Desde o 2001/02, ano em que os leões foram campeões, nunca mais se viu um Sporting a jogar um futebol rápido, de qualidade. Desde essa altura, o futebol dos verde-e-brancos passa por sucessivos passes na defesa, uma transição para o ataque lenta, falta alguém que puxe o jogo para a frente e faça criar opurtunidades no último terço do campo. Como adepto sportinguista, acho que o meu dever nesta fase difícil que estamos a passar é de meditar e tentar ajudar encontrando medidas que façam renascer o bom e velho Sporting Clube de Portugal.
Treinador
José Eduardo Bettencourt foi eleito presidente há quase três meses. Nessa altura já conhecia bem o técnico Paulo Bento. Era altura de tomar uma decisão. Sem receios, renovou com Paulo mostrando-se completamente confiante nas suas capacidades. Agora, e segundo o "Diário de Notícias", a relação entre a equipa técnica e a direcção já não é a melhor. Despedir Bento a esta altura da temporada é piorar ainda mais a situação. É extremamente complicado para qualquer técnico começar com um clube a meio da temporada, com os adeptos a apupar a equipa e com jogos decisivos. Não acho que seja um bom treinador, mas não vamos gastar um milhão de euros com um despedimento desnecessário.
Guarda-Redes
Bento apostou em Rui Patrício e a partir daí foi sempre a primeira opção. Pelo que temos visto, Patrício é um bom guarda-redes e por vezes salva a equipa de males maiores, mas a sua inexperiência provoca por vezes golos sofridos desnecessários. Stojkovic parecia ter qualidade, mas já é passado, por mais um caso em que Paulo Bento é protagonista. Não há nada a mudar na baliza do Sporting. Está Patrício, está a ganhar experiência, qualidade já a tem.
Laterais
Desde há muito que não há laterais de qualidade. Para o lado direito, Pereirinha continua a mostrar que é (e muito) superior a Pedro Silva e Abel. Então, se o treinador dá opurtunidades a jovens que agora são titulares indiscutíveis (João Moutinho, Miguel Veloso, Daniel Carriço, Rui Patrício...) porque insiste em deixar Bruno Pereirinha no banco de suplentes. No lado esquerdo, precisamente o contrário. André Marques já mostrou que ainda é demasiado jovem para assumir a titularidade. Com Grimi lesionado e Veloso a fazer boas actuações no vértice mais recuado do losango, por que não Caneira? Bento continua a apostar em André Marques.
Centrais
Daniel Carriço é o único defesa-central à altura. Carriço faz bons cortes, e por vezes resolve problemas causados por companheiros seus. O único problema é que o jogador não tem criatividade para fazer a transição. Anderson Polga é o principal culpado da falta de marcação que dá golos aos adversários. Que é feito de Tonel? Porque é que continuam a insistir em Anderson?
Médio-Defensivo
Miguel Veloso e mais nada... Não há nada a discutir. Simplesmente, ele está em boa forma, e se continuar sempre a jogar, vai começar a ganhar uma certa influência na equipa. Com grande classe, mandou Rochemback para o banco de suplentes. Este parece estar insatisfeito, e depois? Vamos ligar a amuos de jogadores. Se ele não tem qualidade, porque vai jogar? Ainda há a treinar Adrien pois vai ser um grande jogador.
Médios-Volantes
Vukcevic, Moutinho, Matías, Rochemback, Djaló... Tantas opções e ainda andam atrás de mais um para esta posição. Cabe a Paulo Bento procurar a melhor solução. Quando Marat Izmailov recuperar da lesão, o que é certo é que muitos deles vão ficar de fora. Se Moutinho está abaixo de forma, porquê insistir nele? Vukcevic dá bons sinais para ser titular.
Médios-Ofensivos
Matías é o único que faz bem esta opção. É um jogador que faz bem as transições, levando a equipa para a frente com lances rápidos. Era isto que faltava ao Sporting. Tem agora que ganhar resistência suficiente para aguentar os noventa minutos nas pernas.
Pontas-de-Lança
Com Liédson abaixo de forma e Postiga e Caicedo lesionados, porque não apostar em Yannick ou Saleiro?
Modalidades: revista da semana
Há 8 horas
Peço desculpa mas não posso concordar com a parte do treinador. 1º já devia ter saido no fim da época passada. Saia até pela porta grande, tinha ganho pouca coisa, mas até tinha feito no geral um trabalho satisfatório (sem falarmos na falta dum campeonato ou nas goleadas históricas e nas guerras ridiculas com os jogadores). 2º percebo perfeitamente o JEB quando apostou na continuidade... sinceramente era muito mais fácil para ele porque já sabia com o que contava 3º AGORA é a altura certa para o mandar embora, porque ainda nada está perdido. Só estamos a 3 pontos dos outros 2 grandes e mesmo que não ganhemos à Fiorentina podemos fazer uma gracinha na liga europa. Ou seja qualquer treinador que entre ainda pode "exigir" um ou outro reforço escolhido por ele e ainda fica com todas as hipoteses de ganhar todas as competições.4º Queres que mandem o Paulo Bento embora quando? Quando já estiveres a 10 pontos do Porto e quando estiveres na Liga Europa em último do grupo e secalhar afastado da taça de Portugal?!Ai sim... coitadinho do gajo que o vier substituir... qualquer misera falha é logo assobiado por tudo e todos!E vamos passar uns 6 meses ansiosos que a época acabe.
Caro João Almeida,
Eu concordo quase totalmente na análise que faz do plantel (por posição)! Só não concordo, e a sua opinião só me dá razão, em que se deva dar mais 4 dias, 4 semanas, 4 meses ou 4 minutos ao PB!!! A razão é simples, a sua leitura, nomeadamente no que diz respeito aos laterais e não termos um central com 1,90m (como é possível no futebol moderno ninguém considerar isso importante?!?!?!?) torna a famosa entrevista de PB no final da época passada (onde tinha acabado um ciclo, lembram-se?) um perfeito disparate!!! Então o homem que convive com eles diariamente não consegue perceber que o verdadeiro 'buraco' da euqipa está na defesa???
É verdade que nos primeiros anos de PB até era por aí que nos safavamos, mas todos tinham menos 3/4 anos e principalmente não estavam todos fartos de o ouvir!!!
O PB cada minuto mais que teimosamente se mantém no cargo e não vai à vidinha dele só se prejudica a ele e ao SCP.
Advocaat penso estar livre, o mesmo se passa com Co Adriense... É claro, é preciso arriscar!!! Mas se o Roca ganha 80 mil, o Polga quase 100 mil, e o Nosso super-JEB menos que o Abel... Não me lixem, só não arriscam num treinador minimamente de renome se não quiserem!!!
SL.
Confio em Paulo Bento apesar de não gostar da sua teimosia em muitos casos: não por Pereirinha a titular quando se vê que Abel e Silva não servem, não por Tonel ao lado de Carriço.....
O problema do Sporting é não saber atacar o mercado. Faltam dois laterais e mais um médio...