Tenho “assistido” às contratações do Galatasaray, desde que Frank Rijkaard assumiu o cargo técnico do clube no começo da temporada. Para já, fiquei surpreendido que o técnico holandês tinha ido para a Turquia, depois de sair do Barcelona.
Depois de um novo treinador, vieram as aquisições de jogadores. Uma delas, que ainda hoje me pergunto “como foi possível?”, foi a transferência do talentoso Elano, vindo do Manchester City, cobiçado por outros tantos clubes, nomeadamente de Itália. Leo Franco, guarda-redes argentino, proveniente do Atl. Madrid e Kader Keita do Lyon, foram outras das contratações em foco.
Depois disto, previ uma equipa temível, capaz de discutir qualquer jogo, em qualquer reduto. E foi o que se verificou, situando-se à 18ª jornada na 2ª posição da Liga turca, a apenas um ponto do primeiro lugar, ocupado pelo Fernebahçe.
Neste Inverno, recentemente, já se juntaram outros dois excelentes avançados ao plantel dirigido por Rijkaard, ambos a título de empréstimo, que dão pelo nome de Jô (Man. City) e Giovani dos Santos (Tottenham), fazendo assim, um ataque completo e demolidor. Além de reforços para o sector ofensivo, o Galatasaray preencheu outros sectores, como o defensivo, com a entrada de Luca Neill contratado ao Everton.
A verdade “virá ao de cima”, e além das excelentes contratações, há que não esquecer que os jogadores que permanecem já há alguns anos no clube, também são bastante fundamentais no “onze base”.
Portanto, verifiquem:

Leo Franco na baliza, actualmente o melhor guarda-redes daquela equipa, com a dupla de centrais bastante fortes fisicamente (Neill e Çetin) e com dois bons laterais (Balta na esquerda e Sarıoğlu na direita). No meio-campo, as funções mais defensivas são encarregues a Mustafa Sarp, enquanto Elano e a principal promessa da Turquia, Arda Turan, assumem “papeis” mais ofensivos. Não esquecer que Harry Kewel, outro excelente jogador, poderá assumir essas posições dentro das quatro linhas. O trio de ataque, deverá ser encarregue a Giovani dos Santos, Jô e Keita, onde também figuram (grandes) nomes, como o de Milan Baros e o do experiente Nonda (este entretanto saiu hoje).
Em suma, esta equipa é capaz de eliminar o Atl. Madrid na Liga Europa, próximo adversário do Galatasaray na prova, e caso isso se concretize, o Sporting e Benfica caso eliminem os seus respectivos oponentes, que se “cuidem”, porque os “Lions” serão um adversário a evitar.
Em suma, esta equipa é capaz de eliminar o Atl. Madrid na Liga Europa, próximo adversário do Galatasaray na prova, e caso isso se concretize, o Sporting e Benfica caso eliminem os seus respectivos oponentes, que se “cuidem”, porque os “Lions” serão um adversário a evitar.
Imagem: picada do jornal Fanatik
Duas notas: Leo Franco é argentino e Shabani Nonda foi hoje dispensado
Obrigado ;)
Temível?! Temível é a equipa do Benfica meu caro. Não há aí nenhum jogador que tivesse lugar no Benfica neste momento. Talvez o Elano... Mas não o trocava pelo Aimar