
Como era de esperar, a última jornada do campeonato brasileiro 2009 foi emocionante. No final, tudo ficou como dantes, mas num Maracanã cheinho até não caber mais uma mosca, ainda se chegaram a ver lágrimas de desespero dos adeptos com o avançar do relógio e um Flamengo muito nervoso até Ronaldo Angelim ter cabeceado para o fundo das redes do Gremio, faltavam apenas 20 minutos para o apito final e garantindo a "virada" no marcador. As lágrimas correram o Brasil para sul, até ao Estádio Beira-Rio, casa do Internacional, onde o título que lhes foge desde 1979 não quis novamente ficar por lá.
O Brasileirão 2009 teve um primeiro terço marcada por uma disputa entre o Atlético Mineiro e o Internacional. Á 15ª jornada, o Palmeiras alcançou a liderança, discutindo-a taco a taco com o Inter.
Durante várias jornadas, o Palmeiras foi mantendo os adversários a 5 pontos, mas uma série de maus resultados foi fazendo o avanço esvaziar-se, e à 31ª jornada a diferença entre o Palmeiras (1º) e o Flamengo (5º) era de apenas 3 pontos, com Atlético Mineiro, São Paulo e Internacional pelo meio. O Palmeiras ainda liderou até à 34ª jornada, onde uma derrota no terreno do Fluminense lhe fez perder a liderança que havia conseguido durante tantas semanas, e nunca mais a recuperar.
Ganhou-a o São Paulo, que a 4 jornadas do fim parecia encaminhar-se para uma recuperação notável que lhe iria valer o tetra (à 13ª jornada, estava a 13 pontos do líder). Assim sendo, e a duas jornadas do fim, o São Paulo liderava com apenas um ponto de avanço sobre a recuperação ainda mais extraordinária do Flamengo.
Mas, na penúltima jornada, deu-se a reviravolta final. A derrota dos campeões no terreno do Goiás, a a vitória gloriosa do Flamengo no Corihnthians foi o culminar de um esticão absolutamente fabuloso do Mengão.
Tudo terminou hoje, com um triunfo sofrido do Flamengo em casa perante um Gremio POrto Alegre (2-1), que apesar de ter começado a ganhar, sempre se percebeu que nunca iria ser um adversário capaz de estragar a festa no Maracanã, e muito menos entregar o título ao eterno rival da sua cidade - o Internacional (que bateu facilmente o Santo André por 4-1). Ao São Paulo, perante a vitória desde cedo anunciada do Inter, nada valeu a vitória por 4-0 diante do Sport Recife.
Cada uma das equipas que se perfilava como candidatos ao título à entrada da última jornada teve o seu momento de ascendência ao longo da época. O Palmeiras perdeu gás quando tudo indicava uma vitória folgada. O São Paulo deixou fugir um pássaro que já não estavamos habituados a ver deixar fugir. A equipa de Porto Alegre foi a que mais perto do topo durante toda a época, mas acabou por não conseguir sustentar o poder de sprint onde o Mengão foi mais forte, e fez a sua torcida (a maior do Brasil, com 35 milhões de adeptos estimados) recuperar a alegria que estava perdida desde 1992.
É dia de festa no Rio, e em muitas cidades do Brasil. Parabéns ao Flamengo, foi um espectacular campeão, e a prova que enquanto matematicamente for possível, vale a pena lutar.
0 golos