Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Benfica by GB (blog Geração Benfica)

Publicada por Futebol quinta-feira, 12 de novembro de 2009


O GB inicia hoje uma coluna de opinião no blog Futebol "O desporto rei". Inicio com uma análise global ao momento e aos desafios do SLBenfica.

Depois do recente jogo com a Naval, li num jornal desportivo, pela mão de um jornalista que até nem é benfiquista, uma verdade que os comuns e apaixonados antibenfiquista adeptos do futebol não são capazes de admitir, mas que sabem ser verdade:

Este Benfica cola qualquer um à televisão, este Benfica entusiasma qualquer adepto do desporto futebol. Clubismos à parte, esta é a verdade meus amigos! Jorge Jesus chegou à Luz com uma promessa: Colocar o Benfica a jogar o dobro.

Dentro da roda de amigos, Jorge Jesus afirmava acerca da obrigação de um clube da dimensão do Benfica, o mesmo que em tempos afirmara para provocar "Bern Shuster": "com aquela equipa dava três de avanço e ao intervalo estava a ganhar por 5-3".

O real segredo deste Benfica é a ambição do treinador. Para Jorge Jesus, o Benfica é um dos melhores clubes do Mundo e como tal tem a responsabilidade de se afirmar como um "rolo compressor" perante qualquer adversário. É esse o segredo! A ambição desmedida de Jorge Jesus.


No final da década de 80, o Benfica dominava o futebol nacional com goleadas, vitórias e presenças em finais europeias. Na altura o meu pai explicava-me a dimensão do Benfica, mostrando-me que era aquele Benfica que sempre se tinha habituado nas décadas de 50, 60 e até 70. Curiosamente, quando o meu filho hoje em dia comenta a goleadas do SLBenfica e já coloca a dúvida "quantos serão hoje?", vejo-me a passar-lhe a mesma mensagem de que foi este o Benfica que me apaixonou no final da década de 70 e 80.

Em tempos Sá Carneiro celebrizou a frase "Um Presidente, Uma Maioria, Um Governo" em alusão à dimensão global que pretendia para o PPD/PSD em Portugal. Penso estarmos hoje num momento semelhante no SLBenfica: Um Treinador, Um Plantel, Uma equipa.

Os jogadores do SLBenfica são hoje mais do que um conjunto de jogadores, de um somatório de fabulosas jogadas individuais... O Benfica de Jorge Jesus é hoje uma equipa insaciável, solidária e determinada, aquela equipa para quem há sempre tempo para mais um golo, para quem os adversários têm que ficar sem bola no momento em que a tocam pela primeira vez.

O Benfica é hoje tema de conversa em todo o Mundo do futebol. A dimensão dada às goleadas do Benfica é hoje equiparada às fabulosas exibições do Barcelona de Messi, Ibrahimovic, Puyol e Xavi.

O mérito vai todo para Jorge Jesus e os seus jogadores, quem realmente colocou a equipa com processos e dinâmica que começam principalmente fora do campo e se consolidam dentro das quatro linhas. Se no passado nunca atribuí a Luis Filipe Vieira as derrotas do Clube sob o argumento que não era LFV que falhava os passes ou os golos... ou entrava em campo sem atitude. Agora também não lhe atribuo o sucesso deste momento.

Luis Filipe Vieira não tem o mérito das vitórias, mas de finalmente as ter tornado possíveis, mas acima de tudo tem agora a responsabilidade de completar o trabalho Jorge Jesus fora do plano desportivo e evitar situações como as que a equipa foi exposta em Braga ou mesmo a (falta de) defesa de Aimar após o jogo com o Nacional, ao ponto de ter sido este a sair a terreiro em sua própria defesa.

O desafio é grande e é para todos! Cada um em sua "função": Desde os adeptos que têm a responsabilidade de se manterem fieis ao Clube apoiando e contribuindo; passando pelos Jogadores e Treinador que devem manter-se humildes e responsáveis aceitando a condição de vitorioso depois de as conquistar; até aos dirigentes que têm mais do que o dever, a obrigação, de também eles serem uma das molas reais do Clube assegurando todas as condições necessárias para a implementação das estratégias desportivas, que nunca se sustentarão sem o devido complemento a este nível corporativo e global.

Viva o Benfica!!!
GB

Crónica semanal do blog GeraçãoBenfica para o Futebol "O Desporto rei"

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".