È a tal mania que a maioria dos Portista tem de não saber esperar e de passar rótulos ao que de muito bom tem em casa. E acreditem que tanto Maicon como Rolando são de elevadíssima qualidade. E quem me garante que Otamendi vá ser o tal “Patrão” que os Adeptos tanto querem? Não nos podemos esquecer que este Jogador nunca jogou em solo Europeu e que o Futebol na Argentina é muito diferente do Futebol que é praticado no Velho Continente. Quem me garante que Otamendi se adaptará rapidamente ao nosso futebol?

Na minha opinião, Otamendi será quando muito um reforço para o banco, dado que Sereno não tem qualidade nenhuma para ser suplente de nenhum Jogador do FC Porto. E vamos a ver se o Argentino se dá com os ares de Portugal e não acaba como o Mariano e Tomás Costa (não esquecer que Mariano foi durante muito tempo internacional Argentino e que ganhou uma Medalha de Ouro ao serviço da sua Selecção, e isto não faz dele senão um péssimo jogador de Futebol).

Para terminar, gostaria de perguntar o que vai fazer a Direcção Portista se Meireles não sair do Plantel até dia 31 de Agosto e porque raio de motivo foi contratar o James Rodriguez que vai estar ausente em Janeiro para representar a sua Selecção. Era com estas coisas que os Portistas deveriam estar preocupados e não a alimentar ilusões de um tal Argentino que tanto pode ser muito bom como pode ser outro Sereno e Companhia.


Crónica semanal escrita pelo bloguer The Blue One, no âmbito da parceria em vigor com o Blog A Mística Azul e Branca.

5 golos

  1. Anónimo Says:
  2. Troca de links ?

    Abraço.

    http://apenasesofutebol.blogs.sapo.pt/

     
  3. Bernardo Says:
  4. Concordo que a apreciação de jogadores por parte dos adeptos (geralmente, fanáticos) é bastante má. Também gosto de Rolando e de Maicon que são defesas de qualidade indiscutível. Mas o eixo defensivo não é forte como dois bons centrais, mas sim com uma boa dupla de centrais. Parece a mesma coisa, mas não é. Tanto Maicon como Rolando têm o perfil de um central que é bom no jogo aéreo, forte na marcação individual e rápido, mas sem grande capacidade de construir jogo ofensivo. O perfil de Otamendi é um tanto ou quanto diferente. É muito possante, rápido, ágil, exímio na antecipação aos avançados, não sendo tão forte no jogo aéreo (apesar de também não ser mau neste aspecto como se possa prever) como os outros dois. Basicamente, é um jogador que varre o campo todo com o seu poderio físico e técnica de corte. Além disso, e apesar de apenas ter visto 3 ou 4 jogos do Veles nos últimos tempos, pareceu-me que ele tem de facto um grande carácter em campo. Nunca desiste de um lance, tem uma entrega ao jogo muito boa e apesar da juventude é o comandante da defesa. Claro que isto pode ir tudo abaixo se a adaptação ao futebol europeu for má, mas nem isso me parece possível, pois ele joga sempre com um ritmo alto.

    Claro que a dupla Rolando/Maicon não sofreu golos, mas já mostrou uma ou outra vez falta de entrosamento. De qualquer forma, também concordo que para já não se mexa nesta dupla, de forma a integrar com calma o central argentino.

    Mas quando diz que Ortamendi vem para ser suplente está absolutamente errado. Se o disse para os próximos jogos, concordo, mas irá verificar que com o correr do tempo, e de acordo com a integração no clube, o Nico vai ganhar o lugar de comandante da defesa, não tenho dúvidas.

    Em relação a Sereno, contradiz-se. Pois também faz uma avaliação precipitada, apenas porque este não esteve muito bem nos jogos de pré-época. Que seja muito difícil ganhar o seu espaço no 11 titular concordo absolutamente, mas agora não ter qualidade +ara ser suplente? Os adeptos do Guimarães diriam que estaria louco. Não sei se tem alguma embirração com o Sereno, mas ele fez uma excelente época ao lado de Geromel no Guimarães de Cajuda.

    Os melhores cumprimentos

     
  5. Acho que a SAD do FCP está a investir salvaguardando todos as questões que possam surgir ao longo de uma época, e o ano passado foi o melhor anti-exemplo disso.
    Um plantel não é feito de 11 jogadores, e dizem os livros que, centrais, têm que ser pelo menos 4. Concordo em absoluto que é ingrato e irresponsável desfazer a dupla Maicon/Rolando enquanto a mesma não for responsável por uma ineficiência defensiva latente. Tem falhado pontualmente aqui ou ali, o que é normal, mas podem agradecer à bengala de Helton o facto de isso não ter já dado a vaga a Otamendi. Mas, lá está, é uma dupla nova e tem que se ir habituando, o que para já está a acontecer a elevado ritmo.

    O que eu também acho, em boa verdade, é que a SAD quis ter a certeza de que quando um central não puder jogar, por lesão ou castigo, é substituído por outro de inegável qualidade não se arriscando a hipotecar uma época por esses "detalhes" de contrução.
    E isto, foi a política de contratações desta época, que apesar de tudo está a ter uma factura que eu acho que é elevada demais para a capacidade de gerar receitas do FCP.

    Isto leva-nos ao dossier Meireles / Fucile.
    A janela de Verão está a terminar, e parece que o mercado não está nada disposto a pagar as verbas que os dirigentes se habituaram.
    Se Fucile é um bom problema (dá uma dinâmica ao ataque que nenhum defesa direito no plantel consegue sequer aproximar-se), já Meireles tem que puxar dos galões. Dificilmente terá oportunidades para agarrar o 11, e será nesses momentos (lesões, castigos) que terá que provar ao mercado que ainda é o "tal" Meireles.
    O FCP, tal como o Benfica fez na época passada (e esta), não irá vender a preços que classifica de "saldo", mas na verdade é o que o mercado dá. Resta saber se 5, 6 ou 7 milhões não seriam melhores do que nada...

     
  6. Pedro Silva Says:
  7. Este comentário foi removido pelo autor.  
  8. Pedro Silva Says:
  9. Amigo Bernardo, se me permite utilizo o Comentário do António Fonseca para responder ao seu precioso e construtivo Comentário.

    Numa coisa tem razão, e é assim que eu penso, Otamendi poderá ser um Grande Jogador como poderá ser um grande Fracasso. Não sou de apostar no Mercado Sul Americano, pois prefiro apostar em Jogadores da nossa Liga.

    Quanto ao Sereno, meu caro amigo, por favor não compare o FC Porto ao Guimarães. Isto é como comparar o Vinho á Àgua. O Sereno pode ter sido muito bom no Guimarães, mas não tem perfil nenhum para um Clube com o Estatuto e Grandeza do FC Porto.

    Amigo António, estou de acordo com o que escreveu. É precisamente ai que quero chegar.

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".