Terminado que está o campeonato finlandês, está na hora de fazer a primeira análise a um campeonato, neste blog.
A época 2009 revelou um campeão que correspondia ao maior favorito, tanto de um ponto de vista histórico (22 títulos) como de facto por ter o plantel mais valioso. O HJK tinha a melhor equipa e provou isso no terreno. Sem que o domínio fosse avassalador (não perdeu em casa, mas consentiu 5 empates em 13 jogos caseiros), acabou por ser mais regular do que a concorrência, em especial o Inter Turku - campeões em título que acabaram por ser a maior desilusão do campeonato ao terminar em 5º lugar, com uma equipa que à partida era apenas ligeiramente inferior ao HJK.
Tal como na época passada, o FC Honka terminou em 2º lugar, uma posição acima do que se poderia prever, o que lhe conferiu uma performance passível de ser considerada como muito positiva. Conseguindo um impressionante registo de 65 golos marcados em 26 jogos, e os dois melhores marcadores da liga: Vuorinen (16 golos) e Puustinen (12 golos), a equipa dos arredores de Helsínquia treinada pelo jovem Mika Lehkosuo continua a revelar um futebol muito positivo e prometedor.
A par do FC Honka, também fizeram uma época bem positiva o TPS Turku, que teve a melhor defesa e terminou em 3º quando estaria indicado para terminar num 4º ou 5º lugar, e o Tampere Utd (é verdade!) que após alguns anos de domínio tinha este ano uma equipa que apenas poderia aspirar à manutenção, acabando por terminar em 7º. Também o Kuopio PS, candidato à descida, garantiu a manutenção com o 12º lugar.
Excelentes, foram os resultados do IFK Mariehamm, equipa do meio/fundo da tabela e que terminou num honroso 4º lugar sem perder um único jogo em casa, do Vaasa PS que jogava para não descer e terminou em 8º, e do Mypa 47 que na mesma condição do Vaasa terminou em 9º.
Como se previa, porque se apresentou muito desfalcado face aos anos anteriores, o FC Haka terminou em 6º.
Tal como com os ex-campeões, esperava-se muito mais e melhor do FF Jaro e do FC Lahti, tendo estes acabado respectivamente em 10º e 11º.
O JJK Jyväskylä era o maior candidato à descida, e acabou por confirmar o penúltimo lugar, mas a posição mais despontante foi a da equipa que joga mais a norte (junto ao circulo polar ártico), o Rovaniemi PS, que terminou na última posição apesar de ter um plantel do qual se esperava um campeonato tranquilo. Sofreu 66 golos, e não revelou qualquer competitividade fora do seu longínquo reduto. Fora, apenas conseguiu um empate.

0 golos