À medida que o Inverno avança, os campeonatos da Europa de "muito" Leste vão sendo dado por terminados, para que todos possam ultrapassar o frio no calor dos seus lares, na possível "companhia" das vodkas e afins.
Para não perder de vista os meritórios campeões, há que fazer uma pequena resenha dos mais recentes vencedores, ainda que de ligas menores e quase sempre votadas ao esquecimento.
Na Letónia, numa emotiva corrida, o Liepajas Metalurgs levou a melhor sobre os nossos conhecidos do Ventspils, e sobre o Skonto Riga, levando para a sua cidade de Liepaja o 2º título da sua história.
Na Bielorússia, sem surpresas, o BATE Borisov conquistou o 6º título do seu palmarés, e 4º consecutivo, com 12 pontos de vantagem sobre o Dinamo Minsk.
Na Arménia, o Pyunik Yerevan venceu o seu 12º título, e 9º consecutivo. Em Maio, os da capital já haviam vencido a taça.
No Cazaquistão, foi o Aktobe quem arrecadou o título, por sinal o 4º da sua história e 3º consecutivo. O FC Atyrau, 6º classificado, foi um não esparado vencedor da taça.
Finalmente, no Uzbequistão, o agora conhecido FC Bunyidkor Tashkent do sargentão Luis Felipe Scolari e Rivaldo, fizeram bem valer o ditado "em terra de cego, quem tem um olho é rei", e venceram o título com 28 vitórias e apenas 2 empates (cedidos já no final da época), deixando o 2º classificado a 22 pontos - o Pakhtakor Tashkent.
Aliás, os seus rivais da capital foram mesmo a única equipa que lhes impôs uma derrota à equipa do nosso antigo seleccionador, e logo na final da taça, o que acabou por ser um balde de água fria e uma desilusão para uma equipa a quem se exigia ganhar todos os jogos.
Este Di Maria.....
Há 1 dia
0 golos