Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Audi no capital do Bayern Munique

Publicada por António Fonseca sábado, 5 de dezembro de 2009

E se, de repente, a Adidas adquirisse uma percentagem das acções do Benfica? Ou mesmo a Nike, relativamente ao FC Porto?
Interessante, não?
Ou se a Caixa Geral de Depósitos entrasse no capital dos clubes? Também seria interessante, não?
Não é o caso.
De facto, a entrada de grandes empresas nos capitais dos clubes é algo que só está ao alcance de clubes que inspiram uma confiança tal, que as administrações estejam dispostas a investir nisso colocando em risco os seus activos financeiros.
Por outro lado, ter um banco ou marca de sportswear a ir mais além do patrocínio, que pode ser arriscado em termos de retorno de investimento mas não é nem de perto nem de longe o mesmo grau de "casamento" com o clube como a participação na SAD, revela que a confiança no negócio do clube é total.

Pois bem, deixo aqui o caso que marcou os últimos dias na Europa do "finance" no desporto, que é a aquisição, por parte da Audi, de 9,09% da Bayern München AG, por 90 milhões de euros, num processo que se iniciará em Março do próximo ano. São valores que reduzem os valores das equipas portuguesas à insignificância, mas também estamos a falar do mais poderoso clube da mais poderosa economia europeia...

Curiosamente, o Bayern Munique só tem fora da sua posse mais 10% das suas acções, precisamente nas mão da Adidas, que em 2002 as adquiriu por 77 milhões de euros. De resto, é tudo propriedade do clube.
Qualquer semelhança com a nossa realidade é pura coincidência, mas aproveitando esta onda dos relatórios e contas, é bom que os nossos gestores coloquem os olhos nestes exemplos, para perceber como se projecta um clube para o futuro.
Já agora, a nossa própria liga, percebendo que o Bayern é a locomotiva na Alemanha e previsivelmente irá desencadear mais acções do género por lá, poderia também inspirar-se para perceber o que é a boa, responsável é sóbria gestão dos clubes que faz crescer a competição e a organização.
Veja-se bem onde já vai a Bundesliga em termos de dimensão e negócio, a ponto de, em plena crisa, uma construtora de automóveis preferir investir.......no futebol, o desporto rei.

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".