O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol julgou os recursos de Benfica e Sporting a propósito do jogo decisivo do campeonato de juniores da época 2008/09.
Depois de em primeira instância a FPF ter decidido punir os dois clubes com pena de derrota no jogo, devido a incidentes entre claques, a acórdão do CJ, hoje conhecido, muda a pena dos leões. Enquanto o Benfica continua a ser punido com pena de derrota, ao Sporting é apenas imposta uma multa de 500 euros.
Em causa esteve a troca de pedradas entre apoiantes das duas equipas. O Conselho de Justiça, em acórdão do qual não pode haver recurso, considerou que os adeptos do Sporting invadiram o terreno de jogo apenas porque estão a ser alvo de arremesso de pedras «de forma a refugiarem-se, ou seja, como protecção da sua integridade física».
O CJ fez notar ainda que «o jogo estava a decorrer normalmente até à chegada de um grupo de adeptos» do Benfica e que este «no seu percurso até à Academia (...) causou distúrbios, causando problemas às forças de segurança».
Falta apenas que a Direcção da Federação dê os resultados por homologados para que o Sporting possa ser decretado campeão.
In: A Bola
Umas horas depois... (Actualização)
Afinal: CJ não esclarece atribuição de campeão de juniores (actualizada)
O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol julgou recursos de Benfica e Sporting a propósito do jogo decisivo do campeonato de juniores da época 2008/09. Não fica clara a atribuição do título, sendo atribuída à claque do Benfica a culpa pela interrupção do jogo, por terem arremessado pedras contra os do Sporting.
Em primeira instância, a FPF decidiu punir os dois clubes com pena de derrota no jogo, devido a incidentes entre claques.
O acórdão do CJ, hoje conhecido, aplica aos leões uma pena por «comportamento incorrecto do público» e uma multa de 500 euros. O Conselho de Justiça considerou que «os adeptos do Benfica arremessaram pedras com o intuito de atingir os adeptos do Sporting que se encontravam nas bancadas»; «O que motivou a interrupção do jogo foi o facto de o terreno ter sido invadido por adeptos do Sporting, invasão essa motivada pelo arremesso de pedras por parte dos adeptos do Benfica».
O CJ fez notar ainda que «o jogo estava a decorrer normalmente até à chegada de um grupo de adeptos» do Benfica e que este «no seu percurso até à Academia (...) causou distúrbios, causando problemas às forças de segurança». Mas refere ainda o acordão que os adeptos do Sporting não tiveram «comportamento exemplar, isento de qualquer juízo de censura», sendo-lhes imputadas atitudes física e verbalmente violentas que pertubaram a ordem e a disciplina dentro do recinto desportivo».
No caso do Benfica, fica decidido que os jogos à porta fechada devem ser realizados de forma «imediata e consecutiva»
In: A Bola
Este Di Maria.....
Há 22 horas
Os adeptos do slb foram a alcochete com o unico intuito de acabar com o jogo, eles proprios dixeram isso e como tal deviam ser punidos, assim como o seu clube. Quanto ao campeão, acho que deveria ter havido um jogo à porta fechada mas não houve e agora andamos nisto.