Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Poder Portista

Publicada por Futebol quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Comunicar é preciso e com urgência

Já há muito que ando para abordar este tema, mas acontecimentos desportivos, e até mesmo extra desportivos, tem-me desviado completamente dele. Estou-me a referir á política de Comunicação que o actual Futebol Clube do Porto tem para com os seus Associados. Ou melhor dizendo, a não existência desta Política e o transparecer de um total desprezo pelo Sócio que paga as suas Quotas e que renova o seu Lugar Anual.

È um facto que parece ter surgido com o hábito de vencer do Dragão. O Sócio que tantas vezes faz um enorme sacrifício, e que muitas vezes recorre a uma engenhosa poupança, para poder manter as suas Quotas em dia e renovar o seu Lugar Anual, é completamente posto de lado pela actual Direcção em detrimento de um conjunto de “anónimos notáveis” que se tornam quase conhecidos quando estão para se realizar Eleições no FC Porto, porque são estes que “empurram” Pinto da Costa para mais um Mandato com um Conjunto de Assinaturas que nunca é pedida á maioria dos Sócios..

Mas rezam as famosas “estórias” que isto não era assim quando o Futebol Clube do Porto era um Clube que não ganhava absolutamente nada. No período pós-deserto (deserto este que durou 19 anos), o Clube e os Associados eram um só. Por exemplo, em 1982 (salvo erro), quando o Presidente dos Portistas, que na altura já era Pinto da Costa, quis desafiar o Poder Centralista da Capital que queria mudar o local da Final da Taça de Portugal das Antas para o Jamor porque os Finalistas eram Porto e Benfica, os Sócios Azuis e Brancos acorreram num nº recorde á Assembleia Geral e tomaram a decisão de que a equipa não iria comparecer na Final se o local desta fosse mudado.

Esta Assembleia bateu o recorde de Participação dos Associados Azuis e Brancos, e nesta altura não existia a Internet, nem sequer se imaginava o que seria um Site, os Telemóveis eram algo próprio de um futuro muito distante e as SMS eram uma coisa que nem o mais erudito personagem da época sabia o que era! Mas tal não impediu que uma grande franja de Sócios Portistas tivessem tomado conhecimento e participado em tão importante Assembleia e deliberado uma decisão que marcou para sempre a Vida do Porto e do Futebol Português.

Actualmente, em pleno Século XXI, onde vivemos todos numa Aldeia Global que nos permite estar informados em Tempo Real de tudo o que se vai passando no Mundo, onde as Comunicações por SMS, Email e Via Postal são uma realidade e muito rápidos, sem nenhuma razão, o Futebol Clube do Porto continua agarrado ao que está escrito nos seus Estatutos no que diz respeito a informar os Sócios sobre a realização das Assembleias Gerais, os temas que vão ser debatidos, o local onde esta se vai realizar e por ai adiante… O mesmo sucede com as eleições onde, á semelhança das Assembleias Gerais, só o tal “Grupo” é que pode participar.

No Mundo em que vivemos, é impensável que os Sócios Portistas tenham de ser avisados por dois Jornais de maior tiragem a nível Nacional de que se vai realizar uma Assembleia geral do Clube no dia tal ás tantas horas para debater x assuntos… Hoje em dia as pessoas já nem compram os Jornais, porque basta clicar num qualquer Site da Net para se ter acesso a uma informação muito mais vasta do que um conjunto de folhas A4.

E há outra coisa que me faz pensar que tudo isto não muda porque o tal “grupo” não quer. Então os Estatutos do Clube estabelecem que os Sócios devem ser informados de todos os detalhes das Assembleias Gerais/Eleições através dos dois jornais de maior tiragem a nível nacional, e o Clube cumpre com tal disposição, mas estes mesmos Estatutos também dizem que o Equipamento Alternativo do Futebol Clube do Porto deve ser Azul ou Branco, mas o que se tem visto é que o Equipamento Secundário já passou por todas as cores do Arco Íris sem nunca cumprir com os ditos Estatutos. Então para uma coisa é aqui D`El Rei que está nos Estatutos e para outra os Estatutos não servem para nada?

