Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Uma vista de olhos pela pré-época dos "grandes" - Capítulo I

Publicada por Futebol domingo, 1 de agosto de 2010

Começando pelo campeão em título, Benfica, depois de uma derrota logo nos primeiros jogos, rapidamente reencontrou o caminho das vitórias. Até ao momento os encarnados já realizaram 8 jogos, tendo vencido 6, empatado um e perdido outro, somando 25 golos marcados e 12 sofridos.

Salta à vista a veia goleadora que na época passada tanto caracterizou a equipa de Jorge Jesus, no entanto e ao contrário do que era normal, os encarnados estão a sofrer muitos golos. Nada de preocupante dirão uns, já outros secalhar não pensam da mesma forma.

Acredito que com a chegada dos jogadores que estiveram presentes no Mundial as coisas melhorem, até porque JJ é "obcecado" pelo rendimento máximo deste sector. Continuando então e com o regresso dos mundialistas: Fábio Coentrão já joga, Luisão começa também a ser utilizado, falta ainda Maxi Pereira e quanto todos estiveram nas melhores condições, deverão recuperar os seus lugares no 11 titular. O rendimento defensivo irá com certeza melhorar, mas na minha opinião salta à vista alguma falta de qualidade da 2ª linha. Para o lugar de Maxi só mesmo a adaptação de Ruben Amorím, no centro da defesa e estranhamente, Sidnei não demonstrou a segurança que se esperava, perdendo assim uma boa oportunidade de mostrar a JJ que podia lutar pela titularidade. Ainda na zona central, Fábio Faria teve a infelicidade de se lesionar, há ainda o jovem Roderick, que tem um grande futuro à sua frente mas ainda não será aposta e quanto à lateral esquerda, só Peixoto para substituir Coentrão. É verdade que desenrasca, mas só isso não chega e penso que os encarnados deveriam ter reforçado o sector. Na baliza já não mora Quim, que entretanto rumou ao Sp. Braga, para o seu lugar chegou Roberto, vindo do A. Madrid a troco de 8,5 milhões de euros. O guardião espanhol tem sido alvo de muitas críticas, uma vez que ficou mal na "fotografia" de alguns golos sofridos e poucas têm sido as vezes que tem feito a diferença, o que custa para já a perceber o valor gasto na sua transferência, que diga-se em abono da verdade, foi realizada por números pouco normais para a posição que o jogador ocupa, ainda para mais não sendo (para já) um guardião de elite. Poderá Roberto ultrapassar esta desconfiança? Claro que sim, pelo que vi na parte final da liga espanhola na época passada, o novo dono da baliza encarnada tem valor, resta-lhe trabalhar, mas eu acho que o valor pago pelo Benfica foi um exagero.

Na zona do meio campo os encarnados mantiveram todos os jogadores (pelo menos até agora), saltando à vista as boas indicações deixadas por Airton nesta pré-época, demonstrando ser uma opção credível para o lugar de pivot (há aqui muito mérito de JJ) e obrigando Javi García a "dar o litro". Ramires entretanto também está de volta, o que irá acrescentar qualidade quer a nível defensivo como ofensivo. Aimar e Carlos Martins continuam em evidência, o primeiro com o perfume do seu futebol, o segundo pela irreverência já conhecida.

A nível atacante, os números falam por si e nem a saída de Di María parece ter enfraquecido o sector. É verdade que os encarnados não conseguiram reforçar a sua saída com um jogador com as mesmas características, o que me leva a pensar que o empréstimo de Urreta terá sido decidido demasiado cedo, ainda assim as constantes correrias de Coentrão naquele flanco continuam a ser uma mais valia. É verdade que nem sempre terá essa liberdade, mas há a adaptação de Gaitán, que não dando tanta profundidade por não ter as mesmas características, "obrigou" Jorge Jesus a trabalhar o sector ofensivo de forma a garantir-lhe uma maior mobilidade, fruto das caraterísticas dos jogadores que possui. O que se perde da irreverência de Di María, ganha-se numa maior movimentação colectiva, que por sinal trará tantas ou mais soluções. Cardozo que chegou tarde, mas já começou a fazer estragos nas balizas adversárias, irá com certeza agradecer e ser uma das figuras do campeonato. Só mesmo ele mas para "ofuscar" o que de bom Kardec vinha a fazer até ao jogo de apresentação dos encarnados frente ao Mónaco, ainda assim o avançado brasileiro deu mostras que Cardozo não poderá facilitar, correndo o risco de ser ultrapassado. Há ainda Saviola e Jara, o primeiro dispensa apresentações e continua a dar mostras da sua qualidade e quanto a Jara, tem deixado boas indicações.

A poucos dias do primeiro jogo oficial da época, o Benfica caminha então em busca da melhor forma, precisando sobretudo de melhorar em termos defensivos, onde por norma as equipas de Jorge Jesus são fortíssimas.

No próximo dia 7, frente ao FC Porto, está em disputa a Supertaça e qualquer uma das equipas irá com certeza querer iniciar a época a vencer um troféu. Para já e mesmo não sendo "oficiais", os encarnados já conquistaram dois. o Torneio Cidade de Guimarães e o Albufeira Summer Cup, encontrando-se agora a disputar o Torneio do Guadiana.

2 golos

  1. Rui Santos Says:
  2. Também sou da opinião que o Benfica tem pouca qualidade para substituír qualquer um dos defesas titulares, o que me espanta no meio disto tudo é que não tenham ido ao mercado, talvez tal não tenha acontecido porque o dinheiro é escasso para compras e já cometeram a loucura do mercado, que dá pelo nome de Roberto.

    Parabéns pelo bom texto, assim como pelo excelente trabalho que têm realizado. Abraço e continuem.

     
  3. Glorioso Says:
  4. Também concordo com grande parte do texto, até com a parte do exagero gasto em Roberto e que muitos de nós benfiquistas teimam em dizer que com o tempo ele vai demonstrar a sua qualidade. Não duvido que até o faça mas 8,5 milhões é um balúrdio, mas já estou habituado a que sejamos enrolados pelo Atlético.
    Ao nível da qualidade de jogo e com as devidas mudanças, continuamos com uma excelente dinâmica ofensiva mas a nível defensivo temos que melhorar claramente.

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".