Paulo Futre é a resposta da nona edição do passatempo "Quem
é ele?". Na imagem representava a selecção portuguesa.
é ele?". Na imagem representava a selecção portuguesa.
Paulo Jorge dos Santos Futre, nasceu a 28 de Fevereiro de 1966, no Montijo, em Portugal. Futre despontou para o futebol no Sporting, tendo ingressado depois no FC Porto, após incompatibidades com os leões, devido a um pedido significativo do salário. Em três épocas de dragão ao peito, conquistou dois títulos de campeão nacional, duas Supertaças e uma Liga dos Campeões, frente ao Bayern Munique. Em 1987 transferiu-se para o Atlético de Madrid, naquela que foi a maior transferência do futebol português até à altura, qualquer coisa como 650 mil contos. Ao serviço dos espanhóis conquistou duas Taças do Rei, tornando-se num dos maiores símbolos de sempre do clube espanhol. Após cinco épocas e meia no Atlético, iria voltar ao campeonato português, para representar o Benfica e com dezenas de clubes à perna, entre eles o Sporting mas foi o Benfica a levar a melhor, desembolsando um milhão de contos e pagando um ordenado de mais de trinta mil euros mensais ao craque português. Devido a problemas financeiros nos encarnados, esteve na Luz apenas uma época, tendo conquistado uma Taça de Portugal. Seguiu-se nova aventura no estrangeiro, desta feita para ingressar no Marselha, começava o decline na sua carreira. Futre nem terminou a temporada no clube francês, transferindo-se depois para a Reggiana, de Itália, contudo na sua estreia acabaria por sofrer uma grave lesão. Passadas duas épocas, transferiu-se para o AC Milan, onde viria a conquistar o título de campeão. Terminada a aventura italiana, seguiu-se o West Ham, de Inglaterra, onde as coisas teimavam em não correr bem, a sua carreira continuava assolada por lesões, razão pela qual não mais conseguiu retornar às exibições que o tinham dado a conhecer ao mundo do futebol. No final da época 96/97, decidiu terminar a sua carreira de jogador, na origem da sua decisão estavam as consecutivas lesões, assim como as diversas passagens pela mesa de operações. Contudo em 97/98, Radomir Antic, treinador do Atlético de Madrid, convence o craque a voltar aos relvados, realizando dez jogos com a camisola dos "colchoneros". Na sua última aventura como jogador, representou o Yokohama Flügels, do Japão, onde jogou por 13 vezes e apontou 3 golos. Era aqui que iria terminar a sua carreira, que infelizmente fica marcada por uma série de lesões nas últimas épocas mas que não apagam o que de bom fez pelo futebol e não foi pouco.
Futre era um jogador de grande categoria, explosivo, fortíssimo no 1x1, um daqueles jogadores que dava gosto ver jogar pois podia desequilibrar a qualquer momento, um verdadeiro virtuoso.
O primeiro leitor a acertar foi de novo o Francisco Chaveiro Reis, é ele o vencedor, muitos parabéns. Obrigado a todos os participantes, espero que continuem a participar. A lista de pontos dos vencedores está em baixo:
68 - 2 pontos
Francisco Chaveiro Reis - 2 pontos
scpgirl - 1 ponto
Pedro Pires - 1 ponto
Nuno Oliveira - 1 ponto
Sérgio_alj - 1 ponto
Goleiro - 1 ponto
Bom trabalho,
visitem também o nosso blog:
http://omaiscredivel.blogspot.com/