E o Site Oficial do FC Porto serve para quê? Por exemplo, para se saber que foi emprestado ao Beira Mar o Jogador da Formação Portista que dá pelo nome Sérgio Oliveira, foi preciso esmiuçar nos confins da Internet para se descobrir esta notícia num Fórum… Para quê gastar dinheiro num Site que não informa os Associados e Adeptos da Vida do Clube que apoiam e ajudam a sustentar?

O FC Porto apenas manda SMS e Cartas para renovar o Lugar Anual e pagar as Quotas e não pode mandar uma SMS ou Carta ao Associado a informar que no dia y se vai realizar uma Assembleia Geral/Eleições do Clube? Porque razão têm de ser sempre os mesmos a aprovar o Relatório de Contas e a debater a Vida do Clube? Têm medo de quê? Ninguém no seu perfeito juízo irá fazer cair Pinto da Costa da Presidência, porque este está a fazer, e tem feito apesar de algumas asneiras bem grossas, um trabalho excelente á frente do Clube! Então porque fazer segredo com isto? Porque razão o Clube não se volta a aproximar dos Sócios como antigamente?

5 golos

  1. Parabéns, bom artigo, como portista concordo plenamente. Eu admiro o Pinto da Costa enquanto presidente do FCP, mas é visível que há uma certa distância entre direcção e sócios/adeptos, da qual também são culpados os adeptos que aceitam sem questionar os actos e decisões do seu presidente, e vejo mesmo alguns que quase são "submissos" ao sr. Jorge Nuno.
    Penso que devemos ver para além do gosto/fanatismo, e ver as coisas como elas são na sua realidade

     
  2. Pedro Silva Says:
  3. É precisamente ai que quero chegar caro Tiago. E acredite que muita coisa ficou por contar dado que o texto já ia muito longo e poderia ficar muito aborrecido para o Leitor.

    Cumprimentos

     
  4. Anónimo Says:
  5. "Eu admiro o Pinto da Costa enquanto presidente do FCP". Está tudo dito. O que intressa é ganhar não intressa como. Corrupção olé Corupcção olé Corrupção olé.

     
  6. Anónimo Says:
  7. uma resposta ao ultimo anónimo:

    Eu nao sou do FC Porto e também não vou o estar a proteger o clube lá do norte, mas quem me dera a mim ter um presidente como o PdC no meu clube. Apesar de estar envolvido lá naquelas coisas da corrupção, ao menos rouba para o clube, e não prejudica o clube, como os nossos queridos políticos fazem ao nosso país. Para além de isso, no FCP todos têm o tratamento igual. O Hulk até pode ser super, mas tem o mesmo tratamento que o Sapunaru ou o Beto, e não como outros clubes que tratam os meninos de maneira diferente.

    Ainda outro aspecto positivo do PdC, é que o homem sabe fazer negócios e para além de isso de ano a ano tem sempre uma estrutura forte. No ano em que perderam Deco, foram buscar o Diego, perderam Diego, foram buscar o Anderson, perderam o Anderson, foram buscar o Lucho, perderam o Lucho, foram buscar o Beluschi - apesar de inicio ter andado um pouco perdido - e mais tarde o Ruben Micael e esta época contrataram o Moutinho.

    Portanto o PdC faz do FCP uma estrutura (muito) forte, e é por estas e por outras que eles têm sido o clube que mais tem ganho em Portugal nos últimos anos. E agora anónimo, como é que os adeptos e simpatizantes do FCP não hão de gostar do Pinto da Costa ???

     
  8. Pedro Silva Says:
  9. Ó anónimo, esta da Corrupção já parece o disco riscado do PCP. È sempre a mesma desculpa para as burradas que Benfica e Sporting fizeram (e ainda fazem) ao longo destes últimos anos.

    E esta sua Moral é podre, porque eu tenho a certreza que o meu caro não aponta o dedo á Académica cujo Presidente aliciava Árbitros com envelopes carregados de Notas. Não está com toda a certeza contra o facto de um Dirigente do Vila Real ter sido apanhado em flagrante a "comprar" um àrbitro. E de certeza que não lhe ihteressa que a Naval tenha falsificado documentos para poder competir na Liga. E por ai adiante.

    Esta história da Corrupção cheira mal e é algo que TODOS fazem. Só que o pessoal só vê o que lhe apetece e lhe dá jeito.

    Portanto vire lá a cassete e mude o disco que esta já não cola.

    E ponto final porque já perdi imenso tempo com quem não merece o minimo de atenção.

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".