Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Crise Económica atinge espectadores?

Publicada por António Fonseca domingo, 15 de novembro de 2009

A resposta é: parece que não.

Segundo a Deloitte, o número de espectadores da Champions League nas duas primeiras jornadas foi de 37,400, mais de 5% acima da época anterior. Também a Premier League cresceu 1%, apesar de 75% dos clubes terem congelado ou mesmo reduzido os preços dos bilhetes como resposta à recessão no Reino Unido.
Isto evidencia que os maiores clubes de futebol são imunes à recessão. Segundo a consultora, os adeptos "estão dispostos a sacrificar outros items de luxo antes de desistir do apoio ao seu desporto”, mas genericamente são apenas os grandes clubes que estão a beneficiar, notando-se uma deslocação para a qualidade enquanto os clubes têm boas performances, o que não é uma verdade tão real para os clubes mais pequenos.

Por cá, tive a curiosidade de comparar as estatísticas da Liga principal, à 10º jornada.
Em 2007/2008, já haviam entrado nos estádios 917.546 espectadores, correspondendo a uma média de 11.469 espectadores por jogo.
Em 2008/2009, a crise estava a começar, e o número desceu para 862.409 espectadores, uma média de 10.780 por jogo.
Esta época, em plena consolidação da recessão, o número voltou a subir para os 897.715 espectadores, a uma média de 11.221 por jogo.

Podem vir com a justificação do Benfica estar a jogar melhor, mas eu relembro que à 10ª jornada da época passada o mesmo Benfica estava 2 pontos à frente do FC Porto, a um ponto do líder Leixões, e Quique Flores era um ídolo na Luz....
Por isso, Portugal não parece ser uma excepção à regra que a Deloitte apontou em Inglaterra, que de facto a crise económica não está a ter reflexos nas afluências aos estádios.

É o desporto rei, no seu esplendor.

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".