Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

A lógica da "influência no resultado" e um apelo pessoal ao CD da Liga.

Publicada por António Fonseca sábado, 31 de outubro de 2009

Desde já gostaría de deixar claro que este post não pretende ter qualquer associação clubística, mas obviamente tem por fim alertar para uma situação que não me parece ao nível de uma organização dita "profissional", que deveria ser gerida por profissionais. Sublinho isto.

Feito o aviso, sigamos para o que importa.
Na época passada, numa atitude inédita, o Conselho de Disciplina da Liga castigou o jogador do FC Porto, Lisandro Lopez, em 2 jogos por simulação de penalty sancionado no jogo que opôs o seu clube ao Benfica, e "terá dado" o empate aos dragões. Escrevo "terá dado", pois ninguém garante que o jogo tivésse uma outra história e o FC Porto até tivesse ganho fruto de outros lances que ocorreriam por não ter havido penalty. Isto é, se o jogo não tivesse parado parado ter-se-iam jogado uns minutos e a bola em vez de ir para a direita iria para a esquerda, correriam os jogadores de outra maneira, etc., etc., etc. Enfim, aquelas coisas do destino do tipo "se optar por seguir à direita num cruzamento tenho um caminho, e à esquerda outro caminho. Ás vezes vão dar ao mesmo destino, outras vezes não". Contudo, e neste mesmo exemplo, ninguém sabe se o caminho da direita (leia-se, penalty deu empate) não me faz chegar ao mesmo destino da esquerda (leia-se, FC Porto empataria na mesma) e até mais depressa. Get it!? Peço desculpa, se não conseguirem entender onde quero chegar, não leiam o resto do post pois não vale a pena. Se calhar, não me estou a conseguir expressar da melhor forma.

Assim sendo, e voltando ao caso específico, no último jogo do Benfica em casa, frente ao Nacional, Aimar simulou igualmente um penalty num lance igualmente sancionado e que valeu ao Benfica ganhar dois golos de diferença.... e depois três, quatro, etc...
Só que, alegadamente, Aimar não é castigado, diz-se, porque a lei refere qualquer coisa como "não influencia o resultado final". (!)

Ora bem, se este Conselho de Disciplina tem dois pesos e duas medidas para castigar jogadores, isso é considerado unanimente mau profissionalismo. Se tem uma interpretação lógica da lei pouco unânime e que revela, na minha opinião, interesses pessoais pois é ausentes de qualquer rigor científico, então importa esclarecer-nos.
Como adepto do futebol, e da transparência dos órgãos reguladores e executivos, sou pessoalmente uma das pessoas que exige ao CD uma posição pública sobre o caso. Ou então sobre a lei. Para que, com segurança, toda a gente (jogadores, árbitros, dirigentes, adeptos, etc.), e consoante as suas tácticas para o jogo, perceba bem se antes do jogo vale a pena simular penalties. E reflectir, já agora, se o penalty der um golo de avanço, isso vai ou não obrigar a ter que marcar um segundo golo para evitar que um jogador seja castigado por "influenciar" o resultado.
É que todos percebemos que quando uma equipa está a perder por um golo não tem propriamente a mesma predisposição em campo de quando está empatada. Ou não? E agora permitam-me este excesso, mas é para ilustrar bem o meu ponto de vista: Meus amigos, jogadores e treinadores, pensem nisto: se simularmos 6 penalties e ficarmos a vencer 6-0, seremos todos castigados. Mas pensem também nisto: com um 6-0, é muito provável que o nosso adversário esteja tão "atordoado", nervoso, ou revoltado, que até poderá sofrer mais um sétimo golo, e assim já ninguém é castigado à posteriori pois isso não teve influencia no resultado já que deduzidos os lances "ilegais", ainda sobraria um golo.

Pronto, agora que expliquei o meu ponto, se um dia esta exposição chegar ao Conselho de Disciplina, pode ser que para essas pessoas já faça mais sentido repensarem nas suas interpretações. Ou então não. Também não me surpreenderia.
Mas, em prol de um pouquinho mais de profissionalismo na nossa liga tão "amadora" nos seus princípio, e a bem de não se alimentarem mais polémicas de que o CD da Liga favorece uns clubes em prejuízo de outros rivais (e sabemos o que se pensa por aí....), era bom darem crédito a este apelo.
Enfim, sabermos todos ao certo quais são as regras, e a priori saber o que querem dizer. Fazem-se tantos clinics por aí, aproveitem e ponham um ponto de ordem nisto, que o adepto do futebol agradece (se estiverem preocupados com ele, claro.)

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".