Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

A zona pressing tem defeitos?

Publicada por João Henrique T.L.C terça-feira, 2 de março de 2010

Já abordamos sete posts referentes à zona pressing, e em todos os tópicos deixamos sempre implícita (e às vezes explicita) a idéia de que a zona pressing seja “perfeita”. Contudo, vasculhando a vasta (nem tanto) literatura sobre futebol, encontrei algumas criticas, de três autores distintos, sobre a zona pressing:

Faria (2003): Exige elevados índices de concentração para reagir rapidamente às alterações de mentalidade;

Mourinho (2003): A forte transição pode ser confundida com agressividade por parte da arbitragem; Se a pressão não recuperar a bola na primeira fase e, caso a equipe adversária consiga ultrapassar a primeira linha defensiva, esta pode explorar 40m de terreno livre atrás da linha defensiva; Equipe fica mais frágil nas mudanças de flanco;

Castelo (2003): Requer uma leitura constante das situações momentâneas do jogo e antecipar as ações adversárias; Requer execução constante de ações de compensação e permuta podendo não haver o tempo necessário para o reequilíbrio eficaz da organização defensiva; Requer um elevado espírito de equipe, trabalho árduo e uma elevada cooperação entre os jogadores;

Esse tópico é importante para sabermos que tudo tem seus lados negativos, defeitos, ineficácias etc, não devemos ficar alienados com uma única idéia de modo que só acreditemos nela e que ela represente todas as verdades. E apesar dos defeitos, a zona pressing ainda se sobressai em relação às outras.

Também é pertinente notarmos que outros autores podem observar outros defeitos, tudo passa pela visão de cada respeitando o todo.

PS: Ainda editarei para colocar as referencias.

4 golos

  1. Eu acrescento ( se me permites ) outro problema a questão da zona pressing.

    Como a treinar ?

    Como educar um grupo, para terem uma reacção colectiva a momentos especificos para pressionarem de maneira colectiva ?

    Como conseguir que esse "click" seja algo que se mantêm com um elevado rendimento ao longo de 90' ?

    Porque, tal como Mourinho disse, se a bola conseguir ultrapassar aquela 1ª bolsa de pressão, vai encontrar uma equipa que está em desiquilibrio, e sendo assim... é necessário que a ideia seja mesmo colectiva, e não apenas sectorial ou grupal.

    É esse para mim o maior desafio para questões como esta da zona pressing.

     
  2. Mais um post muito interessante, João Henrique.
    Continua o bom trabalho. Embora sem grandes feedbacks, é de grande valia para a cultura futebolística.
    Eu não perco.

     
  3. Futebol Says:
  4. Assino por baixo o que o António escreveu, é de facto uma grande mais valia. O nosso muito obrigado.

     
  5. Tens razao, Bruno, ee complicado criar essa educacao num grupo, ainda mais dependendo do grupo, por isso avalio muito pertinente teu acrescimo. Hoje vejo somente duas equipes fazerem pressing coletivo, a Inter de Mourinho e o Barcelona de Guardiola, fora essas equipes nao vejo outras que facam isso de modo coletivo, o que revela o quao dificil ee conseguir esse "mecanismo".

    Gostaria tambem de me desculpar pela falta de feedbacks, contudo, ando fazendo tudo meio apressado. Tenho que me dedicar a escola, estudo visando o vestibular, leituras diretas e indiretas sobre o futebol etc, o que acarreta que somente jogo o assunto sem grandes comentarios. Peco, novamente, desculpas e tentarei melhorar.

    Agradeco a todos pela oportunidade de refletir sobre futebol e sempre que desejarem dizer algo sobre meus posts peco que o facam, ee muito positivo e interessante trocarmos ideias, ainda mais com comentarios em alto nivel.

    Um abraco!

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".